4 motivos para instalar uma usina fotovoltaica em uma fábrica de laticínios

4 motivos para instalar uma usina fotovoltaica em uma fábrica de laticínios

A energia solar vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A cada dia, mais e mais pessoas optam pela instalação de um kit solar em seu imóvel, seja ele residencial, condomínio, comercial, ou mesmo fábricas e estruturas de agronegócio. Neste artigo vamos entender o que é a usina fotovoltaica e como essa estrutura tem tudo a ver com uma fábrica de laticínios. 

A combinação desses dois elementos vai significar economia nos negócios, previsibilidade nos processos e custos e, ainda, a possibilidade de lucro a partir da negociação da energia excedente produzida. 

Veja aqui os tópicos que iremos abordar:

  • O que é usina fotovoltaica?
  • Como funciona a usina fotovoltaica?
  • Quais as vantagens e desvantagens da usina fotovoltaica?
  • Por que na fábrica de laticínios?

Acompanhe a leitura e prepare-se para um investimento que pode transformar a sua fábrica. 

O que é usina fotovoltaica?

Quando falamos da utilização do Sol como insumo para as necessidades da humanidade, geralmente estamos falando de aquecimento solar e energia solar. A energia solar é, em sua maioria, energia fotovoltaica, um sistema baseado no uso de painéis solares que parte da radiação do Sol para produzir energia elétrica. 

O que acontece: quando os raios solares atingem os painéis compostos por um material semicondutor, como silício ou cádmio, eles geram movimento nos elétrons, o que produz a energia elétrica. 

Essa energia é produzida em forma de corrente contínua (CC). Então, um inversor, equipamento fundamental de um kit de energia solar, a transforma em corrente alternada (CA), a forma que é suportada pelas redes de distribuição de energia. 

Ao contrário dos sistemas fotovoltaicos comuns, quando a eletricidade passa pelo bloco de condicionamento, aciona os transformadores, que elevam a tensão para um parâmetro adequado para ser injetado na rede da concessionária local. 

As usinas fotovoltaicas são grandes instalações movidas à energia fotovoltaica, que geram volumes consideráveis de energia elétrica, que na maioria das vezes ultrapassa a necessidade do imóvel e podem gerar créditos para o cliente junto à concessionária local ou ainda ser comercializadas. 

Como funciona a usina fotovoltaica?

A usina fotovoltaica é uma instalação relativamente simples. Sua manutenção é descomplicada, com baixo custo e o retorno sobre o investimento acontece de forma breve, tornando esta uma excelente opção para quem está em busca de investimentos seguros e inovadores. 

A função primordial de uma usina fotovoltaica é gerar um grande volume de energia elétrica. Para isso, ela é composta por centenas de milhares de painéis solares. Assim, fica claro que são necessários espaços amplos e preferencialmente planos para a sua instalação. 

Já conseguiu visualizar qual o local adequado dentro da sua fábrica de laticínios? Conte com especialistas para fazer um mapeamento do terreno e desenvolvimento de um projeto totalmente adaptado às especificidades do seu espaço. 

Além dos painéis e seus acessórios, que formam o bloco gerador, a usina fotovoltaica é composta pelo bloco de condicionamento de potência (com inversores e controladores de carga) e o bloco de armazenamento, que traz as baterias, caso a usina não esteja conectada à rede local. 

A importância dos painéis

Os painéis solares são o ponto central de uma usina fotovoltaica, já que são os responsáveis por captar toda a radiação solar que dará origem à energia. Justamente por isso, a escolha do material, definição da localização e todo o processo de instalação são determinantes para o sucesso do empreendimento. 

São vários os modelos e tipos de painéis disponíveis no mercado atualmente. A maior preocupação no momento de escolha do modelo ideal para a sua usina deve ser sempre a eficiência. 

Para calcular a eficiência de um painel, deve-se medir a porcentagem de radiação solar que é transformada em eletricidade. Quanto maior a eficiência, melhor será a conversão da energia do sol para eletricidade. Assim, painéis mais eficientes ocupam menos espaço para produzir uma mesma quantidade de energia que opções menos eficientes. 

Outro ponto importante relacionado aos painéis solares é a possibilidade de instalação de um tracker, um equipamento desenvolvido para acompanhar o percurso do sol ao longo do dia, otimizando a captação da radiação. 

Vantagens e desvantagens da usina fotovoltaica: 4 motivos para instalar a sua e dois pontos de atenção

Investir em uma usina fotovoltaica na sua fábrica de laticínios é um passo importante para gerar economia, ampliar os rendimentos do negócio e ainda consolidar uma imagem positiva em um mercado cada vez mais competitivo. Vamos detalhar agora quais são as principais vantagens e desvantagens da usina fotovoltaica. 

Acompanhe:

1. Economia

A principal vantagem da instalação de uma usina fotovoltaica em sua fábrica de laticínios é, sem dúvidas, a economia gerada. A opção pode significar uma redução de até 95% no valor da conta de luz, o que gera um saldo considerável ao final do mês, que pode ser reinvestido ou aplicado em melhorias no próprio negócio. 

Essa redução associada à possibilidade de geração de créditos ou transferência do excedente de energia geram um cenário muito interessante para o empreendedor. Vale investir!

