Como Funciona O Carregador De Carros Elétricos Com Energia Solar?

Como Funciona O Carregador De Carros Elétricos Com Energia Solar?

Uma das maiores dúvidas dos motoristas na hora de decidir se adquirem ou não um veículo elétrico é onde encontrar um carregador de carros elétricos. Será que o posto de gasolina tem uma “bomba de eletricidade”? 

Existem postos de carregamento de carros elétricos no Brasil? Tenho que andar com um carregador no porta-malas? E qual será o custo de carregamento dos carros elétricos?

Neste artigo, vamos solucionar todas as suas dúvidas sobre como funciona o carregamento do seu veículo com energia solar. Veja os tópicos que abordaremos:

  • Como é o funcionamento do carro elétrico?
  • Como se carrega um carro elétrico?
  • Postos de carregamento de carros elétricos no Brasil
  • Existe carregamento de carros elétricos gratuito?
  • Por que optar pela energia solar para carregar carros elétricos?
  • Carregamento de carros elétricos em condomínios

Boa leitura!

Como é o funcionamento do carro elétrico? 

Antes de saber como funciona um carregador de carros elétricos, é importante entender o funcionamento dos veículos em si. Os carros elétricos contam com quatro componentes indispensáveis: 

  • o motor de indução; 
  • o inversor; 
  • a bateria;  
  • o sistema de recuperação de energia. 

É na bateria que fica armazenada a energia necessária para o funcionamento do automóvel. O inversor é utilizado na conversão da corrente elétrica na corrente alternada que aciona o motor e faz o veículo funcionar. Já o sistema de recuperação é responsável por garantir que nenhuma energia seja desperdiçada.

O funcionamento do veículo elétrico pode variar de acordo com seu modelo. Atualmente, há no mercado quatro categorias de carros elétricos: 

  • os totalmente elétricos, que podem ser movidos a bateria, conhecidos como battery electric vehicle (BEV), ou a célula de combustível; 
  • os hydrogen fuel cell electric vehicle (FCEV); 
  • os híbridos, chamados de hybrid electric vehicle (HEV); 
  • e os híbridos plug-in, conhecidos como plug-in hybrid electric vehicle (PHEV). 

Conheça abaixo as diferenças entre eles.

Battery electric vehicle (BEV) 

Esses veículos utilizam apenas eletricidade em seu funcionamento. Para isso, a energia elétrica fica armazenada na bateria, que pode ser recarregada pelos freios regenerativos (kers) ou com energia elétrica vinda da rede de distribuição.

Hydrogen fuel cell electric vehicle (FCEV) 

A diferença desses automóveis para os BEV é que eles utilizam o gás hidrogênio como fonte majoritária de energia para impulsionar o motor. Há também ajuda dos freios regenerativos na recarga da bateria.

Hybrid electric vehicle (HEV) 

Esse tipo de carro elétrico é chamado de híbrido por possuir dois motores complementares, um que utiliza combustíveis à base de petróleo ou etanol e outro, elétrico. No caso desses veículos, não há recarga da bateria por fontes externas. Apenas os freios regenerativos e o motor a combustão fornecem a energia necessária.

Plug-in hybrid electric vehicle (PHEV) 

Os híbridos plug-in funcionam da mesma forma que os híbridos convencionais. No entanto, eles possuem baterias maiores e com mais autonomia, possibilitando a recarga por fontes externas de eletricidade. 

Isso permite que o carro funcione inteiramente à base de energia elétrica por distâncias maiores.

Como se carrega um carro elétrico?

Afinal, como se carrega um carro elétrico? É possível abastecer fora de casa? A tomada da minha residência é compatível? Assim como com o celular, preciso andar por aí com um carregador de carros elétricos para garantir que não vou precisar voltar a pé para casa? Não se preocupe, vamos esclarecer todas essas questões!

Há diversas formas de carregar carros elétricos. A primeira delas é em casa mesmo, nas tomadas de 110V ou 220V que já conhecemos. Para saber se essa opção vale a pena, o motorista deve calcular o custo do carregamento. 

A conta é simples: basta verificar a potência do veículo em Watts (W) e multiplicar pelo número de horas que ele precisa ficar na tomada para recarregar completamente a bateria. Dessa forma, o proprietário chega ao custo do quilowatt-hora (kWh). 

Outra maneira de “abastecer” esses automóveis é utilizando um carregador de carros elétricos feito especificamente com essa finalidade. Esse tipo de aparelho proporciona uma recarga mais rápida que uma tomada comum, mas pode não ser tão vantajoso. Além de ter um preço elevado — cerca de R$7 mil —, há chances de ser necessária uma adaptação na rede elétrica da residência para utilizá-lo.

E, finalmente, também é possível carregar carros elétricos em postos de carregamento especializados. Os chamados eletropostos possuem equipamentos que funcionam de forma diferente dos pontos de energia domésticos. 

Os aparelhos dos postos proporcionam uma carga ultrarrápida, com um período de espera entre 20 e 40 minutos. A dúvida é: existem postos de carregamento de carros elétricos no Brasil?

