Energia solar na fazenda de laticínios

Energia solar na fazenda de laticínios

O uso de fontes renováveis tem aumentado a cada ano. Devido à necessidade de gerar energia com baixo impacto ambiental e custos menores, as empresas têm investido cada vez mais nessa alternativa. Como exemplo, a energia solar na fazenda de laticínios, já é uma alternativa.

Quer entender mais sobre esse tema? Neste texto explicaremos tudo para você! Primeiramente, diremos o que é a energia solar e diremos quais as características das indústrias de laticínios. Posteriormente, apresentaremos as vantagens e desvantagens dessa fonte de alternativa e quais as possibilidades de financiamento para essa indústria.   

O que é a energia solar?

A energia solar é sustentável, renovável e alternativa às fontes convencionais. Ela utiliza a luz solar como fonte de energia e pode ser utilizada de diferentes formas, como energia heliotérmica, aquecimento solar e energia solar fotovoltaica. 

Algumas das características dessa fonte são as seguintes:

  • gerar economia entre 50% e 95% na conta de luz;
  • possui uma vida útil de mais de 20 anos, com manutenção baixa;
  • proveniente de energia dos raios solares. 
  • além de não gerar resíduos é renovável, o que a torna mais viável que a hídrica, fonte limpa, porém dificilmente renovável. 

Devido às características listadas acima, essa fonte de energia foi adicionada como um dos caminhos para investir na sustentabilidade da Agenda 2030 da ONU. Desse modo, conhecer e implementar a energia solar torna-se cada vez mais essencial para as empresas preocupadas com o futuro do planeta. 

Como funciona o sistema solar fotovoltaico?

Para produzir energia elétrica, a implementação de um kit de energia solar é necessária. Assim, são instalados os seguintes equipamentos:

  • placas solares; 
  • inversores de frequência;
  • cabeamentos;
  • transformadores
  • sistema de monitoramento.

Ao captar a luz solar os painéis a transformam em uma corrente contínua (CC) essa passa pelo inversor, onde é alterada em corrente alternada (CA) que é a corrente de uso convencional. Como já foi dito, a manutenção do equipamento é simples, os painéis devem ser regularmente limpos e técnicos especializados devem realizar inspeções.

 

Quais as características das indústrias de laticínios?

É inegável que toda indústria demanda grande quantidade de energia, quando falamos das fábricas de laticínios precisamos ter em mente que a necessidade é para os seguintes equipamentos:

  • produção de produtos;
  • refrigeração;
  • aquecimento;
  • limpeza.

Além disso, devemos também levar em consideração que uma fábrica de laticínios tem produtos e insumos altamente perecíveis. Assim, instabilidades no fornecimento de energia podem afetar diretamente a produção e armazenamento. Portanto, essa indústria necessita de um sistema sólido, estável e confiável. 

Apresentadas essas características, podemos perceber que o sistema de energia solar na fábrica de laticínios é extremamente viável, uma vez que sua estrutura demanda alto gasto de eletricidade e ao mesmo tempo segurança.

Além de tudo, uma das características propícias para a adesão desse sistema pela indústria de laticínios é o fato de que, normalmente, há muito espaço disponível para a instalação da estrutura neste local, uma vez que é imprescindível áreas livres onde os painéis possam ser instalados diretamente no solo ou telhados dos galpões de produção, tornando-os assim mais produtivos.  

Quais as vantagens e desvantagens da energia solar na fazenda de laticínios?

Agora que você já sabe o que é a energia solar e quais as características que influenciam na instalação desse sistema para uma fábrica de laticínios, veja quais as vantagens e desvantagens em recorrer à essa fonte:

Economia

Investir em energia solar na fazenda de laticínios, pode diminuir entre 50% e 95% da sua conta de energia! Isso acontece porque o sistema de energia gerará eletricidade independente do sistema convencional. Desse modo, a conta ficará livre de encargos e tributos, bandeiras tarifárias e quaisquer outros valores que podem encarecer o preço final. 

Sustentabilidade 

Além da redução na conta de energia, uma das maiores vantagens em investir em energia solar é a possibilidade de obter uma fonte renovável e sustentável. Tendo em vista que o sistema fotovoltaico utiliza a luz solar para produção, é importante destacar que ele não produz resíduos e não utiliza recursos não renováveis para geração de eletricidade. 

Pouca interferência na operação

Por fim, uma das maiores vantagens da energia solar é que sua instalação interfere pouco no funcionamento da instalação elétrica pré-existente. Desse modo, o sistema funcionará de forma independente ao mesmo tempo em que está conectado ao sistema convencional. 

Outra vantagem destacada aqui é que, por ser independente da energia elétrica existente, ele pode continuar produzindo a energia necessária para o abastecimento da fábrica. Assim, caso haja falhas no sistema, a empresa não terá prejuízos em sua produção e armazenamento. 

Dependência da luz solar

Uma desvantagem de investir em energia solar é a dependência da luz solar. Apesar de o Brasil ter grande incidência de luz solar, é preciso destacar que, em dias nublados e meses mais frios, esse pode ser um fator negativo para geração de energia. 

Custo para instalação 

Apesar de o sistema solar ser o mais barato dentre os equipamentos de geração de energia, os custos para instalação devem ser considerados com atenção antes da implementação. Devidamente instalados, esses precisam somente de limpeza e eventuais reparos simples e acessíveis.  

Quais as possibilidades de financiamento?

Como dissemos, nem sempre investir em energia solar é uma opção para os empreendedores que precisam gerenciar os recursos da sua fábrica. Pensando nisso, existem algumas iniciativas que tornam essa uma possibilidade para os donos de fábricas. Algumas das opções são as seguintes:

  • CDC Sustentável;
  • BNDES Finame – Baixo Carbono;
  • Proger Urbano Empresarial;
  • FCO Empresarial;
  • BDMG Fotovoltaico. 

Quer conhecer mais detalhes sobre essa opção? Veja o nosso artigo Como fazer para pagar minha usina fotovoltaica sem tirar dinheiro do bolso?

Homem com vaca

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Ao longo deste texto explicamos o que é a energia solar na fazenda de laticínios. Primeiramente, dissemos que a energia solar é uma fonte natural e renovável, gratuita e alternativa viável em um momento em que é essencial pensar em novas formas de fontes energéticas. Posteriormente, apresentamos as características das indústrias de laticínios e quais as vantagens e desvantagens da implementação desse sistema. 

Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de acessar nosso Guia Definitivo sobre energia solar para a indústria de laticínios

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.