Não é de hoje que o mercado vira seus olhos para o uso da energia solar.
Nos mais diversos segmentos, organizações, empresas e pessoas físicas direcionam esforços para minimizar os danos ao meio ambiente, gerando economia para seus estabelecimentos e residências, por meio de produções sustentáveis de energia elétrica.
Você sabia que, dentre as formas alternativas de se produzir energia renovável, a fotovoltaica é uma das que mais se adapta ao nosso país e também é aquela com maior eficiência de produção?
E não importa o tamanho do seu projeto, existem alternativas para todos os tipos de interesses. Dentro desse contexto, os clubes podem ser extremamente beneficiados. Isso porque são espaços com alta demanda energética e com viabilidade técnica de sobra para a instalação das placas solares.
É o caso da AABB Abaeté, que decidiu apostar no futuro e investir na energia solar em parceria com a SolarVolt. A seguir, conheça alguns detalhes desse projeto de sucesso que une sustentabilidade, compromisso ambiental, profissionalismo e economia de energia.
E saiba como a SolarVolt ajudou a AABB Abaeté a economizar em sua conta de luz, utilizando apenas a energia da fonte natural com maior disponibilidade em nosso planeta, os raios solares.

Os primeiros contatos entre a SolarVolt e a Associação Atlética Banco do Brasil – Abaeté começaram muitos meses antes da instalação da usina fotovoltaica. Isso porque foi feita toda uma análise da estrutura física disponível para instalação dos equipamentos, juntamente com o dimensionamento da quantidade de energia a ser produzida. Além da avaliação de custos, retorno do investimento, economia anual projetada com a implantação do sistema de energia solar da SolarVolt, dentre outras questões técnicas.
De acordo com a vice-presidente da AABB, Maria Amália de Andrade Romualdo, os gastos com energia foram aumentando gradualmente e de forma progressiva, com valores muito mais altos do que o previsto. Coisa que, segundo ela, já estava ocorrendo e levando, até mesmo, à necessidade de realocar recursos para suprir os custos com eletricidade.
Em função disso, Maria Amália começou a procurar fontes alternativas de energia. “Expandimos o clube e a demanda por energia ficou muito alta. Isso nos levou à procura por algo melhor, por uma solução mais eficaz e duradoura. Com a expansão da SolarVolt em nossa cidade, nos inteiramos mais sobre o projeto e nos interessamos bastante pelo que nos foi oferecido”, conta.
A partir daí, as negociações tiveram início. Mas antes disso, foi realizada uma análise de planejamento para o projeto. “Eles vieram in loco, fizeram toda a programação das nossas necessidades. Sentimos segurança e encontramos evidências de que era uma empresa ética e altamente profissional. Uma empresa que realmente estuda o problema do cliente e encontra a maneira de solucioná-lo com a melhor eficiência possível”, completa.
Apesar disso, como em qualquer investimento, houve um certo receio no início. As atividades do clube não podiam parar, pois, caso contrário, iriam prejudicar as finanças do estabelecimento. O que não foi nenhum problema para a SolarVolt. “Com o tempo, criamos coragem. E eles cumpriram o prometido: o clube, em nenhum momento, parou de funcionar”, conta a diretora.
E, em dezembro de 2020, os equipamentos foram instalados nos telhados das estruturas do local. A iniciativa atuou em duas frentes.
- A primeira delas foi um sistema de 42.16 kWp, com 124 módulos fotovoltaicos de 340 W. Essa usina foi acomodada sobre a academia e a sauna, acoplada a um inversor da WEG de 40 kW.
- Já a segunda usina foi conectada acima do ginásio. Com 98.64 kWp, 274 módulos de 340 W e um inversor da WEG de 70 kW.
Ao fim, todo o projeto resultou em um sistema fotovoltaico de 140 kWp.
Como foi o processo de instalação dos projetos de energia solar?
O sistema de produção de energia fotovoltaica da AABB – Abaeté foi dividido em dois projetos principais que se complementam, e a implementação de ambos durou aproximadamente 20 dias.
Como dito, uma das preocupações da diretoria do clube era com relação à necessidade de fechar o local para implantação dos módulos fotovoltaicos, o que seria um empecilho para a assinatura do contrato. Contudo, a SolarVolt demonstrou completo profissionalismo e discrição durante a instalação dos equipamentos. Tanto que alguns frequentadores do clube nem mesmo notaram que o serviço estava sendo executado. E aqueles que notavam, ficavam curiosos e interessados em saber mais a respeito da energia solar, o que no final das contas, funcionou também como um marketing de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente por parte da AABB.
O presidente da AABB Abaeté, Antônio Marcos Costa Silva, optou pelo kit da WEG justamente por exigir um alto padrão de qualidade. E como a SolarVolt só trabalha com equipamentos de ponta, foi possível atender com tranquilidade a todas as exigências da proposta.

Quais foram os resultados do projeto?
Os resultados da instalação do projeto foram bastante satisfatórios. Com a implementação de duas usinas de energia solar, a SolarVolt conseguiu atingir os objetivos propostos. E, hoje, a AABB – Abaeté paga apenas a taxa mensal mínima de R$220,00 de conta de energia.
Antes da implantação de todo o sistema, o valor mensal da conta de luz era de quase R$15.000,00. Ou seja, houve uma economia de 98,7% no valor da conta de luz.
Agora, com a economia gerada, o clube poderá investir em novos projetos, tecnologias, ações de marketing e melhoria de processos. Ou seja, há um ganho que pode tornar o clube mais competitivo. Ainda mais em se tratando de um mercado no qual qualquer vantagem ao consumidor te leva à frente dos concorrentes.
Além disso, o retorno do investimento (ROI) é garantido em poucos anos após a implementação. Se considerarmos que os equipamentos têm uma garantia de performance de 25 anos, os resultados são extremamente positivos.
E não foi apenas o orçamento da instituição que foi beneficiado. Os sócios e frequentadores da AABB ficaram contentes com o resultado estético final dos projetos, além de orgulhosos e satisfeitos em perceber que o clube que eles frequentam utiliza energia renovável e contribui para a conservação do meio ambiente.
Outro ponto positivo foi o interesse, por parte dos sócios, a respeito da energia solar. Vários deles, inclusive, buscaram mais informações com relação ao processo, até mesmo, considerando a implantação de placas fotovoltaicas em suas residências.
A própria SolarVolt possui diversos outros projetos em Abaeté e, em breve, planeja realizar novos investimentos para expandir a atuação no município e também na região. Vale frisar que o projeto da AABB é ambicioso, de grande proporção e que exigiu um projeto técnico muito bem feito e executado com excelência.
Exemplo disso é a declaração dada pelo presidente da AABB – Abaeté, Antônio Marcos Costa Silva:
“Como presidente da AABB, eu e a diretoria só temos motivos para agradecer à SolarVolt. O resultado não poderia ter sido mais satisfatório para nós. Também ficamos e continuamos muito satisfeitos com o atendimento e atenção dada no pós-venda e pós-instalação deles, sempre muito atenciosos e ágeis em nos dar respostas ou então resolver algum problema. Todos estão de parabéns. Obrigado, SolarVolt”.
A SolarVolt agradece à Associação Atlética Banco do Brasil e se orgulha de ter executado esse projeto, que beneficiará tantas pessoas em Abaeté e também de ter deixado mais um cliente satisfeito com os serviços prestados.
Sobre a SolarVolt
Fundada em 2013 pelos sócios Alexandre Arcanjo e Gabriel Guimarães, a SolarVolt Energia é uma empresa brasileira especializada exclusivamente no desenvolvimento de soluções e projetos completos de energia solar fotovoltaica. Com mais de 8 anos de atuação no mercado brasileiro, é uma das empresas pioneiras e de maior destaque no setor.
Temos trabalhado firme e incansavelmente para ajudar a criar uma nova cultura. Uma cultura de sustentabilidade e expansão do uso de energia solar fotovoltaica no Brasil, pensando num futuro melhor para as próximas gerações e para o nosso planeta. Os últimos anos têm mostrado como estamos certos em trabalhar com a disseminação dessa tecnologia. Os níveis de adoção cresceram muito e o nosso país inicia uma caminhada importante em direção a um futuro com energia limpa, renovável e barata proveniente do sol.
Se você tem interesse em fazer parte dessa revolução nas formas de produzir energia que estamos passando, e procura alternativas auto sustentáveis, ambientalmente corretas e baratas para a produção de energia do seu estabelecimento ou residência, solicite um orçamento gratuito. Será de grande satisfação para nós ter você como mais um caso de sucesso da SolarVolt.
Revisado por: