Conheça agora o que são cidades sustentáveis!

Conheça agora o que são cidades sustentáveis!

De acordo com o relatório de 2020 da Organização das Nações Unidas World Cities Report 2020, as cidades bem planejadas, administradas e financiadas, possibilitam criar maiores benefícios econômicos, sociais, ambientais e de governança para a população. Com isso será possível observar melhoria na vida das pessoas nas cidades, reduzindo as mudanças climáticas, a pobreza, as desigualdades sociais e o desemprego. Todo esse desenvolvimento faz fortalecer a necessidade das cidades sustentáveis.

Mas como as cidades podem desenvolver a sustentabilidade para alcançarmos qualidade de vida?  Como podemos planejar as cidades com soluções que preservem a natureza trabalhando por uma vida mais saudável voltada para a preservação do meio ambiente?

No BLOG de hoje, nós da SolarVolt, vamos lhe apresentar as possibilidades para criarmos cidades sustentáveis e como você pode contribuir com ações e mudanças de atitudes para participar dessa mudança.

O que são cidades sustentáveis?

São consideradas cidades sustentáveis aquelas que alinham seus padrões de vida, produção e consumo com base em uma combinação entre aspectos econômicos e socioambientais. Em vez de promover um crescimento e consumo desordenados, as cidades sustentáveis buscam implementar políticas públicas sustentáveis voltadas para a preservação do meio ambiente e investem na melhoria da qualidade de vida da população. É um conceito de cidade que busca o uso responsável dos recursos naturais, a fim de preservá-los para as futuras gerações.

De acordo com a Arcadis (consultoria especializada), são nove aspectos básicos de habitabilidade para uma cidade prosperar em termos de qualidade de vida. Entre os aspectos, estão uma cidade verde, inteligente, saudável e regenerativa. Do mesmo modo, a Arcadis destaca três pilares essenciais para mensurar a sustentabilidade de uma cidade: aspectos sociais voltados para o bem estar da população, preservação ambiental e econômicos. 

O que é preciso fazer para criarmos uma cidade sustentável?

Conheça agora as principais mudanças para criarmos uma cidade sustentável:

01 – Políticas Públicas

Já falamos aqui que o desenvolvimento de políticas públicas impulsionam a cidade rumo à sustentabilidade – portanto, a participação do governo é fundamental. Isso porque eles dispõem de mecanismos que incentivam boas práticas coletivas e podem criar sanções e leis para garantir atividades que beneficiam as comunidades e o meio ambiente. Desta forma é possível transformar ideias em realidade, sanando problemas ambientais de várias origens.

02 – Mobilidade E Acessibilidade

Podemos dizer que um dos segmentos de destaque entre as cidades que investem em mudanças sustentáveis é a mobilidade urbana. Priorizando hábitos que reduzem a emissão de carbono e outros gases de efeito estufa (GEE), vilões que estão por trás do aquecimento global, algumas cidades investem em infraestrutura para o transporte público, a fim de que seja priorizado por mais gente, e em meios alternativos como o uso de bicicletas e caminhadas.

Outro ponto de destaque é a acessibilidade. As ruas, calçadas e transporte público devem ser adaptados para facilitar a circulação de ciclistas e pedestres, e ainda das pessoas com deficiência física ou visual a transitarem e serem incluídos nos centros urbanos.

03 – Desenvolvimento Planejado

Contrariando a tendência desordenada que fez crescer as metrópoles, as cidades sustentáveis planejam seu desenvolvimento, englobando demandas ambientais e sociais. Com o crescimento organizado das cidades podemos evitar ocupações irregulares de encostas ou outros locais de risco, além de priorizar construções que beneficiem a qualidade de vida e preservem o meio ambiente.

04 – Arquitetura

Cidades mais avançadas no caminho da sustentabilidade já incluem um ideal em suas construções, preparadas para a recuperação em caso de desastres e acidentes. Além da captação da água da chuva para a irrigação de jardins e a utilização de telhados para a criação de usinas solares, uma arquitetura sustentável propicia a preservação dos aspectos relacionados ao clima nos grandes centros urbanos.

05 – Áreas Verdes

A urbanização destruiu matas e florestas, desta forma, os centros urbanos amargam os impactos dessa prática destrutiva. Solos e rios ficaram desprotegidos, sendo degradados com maior facilidade. A falta de áreas verdes dificultou a captação da água da chuva, facilitando problemas como enchentes. Por isso, a arborização e conservação da vegetação nativa devem fazer parte dos compromissos das cidades sustentáveis.

06 – Produção E Consumo Energético

Como a ideia é reduzir a poluição do ar e o efeito estufa é importante diminuir o consumo exacerbado de energia elétrica. Outro ponto importante é a mudança na produção energética, alternando sua matriz e preferindo fontes de energia sustentável e renovável para dispensar o uso de combustíveis fósseis. E por aqui podemos destacar a utilização de usinas solares como fonte de energia sustentável.

Saiba mais sobre:  Cidades Sustentáveis no Brasil e no Mundo!

Energia Solar e Sustentabilidade

Podemos afirmar que a energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza, o que quer dizer que a captação de energia elétrica é realizada através da luz do sol, permitindo que os recursos naturais possam ser usados de forma abundante e renovável e com isso, não traz riscos para o meio ambiente.

A energia solar é uma tecnologia econômica e renovável, que contribui para um país mais sustentável, trazendo diversos benefícios para o meio ambiente, como podemos destacar:

  • A redução de poluição por fontes contaminadoras;
  • A diminuição do desmatamento; 
  • A elevação do uso de recursos naturais.

Como a energia solar é uma das principais apostas para geração de energia sustentável e acessível, é preciso que você conheça algumas de suas principais características. 

  • Pode gerar uma economia de até 99% das despesas com eletricidade;
  • Além de sustentável, ainda é considerada renovável e alternativa às fontes convencionais que poluem o meio ambiente;
  • Possui baixa necessidade de manutenção e durabilidade de mais de 20 anos.

É possível utilizar a energia solar em diversas ocasiões do nosso dia a dia, como para o aquecimento de água para o consumo, eletricidade em tomadas e aparelhos eletrônicos, etc. Por conta disso, a geração de energia elétrica deve ser feita de modo consciente e econômico.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre energia solar? Acesse nosso BLOG e saiba mais sobre as vantagens e facilidades da instalação de usinas solares! Participe da criação de cidades mais sustentáveis! Entre em contato com a SolarVolt para saber como podemos te ajudar!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.