6 dicas para sua casa ser mais sustentável

6 dicas para sua casa ser mais sustentável

Que tal morar em uma casa que gaste menos água e energia? As pessoas que estão interessadas em um estilo de vida mais “verde”, mas que não têm os recursos para construir uma habitação totalmente sustentável, podem adotar hábitos mais conscientes.

Todos sabem da importância de se manter atitudes sustentáveis e é preciso chamar a atenção da sociedade sobre consumir respeitando os limites do planeta. Se tornar um cidadão consciente não significa que você terá que se privar de uma vida mais confortável, uma vez que é fácil reutilizar ou mesmo reduzir o consumo de muitas coisas no dia a dia. A ideia é mostrar que, ao ter atitudes mais sustentáveis, a próxima geração já vai encarar o tema com maior naturalidade.

Um caminho para a efetivação da prática de uma casa mais sustentável é apontado pelo Princípio dos 3R’s:

Reduzir

Diminuir a quantidade de resíduos gerados, comprando e consumindo apenas o necessário.

Reutilizar

Dar nova utilidade a materiais que são considerados inúteis.

Reciclar

Separar todos os materiais potencialmente recicláveis para, por meio de processo artesanal ou industrial, transformar em novos produtos.

Conheça algumas simples atitudes que farão muita diferença:

Gaste água evitando o desperdício

Economize água sempre que for lavar a louça: ensaboe talheres, pratos e copos e deixe para enxaguar tudo de uma só vez. Já na hora do banho, evite passar mais de 10 minutos embaixo do chuveiro. Fique atento a torneiras abertas ou que não fecham completamente. Se possível, utilize torneiras e descargas com mecanismos de controle de vazão e temporizadores para minimizar o desperdício. Também faça a captação de água da chuva e use-a para limpar quintais e regar as plantas. Em tempos de seca, os reservatórios das grandes cidades chegam a níveis bem baixos, por isso, todo controle é necessário.

Evite gastar energia elétrica sem necessidade

Aproveite a luz natural no interior das residências, seja para deixar os ambientes mais confortáveis e iluminados, seja para garantir maior economia na conta de luz. Quer ler um livro durante o dia? Não ligue a lâmpada da sala ou do quarto, leia onde há boa penetração de luz natural. Evite deixar a TV ligada quando estiver cozinhando ou passando a roupa, isto é puro desperdício. Ao comprar equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, adquira produtos com a certificação Procel, que identifica os aparelhos que apresentam eficiência energética.

Instale aquecedores e placas solares. A tecnologia compensa financeiramente e ambientalmente à longo prazo.

Leve à coleta seletiva o seu lixo reciclável

Cada vez mais o consumo desenfreado gera enormes quantidades de lixo nas cidades. Separe papéis, vidros, objetos de alumínio e plástico e os envie para o local correto. Lembre-se de fazer compostagem com o lixo orgânico, que servirá para nutrir suas plantas.

Aposte nos produtos orgânicos

Outra ideia é optar por produtos orgânicos e usar pesticidas e fertilizantes naturais em vez de produtos industrializados para paisagens, gramados e jardins.
Incentive o verde
Uma boa dica para colocar em prática são os telhados verdes, onde podem ser cultivados vários tipos de plantas. A vegetação traz muitas vantagens para a residência, como um bom isolamento acústico que bloqueia ruídos do lado de fora e também ajudam a regular a temperatura.

Utilize sacolas retornáveis

Procure usar sacolas retornáveis, pois as tradicionais sacolas de plástico levam muitos anos para se deteriorar na natureza. A dica, quando não der para evitar o uso de sacolas plásticas, é reaproveitá-las como lixeiras na cozinha, banheiro ou mesmo no escritório. Ainda quando for ao supermercado, evite trazer muitas embalagens que, com certeza, ficarão acumuladas na sua casa.

Atitudes sustentáveis trazem uma série de benefícios, como a minimização do uso de recursos naturais e da geração de poluição, além da satisfação de fazer a coisa certa. Quando possível, influencie as pessoas ao seu redor a também adotarem essas atitudes. Todos sairão ganhando. Conte-nos como você ajuda a preservar o meio ambiente nos comentários.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.