A resistência das placas de energia solar: elas aguentam chuva de granizo?

A resistência das placas de energia solar: elas aguentam chuva de granizo?

O aumento do custo de produção da energia elétrica no país em função da irregularidade nos índices pluviométricos, com o consequente repasse desses custos à população, além da necessidade de diversificação na matriz energética brasileira e da busca por soluções sustentáveis têm feito com que muitas casas e empresas optem pela instalação de sistemas fotovoltaicos. Embora a opção por esse sistema de energia limpa implique em um investimento inicial, o rápido e generoso retorno sobre o investimento inicial certamente justifica a adesão.

Entretanto, um questionamento muito comum por parte de quem se interessa em adotar essa fonte de energia infinita e não agressora à natureza diz respeito à resistência das placas solares. É mesmo verdade que elas aguentam vendavais e chuva de granizo? Pois hoje você descobrirá a resposta para essa questão e entenderá direitinho qual é o caminho para começar a ter uma atitude responsável e, de quebra, reduzir imensamente seus gastos mensais com conta de luz! Pronto? Então confira:

Garantia de resistência a impactos mecânicos

O grau de resistência das placas solares disponíveis no mercado, nos dias de hoje, depende diretamente da qualidade do produto adquirido. Existem, como em todos os segmentos, materiais de baixa qualidade — normalmente comercializados por empresas não certificadas por órgãos oficiais, que cobram abaixo do preço de mercado sem, no entanto, oferecer qualquer garantia de durabilidade. Por outro lado, quem é atento e recorre a empresas especialistas em soluções de geração de energia limpa não se arrepende.

Existem no setor, atualmente, placas equipadas com embalagem estratificada, de vidro ou acrílico, que encapam os painéis de células fotovoltaicas de silício — material semicondutor e que capta a luz do sol para iniciar o processo de geração de energia. Essa composição é suficiente para proteger a placa, embora seja possível ampliar ainda mais o nível de proteção com alguns cuidados com a superfície dos painéis — como cobri-la com um tecido denso durante as chuvas, por exemplo. Vale ressaltar que essa é uma dica de proteção extra para os mais precavidos, mas que não é essencial para a manutenção da integridade do equipamento.

Capacidade para enfrentar chuvas de granizo

A superfície protetora das placas modernas, projetadas de acordo com normas internacionais, são capazes de resistir a pedras de granizos em velocidades de até 50 mph. Entretanto, vale lembrar que a velocidade terminal máxima de uma pedra de granizo de 1 centímetro é de, no máximo, 20 mph. Então o sistema está mais que duplamente garantido!

Além disso, o material externo que envolve a protege a placa é projetado e combinado quimicamente para suportar impactos mecânicos de diversas modalidades, não somente chuva de granizo, sem danificar as células receptoras. O nível de resistência das placas solares é, dessa forma, altíssimo, o que explica sua longa durabilidade — que pode chegar a até 40 anos — e sua baixa necessidade de manutenção.

Como se não bastasse, os painéis de alta qualidade disponíveis no mercado são, sempre que possível, posicionados em sua instalação de modo que seu nível de inclinação reduza sensivelmente o campo de alcance das pedras de granizo. Viu só como a resistência vai desde a fabricação à implementação? Assim praticamente não há como errar!

Agora que você acabou de ser convencido sobre a resistência das placas de energia solar, uma vez que contra fatos simplesmente não há argumentos, aqui vai uma última dica: escolha uma empresa consagrada no mercado para não brincar com sua energia, ok? Pesquise e opte por quem ofereça serviços completos e personalizados em energia limpa, indo desde o planejamento do projeto, passando pela execução e chagando à manutenção da tecnologia.

Pronto para conciliar responsabilidade ambiental e economia de recursos? Então ajude a mudar o planeta a partir da mudança de seu próprio mundo! Ficou ainda alguma dúvida? Comente e a divida conosco!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


11 Respostas a “A resistência das placas de energia solar: elas aguentam chuva de granizo?”

  1. Justo o que eu procurava, muito obrigada!

  2. daniel disse:

    Ola, as placas conseguem gerar energia caso eu coloque um vidro transparente na frente da placa pra aumentar a durabilidade dela ao tempo e fenomenos naturais ?

    1. SolarVolt Energia disse:

      Olá, Daniel! Muito obrigado por seu comentário! O painel gera energia, contanto que a luz solar incida sobre ele. Qualquer obstrução diminuirá sua absorção da energia solar, mesmo se for transparente. Em relação à durabilidade do painel, vale ressaltar que ele já é projetado para ter uma vida útil de, no mínimo, 25 nos. Portanto, é extremamente resistente a fenômenos naturais. A resistência do painel chega a ser superior à resistência do telhado, na maioria dos casos! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, será um prazer atendê-lo! Abraço.

  3. MAXIMIANO disse:

    Em dias nublados é gerado alguma energia através desse sistema? Caso seja, qual o percentual que se reduz nesses dias dessa geração? Foi feito algum projeto de comparação podendo assim elucidar os clientes quanto a questão exposta?

    1. SolarVolt Energia disse:

      Olá, Maximinano! Muito obrigado por seu comentário! O sistema é dimensionado levando em consideração a radiação global, ou seja, a radiação recebida ao longo do ano, incluindo as alterações climáticas. Não é possível prever esse percentual, pois essa variação irá depender do local em que o sistema está instalado, de condições climáticas e pluviométricas do dia específico. Trabalhamos com uma média mensal de radiação solar para a localidade em que estamos fazendo o projeto. O dimensionamento correto levará em conta todos esses fatores para otimizar a geração de energia. Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a gente através do e-mail [email protected]. Abraço!

  4. Roy disse:

    Tenho 10 gatos que diariamente andam sobre o telhado da casa. No caso painéis solares poderiam ser prejudicados ? Ou os gatos serem prejudicados ?
    Qual dano ou prejuízo teria para os animais ou os painéis ?

    1. SolarVolt Energia disse:

      Olá, Roy! Muito obrigado por seu comentário! Com a instalação finalizada, o sistema fotovoltaico não oferece nenhum risco para os animais! Não há risco de choque elétrico. Quanto à conservação dos painéis, é preciso ficar atento a detritos que podem ser deixados pelos animais e ao sombreamento, que pode afetar a geração de energia. A manutenção preventiva constante, que engloba a limpeza periódica e o monitoramento frequente da geração podem contornar essas questões.

  5. Almir Antônio Martins. disse:

    Eu tenho uma dúvida adicional, que é a residência a maresia. Minha preocupação é com a estrutura, pois a placa não tenho dúvidas.
    Desde já agradeço.

    1. SolarVolt Energia disse:

      Sua preocupação é válida! Temos no mercado diversas marcas de estrutura. O sistema de fixação utilizado pela SolarVolt é de última geração, composto de peças anticorrosivas e desenvolvidas exclusivamente para sistemas fotovoltaicos. Ao adquirir um sistema com estrutura de qualidade não há com se preocupar!

      Abraço

  6. Orlando disse:

    Na minha região houve chuva de padras do tamanho de um ovo de galinha. Chegou a quebrar telhados debate 6mm. Pergunta: tem placa fotovoltaicas que resistem a tal agressão???

    1. Neto Rodrigues disse:

      Olá, Orlando. Trabalho com a SolarVolt e agradecemos seu comentário!

      As placas são homologadas pelo Inmetro e possuem força mecânica para suportar o impacto. Por isso é importante escolher um fabricante de qualidade.

      Um abraço!

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.