8 dicas para economizar na conta de luz

8 dicas para economizar na conta de luz

A economia de energia elétrica tem várias vantagens: é sustentável, ajuda o meio ambiente é diminui os gastos mensais. Porém nem sempre é fácil organizar com sua família, ou abrir mão de alguns hábitos para fazer isso. Por essa razão, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa. Confira:

1 – Use lâmpadas LED

Usar lâmpadas LED, pode ajudar bastante na redução da conta elétrica, esta nova tecnologia gasta menos energia (chegando até 80% de economia) e também tem maior durabilidade, são lampadas que não precisam de cuidados adicionais para ser descartadas, como as fluorescentes, pois não são utilizados metais pesados, como mercúrio, em sua fabricação.

2 – Evite usar ar condicionado

Por mais que os dias estejam cada vez mais quentes, aparelhos de ar condicionado gastam muita energia. Por essa razão, se possível, é interessante diminuir seu uso, se não der para diminuir, vedar portas e janelas, para que o resfriamento seja mais eficiente, utilizar um programa de desligamento após algumas horas já ajuda bastante e também usar tintas especiais que reduzem a temperatura do ambiente. Dar preferência por ventiladores, podem ajudar, e muito, na economia diária. Não se esqueça de limpar com frequência o filtro do ar condicionado, que aumenta a eficiência do aparelho.

3 – Escolha eletrodomésticos mais eficientes

Atualmente, é possível encontrar selos de eficiência quando você for escolher um eletrodoméstico nas lojas. Estes selos são especialmente importante em geladeiras e forno microondas e elétricos por exemplo, pois são os eletrodomésticos usados com mais frequência.

4 – Desligue eletrodomésticos quando possível

Vai viajar? Passar o fim de semana fora? Se possível, lembre-se de desligar aparelhos eletrodomésticos da tomada. Quando deixamos esses aparelhos no modo standby (em espera), eles continuam consumindo energia.

5 – Mantenha freezers e geladeiras longe de fornos e fogões

Essa é uma forma de diminuir o consumo de energia em sua casa. Isso ocorre porque o aparelho gasta mais energia para resfriar alimentos se estiver ao lado de fontes de calor.

6 – Use eletrodomésticos de forma mais eficiente

Um exemplo de usar eletrodomésticos com mais eficiência, por exemplo, é esperar que a máquina de lavar roupas esteja cheia para ligá-la. O mesmo vale para a máquina lava-louça. Quanto mais cheias elas estiverem, menor a frequência do uso, que ajuda a diminuir os gastos elétricos em sua casa. A mesma atitude pode ser tomada em relação ao ferro de passar roupa: deixe para fazer isso uma vez por semana, quando tiver acúmulo de roupas para passar. Outros eletrodomésticos também podem ser usado de melhor forma, fique atento.

7 – Deslige o chuveiro durante o banho

Entre um enxágue e outro, desligar o chuveiro elétrico é uma boa maneira de diminuir não apenas o consumo de água, mas também de luz. Isso pode ser feito no momento em que você se ensaboa, ou passa xampu no cabelo. De qualquer forma, a redução do consumo será bem significativa.

8 – Utilize energia solar

A energia solar é cada vez mais utilizada em residências para a redução do consumo de eletricidade. Os painéis estão cada vez mais acessíveis e a manutenção tem custos muito baixos ou é praticamente inexistente, além de também possuirem selo de garantia emitido pelo inmetro. Entre em contato conosco e peça um orçamento para a instalação em sua casa.

Gostou de nossas dicas? Para receber mais informações sobre esse tema, deixe suas dúvidas e comentários abaixo. Participe!

Gabriel Guimarães
Gabriel Guimarães

Diretor Comercial

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.