Os veículos elétricos ainda são para você uma imagem distante de modelos compactos e monótonos, que só existem em países muito ricos? Pois saiba que o carro elétrico está chegando aqui com força total! E eles vêm em modelos, preços e tipos de tecnologia variados. A pergunta é: nós estamos preparados para a chegada do carro elétrico no Brasil?
Como costuma acontecer com a adoção de novas tecnologias, a chegada do carro elétrico no Brasil de forma definitiva também será disruptiva. Mudanças na economia, nos hábitos dos motoristas, nas infraestruturas de abastecimento, entre outras, serão necessárias para a adaptação do país aos veículos elétricos.
Neste artigo, vamos discutir o cenário brasileiro atual para recepção dos carros elétricos e destacar os seguintes pontos:
- O veículo elétrico
- Funcionamento e estação de recarga de veículos elétricos
- As vantagens do carro elétrico
- Carro elétrico no Brasil: estamos prontos?
- Incentivo à aquisição de veículos elétricos
- Isenção de IPVA dos veículos elétricos
- Carros elétricos e energia solar
Siga conosco e boa leitura!
Como é o veículo elétrico?
Embora tenham cara de tecnologia do século XXI, os carros elétricos são tão antigos quanto os automóveis “comuns” que conhecemos, movidos a combustão de gasolina, álcool ou diesel. E já foram, inclusive, mais desejados que eles.
No início do século passado, as lojas de automóveis ofereciam aos consumidores carros elétricos, a combustão, ou a vapor. E, curiosamente, o que apresentava maior praticidade era justamente o elétrico, uma vez que os veículos a combustão precisavam de ativação por manivela.
Com a descoberta de petróleo em larga escala, a gasolina acabou se tornando a fonte de energia mais facilmente disponibilizada. Dessa forma, os carros a combustão ocuparam o local de preferência de indústrias e consumidores.
Hoje em dia, no entanto, os veículos elétricos estão voltando com força total à disputa, muito em função da conta que a natureza está nos cobrando pelo uso exacerbado do petróleo. A seguir, entenda como funcionam os veículos elétricos e as estações de recarga e conheça as vantagens da utilização desses automóveis nos dias atuais.
Funcionamento e estação de recarga de veículos elétricos
Os carros elétricos dependem de quatro componentes básicos:
- bateria;
- inversor;
- motor de indução;
- sistema de recuperação de energia.
A bateria armazena a energia que será utilizada, o inversor converte a corrente elétrica em alternada, acionando o motor e fazendo o veículo funcionar. O sistema de recuperação garante que não haja desperdício de energia.
A recarga da bateria pode ser feita em tomadas residenciais, em aparelhos Wallbox ou em uma estação de recarga de veículos elétricos. A vantagem das estações é que, nelas, a recarga pode ser feita em minutos, enquanto as outras opções podem levar de 8 a 20 horas. Por isso, então, são chamadas de estações de recarga rápida.
A estação de recarga funciona com tensão elétrica (ou voltagem) e corrente elétrica (amperagem) diferentes das de uma tomada comum, o que reduz o tempo do processo. Elas operam em 500 volts e 125 ampères, possibilitando uma carga de até 80% na bateria dos veículos em apenas meia hora.

Por que o elétrico é uma opção mais sustentável?
Um dos maiores desafios da atualidade é encontrar maneiras para suprir as necessidades da geração atual sem prejudicar as gerações que estão por vir. É aí que entra o conceito de desenvolvimento sustentável, que busca unir o progresso da sociedade e a preservação dos recursos naturais do planeta.
Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre eles, figura o objetivo “Ação contra a mudança global do clima”, no qual os veículos elétricos podem ter um papel muito importante.
Os modelos veiculares que funcionam à base de combustíveis derivados do petróleo liberam dióxido de carbono (CO2) em sua queima. A acumulação desse gás na atmosfera terrestre cria buracos na camada de ozônio, que tornam o planeta mais suscetível aos raios solares. Já no funcionamento do carro elétrico, não há liberação de gases causadores do efeito estufa, pois o único subproduto da reação que acontece na bateria é a água.
De acordo com um estudo realizado pelas universidades de Radboud, Exeter e Cambridge, nas condições atuais, a utilização de carros elétricos já é melhor para o meio ambiente em 95% do mundo.
Os responsáveis pela pesquisa projetam que, em 2050, a cada dois veículos nas ruas, um poderia ser elétrico. Se isso acontecer, as emissões globais de CO2 podem diminuir em até 1,5 gigatoneladas por ano.
Outras vantagens do carro elétrico
Além de ser melhor para o planeta, os veículos elétricos trazem diversas outras vantagens, confira:
Eficiência energética
Os carros elétricos consomem entre 90% e 95% da eficiência energética disponível no motor, enquanto os veículos movidos a combustão têm aproveitamento de apenas 30% a 40% da energia, e o restante se perde em calor e ruído.
Pouca necessidade e baixo custo de manutenção
Por haver um menor desgaste das peças e não haver necessidade de substituir partes como filtros de óleo e ar, velas de ignição e correia dentada, a manutenção de um veículo elétrico é mais simples e barata que a de outros modelos. Em média, os gastos são entre 20% e 30% mais baixos.
Custo por quilômetro rodado
A energia elétrica é mais barata que a gasolina, o diesel e o etanol, o que torna o custo de utilização do carro mais baixo.