2. Autonomia

A energia elétrica é uma das taxas mais altas pagas pelos brasileiros e apresenta elevados índices de aumento: 9,6%a.a no preço da tarifa, valor superior à inflação. Além disso, as concessionárias de energia elétrica têm a prerrogativa de aplicar tarifas variadas a cada mês, as chamadas bandeiras. Elas variam de acordo com a situação dos reservatórios hídricos do país, e, por isso, não há um padrão. 

Assim, produzir a própria energia elétrica significa estar livre desses aumentos e das variações imprevistas que tornam impossível para o empreendedor fazer um planejamento organizado do seu caixa.

3. Baixa manutenção e longa vida útil

A manutenção dos kits de energia solar é bastante simples. São suficientes visitas semestrais dos engenheiros e eletrotécnicos para garantir que todos os componentes estão funcionando em sua melhor forma, além de uma limpeza simples, de duas a três vezes por ano. Ou seja, quase nenhum custo envolvido.

Para melhorar, os painéis solares duram aproximadamente 30 anos, sendo que os primeiros 25 têm garantia de performance oferecida pelo fornecedor. Geralmente, o tempo de retorno de investimento (ROI) de uma usina solar varia entre 3 e 5 anos, o que significa, então, algo como 20 anos de energia sem custo. 

4. Marketing verde

É preciso lembrar que a energia solar é uma forma de energia limpa e renovável. Isso significa que ela se utiliza de recursos presentes em abundância na natureza (no caso da luz do Sol, são praticamente infinitos) e que sua produção não gera resíduos prejudiciais ao planeta, como os gases de efeito estufa resultantes da queima de combustíveis fósseis, por exemplo. 

Esse fator faz da energia solar uma opção adequada para quem se preocupa com a sustentabilidade. E, atualmente, esse é um ponto que não pode ser desconsiderado. O momento para o planeta é crítico: enfrentamos escassez de recursos e o risco real de que as futuras gerações não possam usufruir de tudo o que temos hoje. 

Então, a sustentabilidade é, além de uma obrigação de todos nós, um fator decisivo na valorização de uma marca. É o chamado marketing verde. Se apresentar como uma empresa preocupada em utilizar soluções com menos impactos para o ambiente pode ser determinante para clientes, parceiros e mesmo investidores. 

Pontos de atenção

São muitos os benefícios que fazem da usina fotovoltaica uma excelente opção para o seu negócio. Mas como todos os processos, ele tem também algumas desvantagens. Ainda que nesse caso elas tenham baixo impacto e não ofusquem a extensa lista de benefícios, é importante levá-las em consideração antes de tomar uma decisão. 

Como toda energia renovável, a energia solar depende diretamente de fatores da natureza, que fogem da interferência humana. Só é possível gerar energia a partir da incidência de luz solar nos painéis e, assim, em casos de ausência da radiação, o processo fica prejudicado. 

É claro que no Brasil esse não costuma ser um problema: a incidência de raios solares no país é alta e constante. Dias nublados não são suficientes para impedir o funcionamento do sistema, que opera a partir da radiação e não da temperatura. 

Além disso, é preciso ter em mente que a instalação da usina fotovoltaica demanda um investimento inicial elevado. Ainda que esse valor deva ser considerado como um investimento e vá gerar retorno rápido para o empreendedor, o planejamento deve considerar o desembolso inicial para evitar desequilíbrio financeiro ou impactos inesperados. 

Aqui, vale falar das várias linhas de financiamento disponíveis para quem quer investir na instalação de uma usina fotovoltaica. São várias opções para ajudar você a retirar esse plano do papel e começar a colher os benefícios de uma solução eficiente e assertiva. 

Conheça algumas das linhas de financiamento disponíveis:

Por que na fábrica de laticínios?

Que a instalação de uma usina fotovoltaica é uma excelente opção para qualquer negócio, já não restam dúvidas. Agora vamos entender porque é uma opção que se encaixa perfeitamente à sua fábrica de laticínios. 

Antes de tudo, precisamos considerar a enorme demanda por energia elétrica, em função   dos equipamentos movidos a motores elétricos com grande consumo, como os aparelhos de refrigeração, aquecimento, mistura, bombeamento de fluídos, limpeza, e muitos outros.

Além de gerar um custo alto com energia, o processo de produção de laticínios deve contar com segurança e previsibilidade, já que lida com produtos perecíveis que precisam estar sempre conservados nas câmaras. Ou seja: o bom funcionamento e a eficiência do sistema de energia são fundamentais. 

Isso sem falar da infraestrutura da fábrica, com amplos espaços livres, totalmente adequados para a instalação dos painéis solares. 

A energia solar já não é o futuro, é o presente! E escolher o fornecedor adequado é determinante para o sucesso da sua usina. 

Fale com a SolarVolt! Somos uma empresa com quase 10 anos de experiência. Já instalamos e homologamos mais de 1500 projetos em todo o Brasil e contamos com uma equipe técnica preparada e qualificada para cuidar de todas as etapas, do planejamento à manutenção, incluindo assessoria financeira para auxiliar na busca pelas melhores linhas de financiamento. Vem com a SolarVolt: conheça nossos projetos e solicite um orçamento.

Revisado por

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.