As alterações no clima da Terra já podem ser percebidas pelo aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar mais próxima da superfície terrestre. Nesse sentido, atingir um desenvolvimento sustentável se tornou responsabilidade de toda a população.
Por essa razão, hoje, a consciência ambiental tem sido incentivada e propagada nos mais diversos setores da sociedade. O cinema, por exemplo, abordou o tema em diversos documentários sobre mudanças climáticas — que pretendem gerar reflexão e alteração na atitude das pessoas.
Se você tem interesse em descobrir mais sobre os danos irreversíveis que são causados ao planeta e identificar a necessidade de uma mudança de atitude, confira 5 documentários que irão te conscientizar sobre o tema.
1. Uma verdade inconveniente
Lançado em 2006 e dirigido por Daves Guggenheim, a gravação atingiu a sexta maior bilheteria arrecadada por documentários. Vencedor dos Oscars de “Melhor Documentário” e “Melhor Canção Original”, o documentário traz o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Albert Al Gore, em uma apresentação de slides a respeito do aquecimento global.
Al Gore realiza uma análise das alterações climáticas, demonstrando os mitos sobre o tema. Além disso, ele aponta a necessidade de mudanças na atitude das pessoas, afim de evitar uma catástrofe. O documentário tem a duração de 94 minutos e traz números e informações relevantes a respeito do tema.
2. A Última hora
De título original, The 11th hour, o documentário tem Leonardo Dicaprio como narrador. Sua proposta é revisitar os problemas causados ao meio ambiente, mostrando soluções práticas e que podem restaurar o equilíbrio natural do ecossistema. Entre os entrevistados, estão cientistas, líderes políticos, pensadores e especialistas em atitudes sustentáveis.
O documentário pretende destacar as causas imediatas para as alterações climáticas e demonstrar a importância em desenvolver uma cultura de consciência ambiental no cotidiano. Sua grande diferença (dos demais) é a capacidade de diálogo e de proporcionar a reflexão.
3. Faça as contas
Diferente dos dois documentários sobre mudanças climáticas acima, Faça as contas critica especificamente o uso desmedido dos combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e o petróleo. O filme foi produzido pela 350.org, uma Organização Não Governamental que trabalha com questões relacionadas às mudanças climáticas do planeta.
A grande sacada do filme é a “conta” climática realizada para responsabilizar cada estado dos Estados Unidos pelo aquecimento global. Em seus 42 minutos, além das críticas, o filme também busca conscientizar sobre o uso de outras fontes de energia sustentáveis.
4. A era da estupidez
Produzido em 2009 pela documentarista Franny Armstrong, o filme se passa no futuro — em 2055. Considerado um misto de documentário, ficção e animação, a história contada é sobre a destruição da Terra, devido ao aquecimento global.
Por meio deste futuro nada promissor, o filme pretende abrir espaço para uma reflexão sobre os usos de energias fósseis, da emissão de gás carbônico e outros gases danosos à Camada de Ozônio. Filmado em diferentes países, A era da estupidez nos leva ao questionamento: “por que não fizemos nada para impedir os avanços das alterações climáticas?“
5. Chasing Ice
Este longa-metragem é resultado do trabalho do fotógrafo da revista National Geographic, James Balog. Produzido em 2012, por Jeff Orlowski, o documentário relata a jornada de Balog por regiões glaciais — onde ele encontra e documenta provas sobre a transformação climática da Terra.
Com 24 câmeras desenvolvidas para superar baixas temperaturas, as imagens são impactantes. O material pretende alertar a sociedade sobre problemas ambientais que, ao contrário do que se pensava, já começaram a acontecer.
E então, leitor? Depois de acompanhar essa sessão de documentários, você perceberá como é urgente a necessidade adquirir atitudes sustentáveis. Se você gostou desses documentários sobre mudanças climáticas, espalhe essa ideia e compartilhe nosso post em suas redes sociais!
Gostei muito de tudo que foi dito ,mas gostaria de sugerir que que fosse
pesquisado que o aquecimento global está sendo provocado também pelo
atrito das ondas magnéticas dos celulares , internet , aparelhos de diagnósticos
, hoje está tudo ar que respiramos (nas nuvens). Há 70 anos atrás no mato gfaziamos
fogo atritanto dois pedaços de madeira, Antigamente os telefones era com fios,, televisão era
a cabo, mas hoje esta tudo no ar. Pense nisso
Grato
Maciel