7 iniciativas para trabalhar em uma empresa sustentável

7 iniciativas para trabalhar em uma empresa sustentável

Sustentabilidade — o que isso significa? Antes de começarmos, primeiramente, vamos dar o significado de duas palavras no contexto de nosso tema: preservar significa não tocar, ou seja, não utilizar determinado recurso disponível. Conservar, por sua vez, é usar um recurso com responsabilidade — ou seja, de forma sustentável —, para que o mesmo esteja sempre disponível.

Na prática, o conceito de sustentabilidade significa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais, ou não, de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dependem dele para existir.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas excelentes iniciativas, que podem ser utilizadas para tornar sua empresa sustentável.

A cultura do desperdício

A revolução da tecnologia gerou, na atualidade, a cultura do consumismo supérfluo — resultando em um comportamento social marcado pelo desperdício e pelo uso exagerado de recursos, bem como a omissão dos impactos dessa prática sobre o meio ambiente.

A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e responsabilidade é a chave para garantir o futuro de nossos ecossistemas e a preservação da biosfera, a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos.

Vamos, agora, trabalhar em um universo menor — mas que reflete no meio ambiente como um todo.

Dicas para deixar sua empresa sustentável

É possível aplicar práticas sustentáveis no dia a dia da empresa? A resposta é sim. Em nosso ambiente de trabalho podemos investir em hábitos que respeitam o meio ambiente — e que são mais simples do que pensamos. Você vai ver que, intuitivamente, todos nós os conhecemos:

Uso racional da água

A água é um recurso que, todos sabemos, é essencial a nossa vida — sem ela, não existimos. Ao usarmos esse recurso no dia a dia, porém, nem sempre o fazemos de forma sustentável. Desperdiçamos sem perceber.

Reaproveitamento da água da chuva

A água proveniente da chuva pode ser recolhida das calhas por um sistema de dutos e, então, levada até um reservatório, que pode ser em nível mais baixo ou subterrâneo. Essa água pode se utilizada para a lavagem de pisos, carros, irrigar plantas, etc.

Iluminação de ambientes

Deve-se dar preferência à iluminação natural em detrimento da artificial, a menos que isso não seja possível.

Ventilação de ambientes de trabalho

As estações e recintos de trabalho devem ser bem ventilados, a fim de que não seja necessário utilizar sistema  de ventilação mecânica ou condicionamento de ar. A ventilação natural, além de ser benéfica a saúde, traz grande economia de energia.

Deve-se, portanto, priorizar projetos arquitetônicos que facilitem esse processo. Essa é uma etapa ligada ao planejamento, portanto, um pouco mais complexa.

Descarte do lixo diário

O lixo é um sério problema ambiental em nosso planeta. Diariamente, toneladas de lixo são descartadas no meio ambiente. Podemos, em nosso local de trabalho, criar um sistema de coleta seletiva, de modo a separar lixo orgânico, papel e plástico.

Os papéis provenientes de embalagens em geral, bem como o plástico, podem ser acondicionados e encaminhados periodicamente aos locais próprios para reciclagem.

A reciclagem, além de gerar oportunidades de trabalho, é essencial à proteção do subsolo e lençol freático. O lixo orgânico pode ser transformado em composto e utilizado como adubo na produção de hortas e jardins.

Reaproveitamento de papel

A impressão de documentos pode ser feita nos dois lados de uma folha ofício ou A4, de modo que haja economia de papel. Em outros casos, a folha já impressa de um lado pode ser  usada para rascunhos.

Como sabemos, a produção de papel é feita através da celulose — o que requer a extração de madeira, um recurso natural.

Economia de energia elétrica

Podemos utilizar, para a iluminação de nosso ambiente de trabalho, luminárias tipo “luz fria”, que são mais eficientes, duram mais, consomem menos energia e desprendem menos calor. Exemplo: luminárias tipo LED, fluorescentes compactas ou halógenas.

Além disso, desligar os aparelhos da tomada quando estes não estão em uso também economiza energia.

Viu só? Pequenas ações fazem uma diferença enorme, e podem tornar sua empresa sustentável! Alguma dessas atitudes é implementada no seu local de trabalho? Deixe seu comentário e conte pra gente!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.