A instalação do sistema de energia solar

A instalação do sistema de energia solar

O uso de sistemas de energia solar tem sido cada vez mais crescente. Isso porque a energia fotovoltaica pode ser produzida em dias chuvosos ou nublados, diminuindo de forma significante os gastos com a conta de luz. Muitos mercados oferecem profissionais para que seja feita a instalação, mas nem sempre eles recebem o treinamento adequado e o risco de não dar certo é bem grande.

Nesse artigo, vamos falar como deve ser a instalação de energia solar da forma correta.

Tenha cuidado com os vídeos de internet

É comum encontrarmos na internet, vídeos e passo a passos de como produzir o painel de energia solar. Mas é preciso ter conhecimento sobre os suportes ideais, para evitar incidentes na instalação ou no decorrer do uso.

O posicionamento também é importante, pois alguns cuidados prolongam a vida útil do produto. É preciso saber respeitar a instalação, e os vídeos de internet não ensinam esses detalhes importantes.

Saiba selecionar os melhores profissionais

A melhor forma de instalar painéis de sistema de energia solar é escolhendo o profissional ideal. Os profissionais do setor são eletricistas ou engenheiros treinados. A instalação é bem simples, porém, os riscos são altos. Contratar uma empresa especializada com profissionais capacitados é a garantia de uma boa instalação e evita também riscos de morte.

O mercado da área fotovoltaica é crescente, mas ainda são poucos profissionais especializados no setor. Hoje em dia já é possível estudar em um centro de treinamento em energia solar voltaica ou cursos de introdução e de instalação de sistemas fotovoltaicos.

Entenda os riscos de instalar sistema de energia solar por conta própria

Os riscos são variados. Por ficar no telhado, o risco de queda é grande. Além da possibilidade de ocorrerem choques elétricos por não ter a experiência e os equipamentos necessários. Jamais coloque sua vida e a vida de outras pessoas em risco.

Conheça as normas NR10 e NR35

NR10 é uma norma que regulamenta e estabelece os requisitos e condições mínimas da implementação e medidas de controle para garantir a segurança e a saúde dos profissionais que trabalham com instalações elétricas e serviços que envolvam eletricidade.

NR35 estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, de forma a garantir maior segurança e saúde de profissionais envolvidos nesta atividade.

Então, todos os profissionais devem conhecer e seguir essas normas para garantir a própria segurança e a segurança de outrem.

Pense nos outros riscos

A instalação incorreta poderá danificar aparelhos eletrônicos. As correntes elétricas podem gerar muito calor, e em excesso, podem causar incêndios. Antes de fazer a instalação, é importante que profissionais avaliem o local e sua estrutura, verificando o tipo de imóvel, o local de instalação, o tipo e a orientação do telhado.

Lembre-se dos cuidados com a manutenção

Após a instalação correta do sistema de energia solar, é preciso fazer a manutenção, que é bem simples, sendo que alguns passos podem ser feitos por qualquer pessoa, como verificar periodicamente se há sujeira, poeira e dejetos de aves, pois o acúmulo de sujeira prejudica a produção de energia solar. É importante também certificar de que não há zonas quentes no inversor. Ficar atento à existência de cabos danificados também prolonga a vida útil do equipamento.

E você, tem ou pensa em ter o sistema de energia solar na sua casa? Conte pra gente nos comentários!

Se desejar, continue lendo nosso blog. Veja alguns artigos sugeridos:

 


Gabriel Guimarães
Gabriel Guimarães

Diretor Comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.