Afinal, o que é energia solar fotovoltaica?

Afinal, o que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial, em constante crescimento no Brasil. Alternativa natural para a crise no setor elétrico no país e o consequente alto custo de geração de energia local, a energia solar vem ganhando espaço em aplicações empresariais, comerciais e residenciais em todo território nacional.

As fontes de energia renovável, como é o caso da energia fotovoltaica, são extremamente vantajosas dos pontos de vista ecológico, social e financeiro. Elas não agridem o meio ambiente, são inesgotáveis, estão imunes aos riscos de desabastecimento e propiciam a redução das despesas dos consumidores finais com energia elétrica.

Entenda de uma vez por todas o que é a energia solar fotovoltaica e descubra porque esse tipo de energia está se tornando tão popular no Brasil e no mundo.

Geração de energia solar fotovoltaica

É possível produzir a própria eletricidade a partir da energia solar, gastando muito menos do que o custo habitual com geração, transmissão e distribuição das fontes convencionais de energia.

A energia fotovoltaica pode ser produzida por três diferentes modalidades de geração:

  • Geração Isolada: centrais geradoras não conectadas à rede de distribuição de energia elétrica, conhecidos como off-grid;
  • Geração Distribuída: sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica da concessionária, conhecidos como on-grid ou Grid-Tie;
  • Geração Centralizada: usinas solares de grande porte.

Em relação à quantidade de energia produzida, a geração de energia solar autônoma pode ser classificada como:

  • Minigeração: potência instalada superior a 100 kW e menor ou igual a 1 MW;
  • Microgeração: potência instalada menor ou igual a 100 kW.

Sistemas Fotovoltaicos (SFV)

Para gerar a própria energia elétrica a partir da radiação solar é necessário adquirir um sistema fotovoltaico

Kit Energia Solar

Um sistema fotovoltaico é constituído por alguns equipamentos, como inversor solar, medidor bidirecional, estrutura de fixação, cabeamento, conectores e painéis solares, também chamados de painéis fotovoltaicos, placa solar ou placa fotovoltaica.

Geração de energia

Os painéis solares do sistema fotovoltaico são compostos por dispositivos elétricos, chamados de células fotovoltaicas, células solares ou células de energia solar, que convertem a energia da luz do Sol em eletricidade, gerando uma corrente elétrica contínua (CC).

Essa corrente elétrica contínua passa pelo inversor solar, é transformada em corrente alternada (CA) e vai para o quadro de distribuição, para que possa ser utilizada na unidade consumidora.

Energia solar térmica x Energia solar elétrica

Apesar de usarem a mesma fonte de energia, a radiação solar, os sistemas de energia solar fotovoltaica e de aquecimento solar são diferentes.

De forma geral, o sistema de aquecimento solar utiliza como principal equipamento o coletor solar. Essa estrutura recebe a luz do Sol e usa o calor para aquecer a água que passa dentro de tubos dentro do coletor. Depois, a água aquecida é armazenada em um reservatório térmico.

Funcionamento e custo da autogeração de energia fotovoltaica

O sistema fotovoltaico funciona captando energia durante o dia, enquanto há iluminação, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Durante a noite não há geração de energia elétrica.

Excedente energético

Sempre que a unidade geradora produzir mais energia do que consumir, o excedente pode ser injetado na rede elétrica da concessionária local, gerando abatimento na conta de energia elétrica, também chamado de crédito de energia solar. É uma ótima forma de fugir das terríveis bandeiras tarifárias.

Retorno do investimento

A energia solar fotovoltaica oferece um bom retorno, o chamado retorno do investimento. Algo entre três e cinco anos, diante de um equipamento com vida útil de 25 anos, em média.

Incentivos do governo e financiamentos

O uso da energia solar fotovoltaica está se diversificando no país, com incentivos do Governo e alguns movimentos da iniciativa privada.   

A desoneração do PIS/COFINS para equipamentos que compõem o kit de energia solar e a desoneração de máquinas e equipamentos da cadeia produtiva fotovoltaica são alguns exemplos de ações públicas nesse sentido. A isenção do ICMS para micro ou minigeração de energia fotovoltaica também tem sido um belo atrativo para o aumento do uso da energia solar.

Também existem muitas linhas de financiamento disponíveis, cujas condições variam de acordo com a instituição que oferece o empréstimo e as características do projeto (em geral, o porte, a região e se o projeto é residencial, comercial, agrícola ou industrial).

Aplicações da energia fotovoltaica

Energia solar em projetos residenciais e comerciais

As iniciativas do Governo estão favorecendo o uso  da energia fotovoltaica em empreendimentos imobiliários populares, ampliando o uso da energia solar como recurso arquitetônico.

O comércio e várias instituições também estão descobrindo a energia solar. Inclusive, já existe uma forte tendência do uso da energia solar fotovoltaica em hotéis, padarias, farmácias, escolas e até mesmo em paróquias!

Energia fotovoltaica na indústria e no agronegócio

Outros segmentos do mercado também já estão se beneficiando dos incentivos governamentais para explorar essa nova tecnologia.

Além do crescimento da  energia solar no agronegócio, o uso da energia fotovoltaica na indústria vem mostrando cada vez mais adesão, devido a vantagens, como preservação de equipamentos com melhor desempenho do maquinário, sem picos ou falta de energia, e redução de custos na produção.

A aplicação da energia solar fotovoltaica na Construção Civil também vem aumentando graças a benefícios como diferenciação dos projetos, economia com energia elétrica consumida no canteiro de obras e valorização de até 6% do empreendimento.

Energia fotovoltaica como investimento

A energia solar é considerada uma opção de investimento de baixo risco, com rentabilidade superior aos fundos de Renda Fixa, com baixíssimo custo de manutenção.

Com tanto potencial, a energia solar fotovoltaica já é considerada o futuro energético do planeta, apesar de ainda haver muito a se explorar sobre suas possibilidades de uso. O que já sabemos é que ela é uma tendência que veio para ficar.  

Gostou desse artigo explicando o que é energia solar fotovoltaica? Se você está buscando alternativas para economizar com energia elétrica, Fale com a Solar Volt!

 

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.