Com gosto de sol: conheça marcas de cervejas produzidas com energia solar

Com gosto de sol: conheça marcas de cervejas produzidas com energia solar

O investimento em energia solar tem sido a aposta de grandes cervejarias pelo mundo. Isso porque cervejas produzidas com energia solar incluem um misto de vantagens econômicas, de marketing e negócios. E a razão é simples: ao investir em energia solar, as cervejarias conseguem uma grande economia com energia elétrica e ainda se alinham às estratégias de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), o que é bem visto aos olhos do mercado e dos consumidores.

Neste artigo, você vai conhecer algumas marcas de cervejas produzidas com energia solar que estão se destacando no setor no Brasil e no mundo.

Para isso, vamos abordar os seguintes pontos:

  • Como a indústria utiliza a energia solar?
  • Como é o gasto com energia elétrica em cervejarias?
  • Como funciona a energia solar fotovoltaica nesses casos?
  • Quais as vantagens das cervejas produzidas com energia solar?
  • Quais são as principais marcas de cerveja com energia solar no mundo?
  • Quem usa energia solar na produção de cerveja no Brasil?

Então, quer conhecer melhor esse universo? Saiba mais a seguir!

Como a indústria utiliza a energia solar?

Inúmeras indústrias no Brasil utilizam a energia solar como fonte de eletricidade. É possível citar o setor automobilístico, cosméticos e bebidas, como as cervejarias, por exemplo. O processo de geração de energia solar industrial é semelhante ao de residências e estabelecimentos comerciais. O único fator que diferencia essa energia das demais é a escala, já que indústrias possuem um grande número de equipamentos e demandam um altíssimo consumo energético.

Ao instalar o sistema fotovoltaico, é possível chegar a uma economia superior a 90%, graças ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esse sistema permite que, caso a energia solar produzida para uso industrial não seja utilizada em sua totalidade, esse excedente seja injetado no sistema da distribuidora de energia local e convertido em créditos. Os créditos energéticos podem ser utilizados dentro de um prazo de 60 meses.

Como é o gasto com energia elétrica em cervejarias?

Indústrias, no geral, demandam alto consumo de energia. Estamos falando de fábricas com equipamentos industriais, sistemas de refrigeração, maquinário, em alguns casos, até mesmo integração de computadores ligados 24 horas por dia. Se for o caso de empresas de produção em larga escala, é um consumo maior ainda.

Dentro do ramo das bebidas, a produção de cerveja implica em um rigoroso processo que precisa considerar a qualidade do produto, pH, temperatura, qualidade dos ingredientes, entre outros diversos fatores. E aqui, a energia elétrica é demandada em quase todos os passos, como: resfriamento, envase, rotulagem, armazenamento, etc.

De acordo com o manual da Associação Americana de Cervejarias (Brewers Association/USA), para cada barril de cerveja, uma fábrica pode utilizar entre 12 e 22 kWh, dependendo do tamanho da empresa.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, 9,2% do consumo energético no país é da indústria de alimentos e bebidas, que inclui as cervejarias. Esse setor tem um gasto energético de quase 27.000 GWh anuais. 

Imagem: br.freepik.com

Como funciona a energia solar fotovoltaica nesses casos?

A energia solar fotovoltaica para cervejaria segue basicamente as mesmas regras de funcionamento para outros estabelecimentos, seja comércios ou residências. A diferença está na escala de proporção do tamanho/espaço ocupado e potência instalada.

Um sistema de energia fotovoltaica industrial precisa dos mesmos componentes que qualquer outro, a citar: placas solares; inversor; string box; baterias, para sistemas off-grid; cabos e conectores.

Os painéis captam a radiação solar e a transformam em eletricidade de corrente contínua (CC), que não é suportada pela rede. Por isso, essa energia precisa passar por um inversor, que a converte em corrente alternada (CA), adequada ao uso pelos equipamentos industriais.

A instalação de um sistema fotovoltaico é bem simples e as cervejarias, em geral, possuem características que facilitam ainda mais a escolha do local para instalação dos painéis. Via de regra, os módulos precisam ser instalados em espaços extensos e abertos, como amplos telhados ou estacionamentos.

Mas somente isso não basta, para viabilizar a instalação devem ser observados alguns pontos cruciais como:

Embora a instalação dos painéis fotovoltaicos seja simples, é indispensável contar com o auxílio de um profissional para a implantação correta do sistema de energia solar industrial. 

Uma vez instalado, o sistema de energia solar fotovoltaica já começa a mostrar seus resultados e trazer bons retornos àquela empresa que investiu no projeto.

Saiba mais sobre essas vantagens a seguir e conheça quais são as empresas que já estão colhendo frutos do investimento em energia solar no ramo das cervejarias.

Quais as vantagens das cervejas produzidas com energia solar?

