5 documentários sobre mudanças climáticas que você precisa assistir

5 documentários sobre mudanças climáticas que você precisa assistir

As alterações no clima da Terra já podem ser percebidas pelo aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar mais próxima da superfície terrestre. Nesse sentido, atingir um desenvolvimento sustentável se tornou responsabilidade de toda a população.

Por essa razão, hoje, a consciência ambiental tem sido incentivada e propagada nos mais diversos setores da sociedade. O cinema, por exemplo, abordou o tema em diversos documentários sobre mudanças climáticas — que pretendem gerar reflexão e alteração na atitude das pessoas.

Se você tem interesse em descobrir mais sobre os danos irreversíveis que são causados ao planeta e identificar a necessidade de uma mudança de atitude, confira 5 documentários que irão te conscientizar sobre o tema.

1. Uma verdade inconveniente

Lançado em 2006 e dirigido por Daves Guggenheim, a gravação atingiu a sexta maior bilheteria arrecadada por documentários. Vencedor dos Oscars de “Melhor Documentário” e “Melhor Canção Original”, o documentário traz o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Albert Al Gore, em uma apresentação de slides a respeito do aquecimento global.

Al Gore realiza uma análise das alterações climáticas, demonstrando os mitos sobre o tema. Além disso, ele aponta a necessidade de mudanças na atitude das pessoas, afim de evitar uma catástrofe. O documentário tem a duração de 94 minutos e traz números e informações relevantes a respeito do tema.

2. A Última hora

De título original, The 11th hour, o documentário tem Leonardo Dicaprio como narrador. Sua proposta é revisitar os problemas causados ao meio ambiente, mostrando soluções práticas e que podem restaurar o equilíbrio natural do ecossistema. Entre os entrevistados, estão cientistas, líderes políticos, pensadores e especialistas em atitudes sustentáveis.

O documentário pretende destacar as causas imediatas para as alterações climáticas e demonstrar a importância em desenvolver uma cultura de consciência ambiental no cotidiano. Sua grande diferença (dos demais) é a capacidade de diálogo e de proporcionar a reflexão.

3. Faça as contas

Diferente dos dois documentários sobre mudanças climáticas acima, Faça as contas critica especificamente o uso desmedido dos combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e o petróleo. O filme foi produzido pela 350.org, uma Organização Não Governamental que trabalha com questões relacionadas às mudanças climáticas do planeta.

A grande sacada do filme é a “conta” climática realizada para responsabilizar cada estado dos Estados Unidos pelo aquecimento global. Em seus 42 minutos, além das críticas, o filme também busca conscientizar sobre o uso de outras fontes de energia sustentáveis.

4. A era da estupidez

Produzido em 2009 pela documentarista Franny Armstrong, o filme se passa no futuro — em 2055. Considerado um misto de documentário, ficção e animação, a história contada é sobre a destruição da Terra, devido ao aquecimento global.

Por meio deste futuro nada promissor, o filme pretende abrir espaço para uma reflexão sobre os usos de energias fósseis, da emissão de gás carbônico e outros gases danosos à Camada de Ozônio. Filmado em diferentes países, A era da estupidez nos leva ao questionamento: por que não fizemos nada para impedir os avanços das alterações climáticas?

5. Chasing Ice

Este longa-metragem é resultado do trabalho do fotógrafo da revista National Geographic, James Balog. Produzido em 2012, por Jeff Orlowski, o documentário relata a jornada de Balog por regiões glaciais — onde ele encontra e documenta provas sobre a transformação climática da Terra.

Com 24 câmeras desenvolvidas para superar baixas temperaturas, as imagens são impactantes. O material pretende alertar a sociedade sobre problemas ambientais que, ao contrário do que se pensava, já começaram a acontecer.

E então, leitor? Depois de acompanhar essa sessão de documentários, você perceberá como é urgente a necessidade adquirir atitudes sustentáveis. Se você gostou desses documentários sobre mudanças climáticas, espalhe essa ideia e compartilhe nosso post em suas redes sociais!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Uma Resposta a “5 documentários sobre mudanças climáticas que você precisa assistir”

  1. MACIEL ANTONIO DOS SANTOS disse:

    Gostei muito de tudo que foi dito ,mas gostaria de sugerir que que fosse
    pesquisado que o aquecimento global está sendo provocado também pelo
    atrito das ondas magnéticas dos celulares , internet , aparelhos de diagnósticos
    , hoje está tudo ar que respiramos (nas nuvens). Há 70 anos atrás no mato gfaziamos
    fogo atritanto dois pedaços de madeira, Antigamente os telefones era com fios,, televisão era
    a cabo, mas hoje esta tudo no ar. Pense nisso
    Grato
    Maciel

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.