Estruturas com placas fotovoltaicas na construção de prédios

Estruturas com placas fotovoltaicas na construção de prédios

Os tempos mudaram, e a cada dia que se passa novas tecnologias vão surgindo e se renovando – e as estruturas com placas fotovoltaicas são uma delas. Antes, as placas eram instaladas de forma que não era possível conciliar a arquitetura do prédio com a economia de energia. Agora, inovamos – com o sistema BIPV (Building-integrated photovoltaics) conseguimos englobar tudo: a beleza, a modernidade, a sustentabilidade e a economia de energia em um só pacote.

Placas fotovoltaicas em construção

As placas fotovoltaicas podem ser instaladas tanto na construção de prédios residenciais como comerciais. Ambos possuem várias vantagens na aquisição do produto, como a economia de energia, a aplicação do BIPV, a responsabilidade ambiental e a modernidade. Saiba mais sobre os benefícios de ter energia solar em sua empresa neste post.

BIPV – O que é? 

O sistema BIPV é uma solução fotovoltaica de integração em edifícios. A integração arquitetônica acontece quando os coletores solares desempenham um papel duplo de produtores de energia e elementos arquitetônicos substituindo um elemento convencional da construção que seria componente da composição arquitetônica, como claraboias, telhados, janelas ou fachadas. Cada vez mais esse sistema está sendo implantado em novas construções, mas também pode ser adaptado em construções antigas.

Vantagens do BIPV

Existem vários tipos de painéis, como o painel opaco, o transparente e o fino transparente, no qual cada um com sua característica proporciona um controle de luminosidade, isolamento térmico e sonoro. Há também muitas opções de películas com cores fotovoltaicas diferentes, podendo assim adaptar a arquitetura do prédio, diminuindo assim o impacto visual.

Ao fazer o projeto podemos calcular e dimensionar, de acordo com as necessidades energéticas e áreas disponíveis, com facilidade.

O cliente tem a diminuição de custo na hora da construção, pois são feitas as substituições dos materiais de construção convencionais, como as telhas, os vidros, as janelas, entre outros, por placas fotovoltaicas. E por mais que exista o custo para a instalação, ele é compensado pela produção de energia renovável.

A sustentabilidade do edifício agrega valor ao usuário e também pontos importantes para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Adiciona interesses arquitetônicos no edifício. Podendo usar da criatividade e da flexibilidade, como o uso das placas na vertical, horizontal e angular.

Sustentabilidade

A energia produzida por placas fotovoltaicas nada mais é que a transformação da energia solar em energia elétrica. Durante um ano o sol produz energia quatro milhões de vezes a mais do que consumimos, e é uma energia limpa, gratuita, sem danos a natureza e renovável.

A energia solar não polui e ao utilizarmos ela como fonte de energia reduzimos o uso de combustíveis fosseis e emissões de gases que destroem a camada de ozônio.

Por ser uma fonte de energia renovável ela nunca irá acabar e evitamos retirar da natureza fontes de energia que não são renováveis, e causamos menos impactos à natureza.

Aqui, você encontra mais informações sobre a energia solar e quão será importante daqui a alguns anos!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Uma Resposta a “Estruturas com placas fotovoltaicas na construção de prédios”

  1. Flávia Magalhães disse:

    Ótimo post parabéns.
    Eu acredito que é uma questão de tempo para que melhorem a tecnologia dos filmes fotovoltaicos, pois essa tecnologia poderia ser instalada em quase todos os tipos de superfície e com menos poluição visual.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.