4 vantagens da instalação de geração distribuída

4 vantagens da instalação de geração distribuída

Você é uma pessoa preocupada com o meio ambiente e com o consumo energético? Quer saber sobre as principais vantagens da instalação de geração distribuída na sua residência ou ponto comercial? Continue lendo nosso artigo para saber mais sobre como essa tecnologia pode te ajudar a mudar o mundo e ainda diminuir sua conta de luz.

A geração distribuída colabora (e muito!) com o sistema de transmissão nacional

Você sabe exatamente o que é o horário de verão? Obviamente, você já deve ter uma ideia. O horário de verão é, em poucas palavras, o acréscimo de uma hora aos relógios de parte do país, “aumentando” o período claro do dia, com a intenção de “poupar energia”.

Porém, essa poupança de energia não acontece só pelo fato de que passa a escurecer “mais tarde” e aproveitamos mais a luz solar. Na verdade, o motivo para a adoção do horário de verão é simples: evitar uma “sobrecarga” do sistema de distribuição de energia. Funciona da seguinte maneira:

No verão, tomamos mais banhos e acabamos consumindo mais energia elétrica com equipamentos como os ventiladores e o ar-condicionado. Assim, ao mudar o horário de parte dos estados brasileiros, temos um melhor balanceamento da demanda de energia. A população não usa a energia elétrica em massa e de forma simultânea, fazendo com que o sistema consiga fornecer energia para todo o país, evitando os famosos apagões.

A geração distribuída, por sua vez, ajuda a diminuir a necessidade dessa manobra, a fim de garantir a confiabilidade do sistema de transmissão nacional de energia. Como o excedente de energia gerada pelos consumidores que aderem à esse tipo de estratégia é revertido para o sistema de transmissão nacional, acabamos tendo não só um alívio energético de várias casas, mas também a geração de energia por esses consumidores direcionada a outras pessoas.

Segundo estimativa do Ministério de Minas e Energia, se 2,7 milhões de consumidores passassem a contribuir com a geração distribuída, gerariam, até 2030, metade do que gera a Hidrelétrica de Itaipu.

A economia de investimentos em transmissão é ampla

O investimento em novos cabos e sistemas de transmissão, assim como na manutenção dos já existentes, costuma ser bem alto. Isso porque partimos do princípio de que o nosso sistema de transmissão é centralizado.

O que isso significa? Significa que a energia é gerada num lugar (numa hidrelétrica, por exemplo) e precisa viajar até centros de distribuição para ser remanejada para outros pontos até chegar na sua casa – ou seja, ela viaja muito, e precisa de toda essa infraestrutura para viajar. Além disso, há sempre uma margem de desperdício de energia.

Já com a geração distribuída, o sistema é descentralizado: a energia é criada na própria casa do consumidor e pode ser transmitida por perto, evitando a necessidade de tanta infraestrutura.

As quedas de energia são mais raras

Como nós já vimos, com a geração distribuída há um aumento na confiabilidade do sistema de transmissão de energia. Assim, as quedas de energia também se tornam mais raras – se o sistema não consegue suprir sozinho, usa o excedente de outras gerações e evita que falte luz na unidade consumidora.

A geração distribuída é mais benéfica ao meio ambiente

Se partirmos da estimativa do Ministério de Minas e Energia, sabe quanto esses 2,7 milhões de consumidores poupariam de emissão de CO² na atmosfera? Aproximadamente 29 milhões de toneladas!

Pois é. Cada consumidor que optasse pela geração distribuída pouparia, em média, 10 toneladas de CO² na nossa atmosfera. Isso sem falar do fato de que, com mais gente optando por essa instalação, menos necessárias seriam as hidrelétricas e menos danificados ficariam os habitats onde elas estão instaladas.

Viu como seria interessante fazer a instalação de geração distribuída na sua residência? Para conhecer mais vantagens do uso da geração distribuída, leia mais etire suas dúvidas sobre durabilidade de módulos fotovoltaicos.

E claro, deixe o seu comentário e participe do papo.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.