A incrível jornada do Solar Impulse já sobrevoou o Oceano Pacífico. Mas agora, a conquista é ainda maior: o avião movido a energia solar conseguiu dar a volta ao mundo sem usar nenhuma gota de combustível!
Fonte: https://new.abb.com/betterworld/solar-impulse-final-landing-highlights
Avião movido a energia solar dá volta ao mundo
Trabalhando por mais de uma década no projeto, os suíços Bertrand Piccard, médico, e André Borschberg, engenheiro, pousaram a aeronave Si2 em uma pista em Abu Dhabi nesta segunda-feira, dia 25 de julho de 2016. A decolagem que iniciou a aventura foi em março do ano passado – desde então, foram aproximadamente 42 mil quilômetros voando sobre o globo terrestre. A empreitada usou o equivalente a 11 mil kWh de energia solar, voando por mais de 500 horas e quebrando 19 recordes mundiais, de acordo com o Green Blog, do Google, parceiro do Solar Impulse.
O futuro do projeto que não utiliza combustível
Por enquanto, não há previsão de que a volta ao mundo sem combustível do Si2 possa substituir os voos comerciais. O avião tem velocidade média de apenas 70km/h e consegue transportar apenas 2 pessoas. Mas a façanha já abre os olhos de grandes empresas para a importância do investimento em energias limpas – e o exemplo recente do Facebook não me deixe mentir.
De acordo com a BBC, a Airbus está construindo o Zephyr, um drone que voa de forma circular e é movido pela radiação do sol. O governo britânico, inclusive, já chegou a adquirir alguns desses, para fins de reconhecimento e comunicações.
Saiba mais sobre o avião movido a energia solar
Aqui no blog possuímos uma vasta gama de artigos relacionados à energia solar. Confira também:
- Conheça o estudo do Greenpeace sobre a energia solar no Brasil
- Geração de energia renovável poderá ser obrigatória em construções com recursos públicos
- Bill Gates anuncia fundo bilionário em prol da energia limpa
- Entenda como funciona a regulamentação da microgeração no Brasil
Você pode acompanhar os próximos passos e voos do Solar Impulse através do site oficial e do blog do projeto.
Para ficar por dentro de novidades como esta, assine nossa newsletter!