Postos com carregador de carros elétricos no Brasil

Muitos motoristas têm receio de que haja um alto custo de carregamento dos carros elétricos ou que não seja possível encontrar postos de carregamento de carros elétricos no Brasil, e ele acabe ficando na mão. 

O que muita gente não sabe é que existem, sim, eletropostos no nosso país e, dependendo da localidade, é possível recarregar seu veículo elétrico gratuitamente.O investimento em estações de recarga de veículos elétricos no Brasil tem crescido nos últimos três anos. 

Hoje, existem cerca de 500 pontos de carregamento de carros elétricos públicos em território nacional. Em 2018, o país inaugurou o maior corredor com postos de carregamento para carros elétricos da América Latina ligando Rio de Janeiro a São Paulo: Corredor da Via Dutra. 

E existe carregamento de carros elétricos gratuito? Sim! Nos pontos públicos, a cobrança pelo uso da energia é proibida pela legislação brasileira. Dessa forma, a recarga dos automóveis elétricos é gratuita nestes locais. Há também espaços privados, como estacionamentos de shoppings, que oferecem o carregamento gratuito para seus clientes.

Outra boa notícia é que o cenário de disponibilidade de pontos de recarga deve ficar ainda melhor: graças à resolução 819/2018 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), interessados em oferecer recarga dos automóveis elétricos podem cobrar pelo serviço. 

Essa garantia provavelmente servirá de incentivo para o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento de carros elétricos do país. 

Por que optar pela energia solar para carregar carros elétricos?

Que o carro elétrico é um bom investimento, já não restam dúvidas. Mas, por que é ainda ainda mais vantajoso optar pela energia solar para  carregar carros elétricos? A lista de razões é longa. A primeira delas é a sustentabilidade

De vilão do meio ambiente, o carro pode passar a mocinho se for movido a energia solar. Isso porque a radiação solar é uma fonte de energia limpa e renovável.

As fontes de energia renovável são aquelas que existem em abundância na natureza e são consideradas inesgotáveis. São elas: 

  • a radiação solar;  
  • o vento;  
  • a água;  
  • as marés;  
  • as ondas do mar;  
  • o calor proveniente da Terra; 
  • a biomassa. 

Além disso, elas são fontes limpas porque a geração de energia através delas não produz dióxido de carbono (CO2), um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Ou seja, além de não emitir gases poluentes em seu funcionamento, uma vez que não utiliza a queima de combustíveis fósseis para abastecer o motor, o carro elétrico movido a energia solar garante que até mesmo a eletricidade gerada para movimentá-lo poupe nossos recursos naturais.

Outra grande vantagem de investir na dobradinha carro elétrico e energia solar é a economia financeira. Se o motorista possuir um sistema fotovoltaico em casa, o custo de carregamento da bateria será bem mais baixo e pode até ser zerado.

Mora em um condomínio? Não tem problema, a seguir explicaremos como a presença de um carregador de carros elétricos em todos os condomínios não está tão longe da realidade.

Carregamento de carros elétricos em condomínios

Poder carregar o veículo em casa, além de confortável, é uma garantia de não ser vítima de nenhum imprevisto na rua, como ficar sem bateria em uma região em que não haja nenhum carregador de carros elétricos disponível, por exemplo. E, como falamos anteriormente, se essa eletricidade for gerada por um sistema fotovoltaico, há ainda uma grande vantagem financeira.

A geração de energia por meio de um sistema fotovoltaico pode contribuir para a redução de até 95% da conta de luz, graças ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Esse sistema permite que a eletricidade gerada pelo sistema voltaico, mas não utilizada, seja injetada na rede da concessionária de distribuição de energia elétrica. O valor dessa energia é descontado da sua conta de luz.

Assim, em um condomínio, a utilização de um sistema de geração de energia solar para carregamento dos veículos é extremamente vantajoso. Além de diluir o valor entre todos os condôminos que também possuem esse tipo de veículo, ter um carregador de carros elétricos à disposição é um incentivo para que mais pessoas optem por essa opção mais sustentável de locomoção.

A instalação de um sistema fotovoltaico em um condomínio ainda pode trazer outras vantagens, como valorização do imóvel e preparação do espaço para um futuro em que inevitavelmente conviveremos com mais veículos elétricos.

Se você ficou interessado em instalar um sistema fotovoltaico, garanta o acompanhamento de uma empresa especializada nesse tipo de empreendimento. A SolarVolt pode te apoiar em todas as etapas do projeto, fazendo a análise do terreno, da posição do sol e das condições da construção para garantir a eficiência do seu sistema.

No mercado desde 2013, já desenvolvemos mais de 1.500 projetos em 11 estados do país, contribuindo para criar uma nova cultura de energia mais sustentável para o Brasil. Contamos com uma equipe técnica qualificada para realizar um estudo de dimensionamento das usinas fotovoltaicas que atenda às suas necessidades e otimize os investimentos.

Também colocamos à disposição de nossos clientes assessoria integral para o financiamento e atendimento personalizado. Entre em contato conosco pelo site e solicite um orçamento!

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.