A utilização de um sistema fotovoltaico em uma fábrica de cerveja possibilita a economia de até 90% do valor gasto com energia elétrica. Estamos falando de uma geração própria de energia e também da injeção do excedente no sistema da rede distribuidora.

Em média, módulos fotovoltaicos possuem uma garantia de performance de 25 anos, com pouquíssima perda de eficiência. Já o tempo médio de retorno para esse tipo de investimento é de 2 a 5 anos.

A indústria, em geral, tende a investir cada vez mais nas práticas sustentáveis e diversos tipos de ações relacionadas com a preservação do meio ambiente, como ESG.

Essa sigla, que significa Environmental, Social and Governance, ou “Ambiente, Social e Governança”, em tradução livre, é um indicador utilizado para avaliar práticas empresariais associadas a esses três conceitos. A adoção de energias renováveis, como a energia solar fotovoltaica, é uma dessas práticas.

Além disso, existem fundos de investimento específicos para empresas ESG no Brasil e no mundo. Dessa forma, obter esse e outros selos é algo que pode facilitar o reconhecimento como empresa sustentável.

Por outro lado, investidores e consumidores também estão dando preferência às marcas que se preocupam verdadeiramente com essas práticas. Pesquisas apontam que 87% dos consumidores preferem adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Ao investir em energia solar, a cervejaria, além de ter ganhos sólidos com a economia de energia, se mostra ainda alinhada ao pensamento verde. Afinal, estamos falando de uma fonte de eletricidade limpa e renovável. 

Quais são as principais marcas de cerveja com energia solar no mundo?

De acordo com o grupo internacional Solarplaza, os primeiros produtores de cerveja a utilizar energia solar foram empresas pequenas, como a Left Hand Brewing Company, no Colorado, que instalou 4.8kW em meados de 2006.

Atualmente, existem centenas de cervejarias no mundo que já aderiram à energia solar como única fonte de energia para a produção da bebida e se tornaram gigantes no segmento.

O Solarplaza, inclusive, enumerou as 100 maiores cervejarias do mundo que utilizam energia solar. Em primeiro lugar está a fábrica da Heineken, na Holanda, com uma geração de 4,569 MWh por ano, produzidos a partir de 16.524 módulos fotovoltaicos. Qual a dimensão disso? É maior que oito estádios de futebol juntos!

Em segundo lugar, outra fábrica da Heineken, dessa vez na Itália, com 13 mil painéis e 4,420 MWh gerados por ano. Seguida da MillerCoors, na Califórnia/EUA, com mais de 10 mil painéis, e outras dezenas de fábricas concentradas nos Estados Unidos, Austrália, Itália, Singapura, Bélgica, China, Reino Unido, Croácia e Nova Zelândia.

Quem usa energia solar na produção de cerveja no Brasil?

Diversas fábricas situadas no Brasil aproveitam das características climáticas brasileiras e da alta incidência de luz solar em algumas regiões para utilizar a energia solar fotovoltaica. 

Para se ter noção, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, incide sobre o país, diariamente, entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m².  Ainda segundo o mesmo Atlas, no local menos ensolarado do país, é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha, por exemplo, que é considerada potência mundial em investimento em energia solar. 

Dentro do universo das cervejarias, recentemente, a Heineken, que tem investido fortemente em energia solar na produção de suas cervejas pelo mundo, anunciou a fabricação da cerveja Sol no Brasil, com 100% de energia solar em todos os processos de produção.

Segundo a empresa, a utilização da energia solar nas unidades de Ponta Grossa (PR) e Jacareí (SP) faz parte do pilar da estratégia de sustentabilidade do Grupo Heineken, “Drop the C”, que trabalha a redução na emissão de CO2 em toda a cadeia e tem como meta atingir 100% de consumo de energia renovável em todas as cervejarias do grupo até 2023 no Brasil.

Além da Heineken, cervejarias menores, ou micro cervejarias, também têm investido na energia solar. Afinal, não importa o tamanho da empresa, todo tipo de estabelecimento pode utilizar energia solar.

Para exemplificar, é possível citar a micro cervejaria Dortmund, em Serra Negra (SP), a Doktor Brau, na divisa entre Pouso Alegre e Congonhal (MG) e a 4Beer, em Porto Alegre (RS) como algumas cervejarias que investiram fortemente na instalação de módulos fotovoltaicos em suas fábricas no Brasil.

E você? Está pensando em investir em energia solar fotovoltaica? Conte com a equipe de especialistas da Solarvolt!

Para garantir a instalação correta e a eficiência do sistema fotovoltaico, é indispensável que haja uma análise estrutural e técnica profissional. Apenas um especialista poderá determinar o local mais adequado e realizar a instalação apropriadamente. 

A SolarVolt oferece todas as informações necessárias acerca de viabilidade técnica, regulamentação e possíveis opções de financiamento para o seu projeto de energia solar industrial!

Faça já seu orçamento!

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.