Baterias para o sistema fotovoltaico: entenda

Baterias para o sistema fotovoltaico: entenda

Todo projeto de sistema fotovoltaico isolado deve contar com uma bateria que garanta o fornecimento de energia mesmo quando não haja sol. Assim, em dias nublados ou durante a noite, o abastecimento não será prejudicado, consequentemente não comprometendo os equipamentos abastecidos pela atividade fotovoltaica. Quer entender mais sobre as baterias para o sistema fotovoltaico e saber por que elas são ideais para essa forma de geração de energia? Então continue lendo:

Bateria estacionária

Como as baterias estacionárias usam placas de chumbo mais grossas e materiais internos mais nobres que das convencionais, são projetadas para lidar com descargas profundas, garantindo assim uma maior economia para o armazenamento de energia fotovoltaica. A Solar Volt Energia possui modelos de 12V e 220Ah de capacidade, permitindo um ótimo desempenho para sistemas fotovoltaicos.

Vantagens de uso

Confira por que usar a bateria estacionária é bem mais vantajoso do que a tradicional, sendo possível utilizá-la para diversas máquinas e instalações:

Duração

Em geral, os modelos dessa bateria duram entre 4 a 10 anos, dependendo dos ciclos de carga e descarga a que são submetidos. Os ciclos consistem nas sequências de carga-descarga da bateria até uma determinada profundidade de descarga.

Assim, quanto maior for a profundidade da descarga, menor será o tempo de uso da bateria. Outro fator que influencia na vida útil do equipamento é a temperatura, sendo que o ideal é que a bateria seja mantida a uma temperatura de 25 graus Celsius. Acima desse valor, o funcionamento da peça pode ser afetado, encurtando sua duração.

Acidente

As baterias para o sistema fotovoltaico possuem um filtro que evita o vazamento de soluções ácidas, liberando apenas o hidrogênio, elemento não prejudicial. Por isso, podem ficar no mesmo espaço de trabalho que as pessoas, desde que exista uma ventilação mínima. Do mesmo modo, com esse equipamento é possível evitar explosões, oxidação dos terminais e outros problemas que podem causar acidentes no local de trabalho.

Material

Os materiais dessas baterias são de melhor qualidade, chegando a 95% ou mais de pureza. Suas placas de cobre e zinco também são maiores que as encontradas em baterias automotivas, além de mais leves.

Aplicações na prática

É possível aplicar essas baterias em uma série de equipamentos, sistemas e instalações físicas, que são:

-Geradores e kits com energia solar fotovoltaica;
-Sistemas UP e No-Break;
-Bateria auxiliar para som automotivo;
-Iluminação e sinalização para uso emergencial;
-Sistemas de vigilância e alarmes;
-Centrais de telefonia;
-Sistemas geradores de energia eólica;
-Sinalização e boias marítimas para uso de sistemas de telecomunicação;
-Gabinetes de rua;
-Mini e micro BTS;
-Monitoramento e redes de acesso remoto;
-Redes de fibra ótica;
-Redes GSM e wireless;
-Telecomunicações em geral.

O uso das baterias estacionárias consiste na melhor opção custo-benefício para os sistemas acima citados. Em geral, os equipamentos possuem um longo fluxo de corrente elétrica contínua, para que consigam armazenar e distribuir energia por mais tempo. As peças podem sofrer até 80% de descarga sem danificar sua vida útil, aguentando também maiores ciclos de carga.

Entendeu como é importante ter excelentes baterias para o sistema fotovoltaico? Você já conhecia essas fontes de armazenamento? Compartilhe suas impressões e experiências, comentando neste post! E não deixe de acompanhar nosso blog para ficar sempre em dia com as novidades do universo das energias renováveis!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


8 Respostas a “Baterias para o sistema fotovoltaico: entenda”

  1. Amanda disse:

    Justo o que eu procurava sobre baterias automotivas bh. Obrigada!

    1. Márcia Lima disse:

      Que ótimo, Amanda! Ficamos feliz em te ajudar! 🙂

  2. Antonio disse:

    Gostaria de construir um sistema autônomo de energia para minha residência mas não sei dimensionar os equipamentos necessários como placas, baterias, conversor, etc.
    Os eletrodomésticos principais de minha residência são 02 splits de 9000 btus, 01 geladeira duplex de 450 litros, 02 TVs led de 42 polegadas, 02 ventiladores de 40 cm, 02 computadores, 01 kit para internet e 01 forno microondas, 01 chuveiro elétrico, ferro de passar roupas e gostaria de instalar mais 01 split de 12000 btus.
    Para atender essa demanda quantas baterias, por exemplo, eu precisaria, qual a potência do conversor, etc. e essa baterias poderiam ser alimentadas por um gerador de automóvel?
    Será que vocês poderiam me ajudar? Aguardo resposta através do meu e-mail.
    Obrigado e um feliz natal para todos!

    1. Neto Rodrigues disse:

      Olá, Antonio. Trabalho com a SolarVolt e agradecemos seu comentário!

      Por gentileza, poderia nos encaminhar a solicitação para [email protected] ? Adicione, por favor, as seguintes informações: Cidade de instalação e telefone. Assim conseguimos te atender melhor, tudo bem?

      Feliz Natal para você e sua família. Um abraço!

  3. Ilson Rosa disse:

    Boa noite!
    Comprei uma bomba solar anauger P100, com um Driver e duas placas fotovoltáicas, que utilizo para oxigenação de água em um tanque de peixes, porém, sem bateria para armazenamento de energia para períodos noturnos e dias chuvosos. Tenho pesquisado sobre a bateria estacionária e gostaria de saber se ela pode ser aplicada ao meu caso e caso positivo qual a amperagem mais apropriada.

    1. Neto Rodrigues disse:

      Olá, Ilson. Tudo bem? Trabalho com a SolarVolt e agradeço seu comentário.

      Para um orçamento por gentileza encaminhe as especificações técnicas do equipamento para [email protected]

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Equipe SolarVolt

  4. Geraldo Barcelos disse:

    Posso convertê-las em 110v para alimentar luzes internas da casa? Quanto custa o sistema.

    1. Gabriel disse:

      Sim Geraldo, existem equipamentos que fazem essa conversão. O custo irá depender do projeto. Nos contate para entendermos melhor a sua necessidade e avaliarmos o projeto que lhe atende.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.