4 produtos do dia a dia que funcionam com energia solar

4 produtos do dia a dia que funcionam com energia solar

Antes de mais nada, vamos pensar: existe algo mais ecologicamente correto e sustentável do que captar a energia solar e convertê-la em elétrica? Talvez por isso ela seja considerada uma das tecnologias mais importantes para o desenvolvimento sustentável e para quem sonha com um mundo ecologicamente correto, onde a natureza é respeitada e preservada.

Muito se tem feito com o objetivo de buscar sistemas alternativos de energia para enfrentarmos os desafios do novo milênio, principalmente pelo fato do consumo de energia elétrica ter aumentado muito e pela dependência mundial da energia obtida através de fontes não renováveis.

Além de captar a energia do sol e convertê-la em eletricidade, ela é uma fonte alternativa muito eficaz para resolver o problema, sobretudo se considerando o cenário de um país como o Brasil, onde o sol reina na maioria dos meses.

Algumas vantagens em usar energia solar

Confira abaixo as razões para a energia solar estar se tornando cada vez mais próxima de todos:

  • É limpa: durante o seu processo não gera qualquer tipo de resíduo e, por isso, não polui o meio ambiente.
  • Promove segurança: não coloca a vida em perigo.
  • Fonte renovável: posto que sua fonte é o sol, fonte gratuita e inesgotável.
  • Funciona de forma autônoma: pode ser utilizada tanto individualmente, ou seja, uma pessoa captar energia solar para seu próprio uso, quanto captada e utilizada por grandes comunidades.
  • Energia sustentável: ela atende às necessidades atuais, porém, sem comprometer o planeta e as gerações futuras.

Itens que funcionam com energia solar

Confira alguns produtos que funcionam com energia solar e que estão ainda mais acessíveis à população:

Carregadores

Podemos usar os carregadores solares a fim de substituir os carregadores convencionais. Essa substituição pode ser feita para todos os aparelhos que precisam ser recarregados, como, por exemplo, o aparelho celular, tablet, câmera fotográfica, e outros que demandam pouca energia.

A boa notícia é que os fabricantes finalmente estão oferecendo esses produtos a preços mais acessíveis, de forma que já existem até mesmo empresas comercializando carregadores universais que possuem vários adaptadores para serem conectados a produtos diferentes.

Em síntese, pode-se dizer que uma das maiores vantagens desses objetos é que, na ausência de eletricidade, eles podem ser carregados em situações de emergência.

Luminária interna solar

A luminária interna solar possui iluminação em LED branco e liga automaticamente, assim que escurecer. Sua autonomia é de até 8 horas acesa, além de não possuir fio elétrico e de contar com uma fácil instalação.

O equipamento opera por meio de um painel que fica ao lado de fora, com o intuito de captar a energia solar, sendo, os dois, conectados por um fio.

Trata-se, portanto, de uma luminária ecológica, pois não produz nenhum dejeto, ruído ou odor. Além de ser econômica, ela é, também, muito útil nos momentos de falta de luz. Quantas vezes você já não ficou no escuro, durante um apagão, sem poder ler ou fazer qualquer outra coisa?

Carregador solar multifunção com luminária solar

O Carregador Solar com Luminária Solar é um produto que pertence à “lista verde” dos consumidores mais preocupados com o meio ambiente. Ele é responsável por captar a energia do sol por cerca de 15 horas ao ar livre, por mais que ele não esteja brilhando. Outro ponto é que não apenas fornece energia para lâmpada, como também carrega telefones, – as duas coisas ao mesmo tempo. Dessa forma, as vantagens desse produto são várias, destacando-se: economia de energia elétrica e ser livre de manutenção.

Brinquedos utilizando energia solar 

Que criança não gosta de brincar no quintal, onde tem sol e muita energia? Os fabricantes de brinquedos estão, finalmente, aderindo à energia solar e lançando objetos de diversão a fim de que sejam alimentados por esse tipo de energia renovável.

O primeiro passo já foi dado, agora é importante que todos contribuam para que a energia captada do sol seja cada vez mais utilizada e acessível à população. A princípio, a previsão é que, em um futuro próximo, muitas residências sejam abastecidas com a energia solar fotovoltaica!

Quer ficar por dentro das novidades sobre energia solar? Curta nossa página no Facebook.

Gabriel Guimarães
Gabriel Guimarães

Diretor Comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.