Avião movido a energia solar: volta ao mundo sem combustível

Avião movido a energia solar: volta ao mundo sem combustível

A incrível jornada do Solar Impulse já sobrevoou o Oceano Pacífico. Mas agora, a conquista é ainda maior: o avião movido a energia solar conseguiu dar a volta ao mundo sem usar nenhuma gota de combustível!

Fonte: https://new.abb.com/betterworld/solar-impulse-final-landing-highlights

Avião movido a energia solar dá volta ao mundo

Trabalhando por mais de uma década no projeto, os suíços Bertrand Piccard, médico, e André Borschberg, engenheiro, pousaram a aeronave Si2 em uma pista em Abu Dhabi nesta segunda-feira, dia 25 de julho de 2016. A decolagem que iniciou a aventura foi em março do ano passado – desde então, foram aproximadamente 42 mil quilômetros voando sobre o globo terrestre. A empreitada usou o equivalente a 11 mil kWh de energia solar, voando por mais de 500 horas e quebrando 19 recordes mundiais, de acordo com o Green Blog, do Google, parceiro do Solar Impulse.

O futuro do projeto que não utiliza combustível

Por enquanto, não há previsão de que a volta ao mundo sem combustível do Si2 possa substituir os voos comerciais. O avião tem velocidade média de apenas 70km/h e consegue transportar apenas 2 pessoas. Mas a façanha já abre os olhos de grandes empresas para a importância do investimento em energias limpas – e o exemplo recente do Facebook não me deixe mentir.

De acordo com a BBC, a Airbus está construindo o Zephyr, um drone que voa de forma circular e é movido pela radiação do sol. O governo britânico, inclusive, já chegou a adquirir alguns desses, para fins de reconhecimento e comunicações.

Saiba mais sobre o avião movido a energia solar

Aqui no blog possuímos uma vasta gama de artigos relacionados à energia solar. Confira também:

Você pode acompanhar os próximos passos e voos do Solar Impulse através do site oficial e do blog do projeto.

Para ficar por dentro de novidades como esta, assine nossa newsletter!

 

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.