Menos poluição sonora
Como não há queima de combustível e sistema de escape, os motores de veículos elétricos são silenciosos. Assim, esses carros proporcionam mais conforto e bem-estar aos ocupantes e aos habitantes das cidades, principalmente a quem vive às margens de rodovias e vias expressas.
Desempenho
O veículo elétrico consome energia de maneira mais equilibrada em congestionamentos. Além disso, a instalação dos módulos da bateria no assoalho do carro tornam o centro de gravidade do veículo mais baixo. Isso favorece a estabilidade do automóvel, especialmente ao fazer curvas.
Com todas essas vantagens, parece não haver motivos para que ainda não tenha ocorrido uma substituição completa dos carros convencionais por carro elétrico no Brasil. O que ainda falta? Siga a leitura para entender se o país está pronto para a chegada dessa nova tecnologia.
Carro elétrico no Brasil: estamos prontos?
A presença do carro elétrico no Brasil está em alta. Em 2020, houve um aumento de 66,5% no número de emplacamentos de automóveis elétricos e híbridos, em comparação com 2019. Foram 19.745 automóveis movidos a energia elétrica vendidos. Mas será que nós temos a infraestrutura necessária para receber esses veículos?
A questão estrutural é um problema global. Estimativas da Agência Internacional de Energia (IEA) indicam que se, até 2030, os carros elétricos representarem 30% do mercado automotivo, serão necessárias entre 14 milhões e 30 milhões de estações de recarga em todo mundo. Em 2018, apenas 600 mil estavam disponíveis.
Hoje, no Brasil, existem aproximadamente 500 estações de recarga de veículos elétricos. O investimento tem crescido nos últimos três anos, principalmente com o aumento no número de eletropostos públicos. Em 2018, um marco importante foi a inauguração do Corredor da Via Dutra, ligando Rio de Janeiro e São Paulo. A via é o maior corredor com postos de carregamento para carros elétricos da América Latina.
A autonomia, que antes era um fator negativo na hora de optar pela compra de um carro elétrico, também sofreu mudanças. De acordo com um levantamento feito pelo Office of Energy Efficiency & Renewable Energy, dos Estados Unidos, em 2020 a autonomia dos veículos elétricos chegou a 402 km por carga.
Esse valor é quase quatro vezes maior que há nove anos, quando esses automóveis alcançavam apenas cerca de 110 km por carga.
A maior desvantagem que o veículo elétrico ainda apresenta para os brasileiros é o preço. No entanto, os incentivos à aquisição, dos quais falaremos a seguir, podem jogar por terra esse último obstáculo à popularização do carro elétrico no Brasil.
Existe incentivo à aquisição de veículos elétricos?
O nosso país conta com alguns incentivos à aquisição de veículos elétricos. O governo federal lançou, em 2018, o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística. A estratégia busca desenvolver o setor automotivo no país e pode beneficiar o investimento em veículos elétricos no Brasil.
Com o Rota 2030, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros elétricos poderá ser reduzido de 25% para a faixa entre 7% e 18%. Isso tornará o mercado muito mais atrativo.
Além disso, a resolução 819/2018 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) garante que os interessados em oferecer recarga dos automóveis elétricos possam cobrar pelo serviço. Isso diminui as incertezas dos interessados em investir na área e, dessa forma, incentiva o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no país.
Isenção de IPVA dos veículos elétricos
Embora não haja nenhuma lei federal que determine a isenção do IPVA de veículos elétricos no país, vários estados possuem alíquota diferenciada. Em sete das unidades federativas, os proprietários de veículos movidos a motor elétrico são isentos do imposto.
Dá para usar energia solar em carros elétricos?
A associação da tecnologia dos veículos elétricos com a da energia solar não só é possível como é muito recomendada. Ambas as tecnologias são totalmente compatíveis e podem fazer uma dobradinha com muitas sinergias.
Além de todos os fatores já apresentados, há uma forma de tornar o veículo elétrico ainda mais vantajoso. Se a eletricidade utilizada para carregar a bateria dos carros elétricos vier de uma fonte de energia limpa, como a energia solar, a contribuição para o meio ambiente será ainda maior.
Isso porque, além de não emitir gases do efeito estufa em seu funcionamento, o automóvel utilizará uma fonte energética que poupa nossos recursos naturais e não produz resíduos para além dos painéis (que, mesmo assim, têm uma vida útil de pelo menos 25 anos). E a geração de energia solar pode ser feita em praticamente qualquer lugar, até em apartamentos.
A aliança entre veículo elétrico e energia solar também é benéfica para o bolso do consumidor. Caso o motorista possua um sistema fotovoltaico em casa, o gasto pode ser mínimo ou até zerado.
Ficou interessado? Então conte com a expertise da SolarVolt para a instalação do seu sistema fotovoltaico e faça parte de uma nova cultura de sustentabilidade! Com quase 10 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa já foi responsável pela instalação de 1500 projetos fotovoltaicos em empreendimentos diversos, como prédios residenciais e comerciais, indústrias e fazendas.
A SolarVolt possui uma equipe técnica qualificada para assessorar você em todas as etapas do projeto, do estudo de viabilidade financeira até a montagem, operação e manutenção do sistema. Realizamos uma consultoria personalizada para cada cliente e apresentamos informações atualizadas da tecnologia fotovoltaica e da regulação do setor de energia solar.Nós garantimos que o sistema fotovoltaico se integre de forma harmônica ao seu projeto, atendendo sua necessidade da forma mais eficiente possível. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Revisado por: