Como deve ser trabalhada a sustentabilidade em pequenas empresas?

Como deve ser trabalhada a sustentabilidade em pequenas empresas?

Embora a sustentabilidade muitas vezes seja entendida apenas como a preservação do meio ambiente, o significado desse termo é, na verdade, bem mais amplo. Nesse sentido, a sustentabilidade está relacionada à manutenção da sobrevivência. A ideia é atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico, ao mesmo tempo em que se se faz o uso consciente dos recursos naturais. Por isso é importante otimizar o uso desses recursos e reduzir o impacto que causamos ao ambiente.
Grandes corporações já sentem, há algum tempo, a demanda social — e até mesmo legal — de promover o desenvolvimento sustentável, mas é preciso que as pequenas empresas também comecem a trabalhar nessa direção, demonstrando preocupação não apenas com a natureza, como também com a sociedade e a economia.
Há quem ainda não tenha percebido, mas o potencial que a sustentabilidade oferece aos empreendedores é enorme, uma vez que reduz custos — principalmente a médio e longo prazos — e pode tornar as pequenas companhias mais competitivas no mercado, pois angaria simpatia do público e traz um bom retorno para a imagem da organização, valorizando a marca. Isso sem contar que o governo costumar atuar de maneira a valorizar e beneficiar projetos sustentáveis.
Por tudo isso e muito mais é que resolvemos separar aqui algumas ótimas dicas de iniciativas para sua pequena empresa adotar desde já! Então confira:

Reduza desperdícios

O uso exagerado de copos descartáveis e papéis, por exemplo, gera uma grande quantidade de resíduos que, para começo de conversa, nem precisariam existir. Que tal cada colaborador ter seu próprio copo e enviar mais e-mails para equipe — ou até mesmo conversar mais pessoalmente? Pequenas atitudes como essas já garantem uma economia e tanto, ajudando a modificar a cultura organizacional.

Aproveite a natureza

Fazer construções que aproveitem a ventilação natural, por exemplo, faz com que o uso de aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores diminua ou até mesmo deixe de existir. A luz exterior também pode ser aproveitada durante o dia, reduzindo os gastos com energia elétrica. É importante lembrar que lâmpadas fluorescentes e de LED são mais duráveis, econômicas e produzem menos resíduos que as incandescentes.
Nas pequenas empresas que possuem chuveiros ou torneiras com água quente, pode-se adotar o sistema de aquecimento solar, que, além de limpo, é muito mais econômico que o tradicional, já que não gasta energia elétrica. O ideal é diminuir ao máximo o uso da eletricidade, porém, como ela normalmente é vital para a manutenção dos processos da empresa, que tal produzi-la? A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado ou no quintal permite que a luz solar seja transformada em eletricidade que é revertida para alimentar seus próprios aparelhos!

Destine corretamente seus resíduos

Grande parte dos resíduos não é reciclada porque já é descartada de maneira errada. Nesse sentido, a simples implantação da separação de lixo úmido do seco na empresa já ajudaria muito. Também é válido verificar se na sua cidade há cooperativas de reciclagem para fazer parcerias e doar seu lixo. Nesse caso, além de colaborar com o meio ambiente, você ajuda a apoiar a atividade produtiva e remunerada dos catadores!

Envolva seus colaboradores

Você terá ganhos diretos de economia e também de produtividade se seus funcionários participarem ativamente das ações de sustentabilidade da empresa, sentindo-se satisfeitos com seus feitos. E você vai se surpreender como esse tipo de mudança de atitude e postura gera retenção de talentos. Isso sem contar que os colaboradores são as pessoas mais gabaritadas para fazerem propaganda espontânea dos trabalhos realizados na organização, trazendo cada vez mais visibilidade positiva para a marca!

Recupere o tempo perdido

Pequenas empresas normalmente são mais flexíveis que as grandes, o que facilita a adaptação a mudanças. E é por isso que atitudes mínimas podem trazer grandes resultados, sendo o início do caminho que levará a uma empresa totalmente sustentável. É claro que cada negócio tem suas características e necessidades, então inclua a sustentabilidade no seu planejamento estratégico e vá implementando as práticas aos poucos, até ter uma empresa reconhecida como confiável e transparente pelo público.

Agora comente aqui e nos conte se já tem essa preocupação na sua empresa? Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Compartilhe suas experiências e seus questionamentos conosco! Participe!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


2 Respostas a “Como deve ser trabalhada a sustentabilidade em pequenas empresas?”

  1. josecarlosmonteiro disse:

    gostaria de saber com todo este equipamento instalado foto solarvol em uma residencia pode mudar de residencia e levar toda essa parafernalha

    1. SolarVolt Energia disse:

      Olá, José Carlos! Muito obrigado por seu comentário! Sim, é possível desde que o novo local esteja apto a receber essa instalação .

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.