Como diminuir a conta de energia em restaurantes?

Como diminuir a conta de energia em restaurantes?

Os restaurantes brasileiros pagam contas de energia cada vez mais caras. Na verdade, todos os setores produtivos do país padecem com os reajustes tarifários da eletricidade. O encarecimento desse insumo indispensável significa, na prática, perda de rentabilidade e lucratividade.

Mas não há razão para desespero. Existem medidas para o controle de desperdícios que certamente irão ajudar você a manter seu negócio viável. Acompanhe no post a seguir de que maneiras você pode diminuir a conta de energia em restaurantes.

Tenha uma visão sistêmica

A primeira dica é quanto à gestão e a organização dos seus negócios. O gerente de um restaurante deve ter uma visão ampla a respeito dos processos que envolvem sua loja, uma vez que a rentabilidade e a lucratividade de um empreendimento não dependem somente do preço e da quantidade de vendas. O controle de gastos é indispensável.

Sabendo que a conta de energia é um dos custos fixos do restaurante, é importante que você entenda como a fatura é cobrada. Além da interpretação da conta, você como gestor precisa entender o perfil da sua loja. Uma vez entendidos quais equipamentos gastam mais, você pode adotar soluções condizentes com sua realidade.

Você pode, então, adotar práticas de uso racional em cada área específica para diminuir a conta de energia em restaurantes. Veja a seguir como fazer isso.

Iluminação

A iluminação de um restaurante é muito importante para a venda dos produtos. É importante, também, para se criarem ambientes atraentes, onde as pessoas queiram estar. Porém, é necessário considerar medidas de eficiência energética para evitar os desperdícios mais comuns.

Instale sensores de presença

É comum que as pessoas, no entra e sai característico da rotina de um restaurante, esqueçam de apagarem as luzes ao saírem. Assim, instalar sensores de presença em locais como banheiros e corredores ajuda a diminuir uso desnecessário de eletricidade.

Aproveite a iluminação natural

Dependendo do projeto e da localização da sua loja, você pode contar com a luminosidade natural. Uma dica é pintar as paredes com cores claras e instalar clarabóias e janelas amplas para permitir a entrada de luz natural. Além de ser mais confortável, a luz natural ajuda a economizar energia em seu restaurante.

Invista em lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED podem ser um investimento elevado, mas apresentam um grande benefício. Além de terem maior durabilidade, consomem muito menos energia para gerar o mesmo fluxo de luminosidade.

Sistemas de controle de temperatura

Diminuir a conta de energia em restaurantes passa, necessariamente, pela manutenção eficiente dos sistema de controle de temperatura. Tanto a climatização do ambiente quanto o acondicionamento dos alimentos precisam estar sempre em dia para evitar desperdícios.

Ar condicionado

Este equipamento é um grande consumidor de eletricidade. Para diminuírem-se desperdícios, você deve manter a manutenção do aparelho, fazendo trocas periódicas dos filtros e limpeza dos dutos de água. Isso evitará entupimentos que podem obrigar o motor a trabalhar mais para resfriar o ar, o que significa maior custo com eletricidade.

Procure não instalar o equipamento onde ele fique exposto ao sol, pois isso prejudica seu funcionamento. Além disso, observe os horários de tarifas mais caras e ligue somente quando necessário. Por fim, procure pelo selo de eficiência energética da Procel. Opte sempre que possível por aparelhos com maior eficiência, ainda que essa decisão dependa da avaliação benefício-custo da aquisição.

Freezers e geladeiras

Num restaurante, esses equipamentos precisam estar ligados 24h por dia para assegurar a conservação dos alimentos. Portanto, são máquinas muito impactantes na sua conta de energia. Fique atento aos termostatos delas para verificar se as temperaturas estão adequadas. A dica é que elas não deveriam variar muito com o tempo. Se isso estiver ocorrendo, pode ser indicação de algum problema com motor ou com os filtros.

Por falar em motor, os refrigeradores também contam com selo Procel de eficiência energética. É importante também manter a manutenção em dia, ainda mais nesses equipamentos-chave para seu processo.

Outra dica importante é evitar forrar as prateleiras dos refrigeradores e prestar atenção às saídas dos dutos de ar no interior do equipamento. Essas duas medidas irão garantir que a circulação de ar no interior dos refrigeradores não fique obstruída, o que poderia ocasionar falhas nos equipamentos e aumento do consumo de energia.

Instalações elétricas

Às vezes, os donos de restaurante adotam diversas boas práticas de gestão de energia em suas lojas e mesmo assim não conseguem diminuir a conta de eletricidade. Uma das razões mais comuns para isso é a fiação antiga que precisa ser trocada. Neste caso, trata-se de um problema estrutural que terá um custo inicial elevado.

Porém, é um investimento que deve ser considerado caso sua conta esteja alta e você não esteja conseguindo diminuir o desperdício. Confira, também, interruptores, tomadas, disjuntores e outros dispositivos elétricos. Eles podem estar com fios desencapados ou mal isolados, o que pode implicar desperdícios.

Invista em um sistema solar fotovoltaico para diminuir a conta de energia em restaurantes de vez

Todas as dicas anteriores são valiosas para você reduzir o valor pago na conta de energia. Porém, o investimento em sistemas de autogeração de energia é o único que resolve o problema pela raiz. Alguns restaurantes no Brasil já investiram em sistemas fotovoltaicos com o intuito de economizar na conta e controlar melhor seus gastos com energia.

Além da economia na fatura de eletricidade, a marca do seu restaurante será promovida como uma empresa sustentável. Isto é, além de evitar desperdícios, você estará criando um diferencial de mercado. A instalação pode ser feita em várias partes do prédio, inclusive na fachada.

Assim, diminuir a conta de energia em restaurantes começa pela adoção de uma gestão sistêmica bem organizada dos seus processos. Conhecendo bem seu contexto operacional, você será capaz de categorizar seus gastos mais elevados ao interpretar sua fatura de energia.

Dessa forma, será possível adotarem-se medidas para a mitigação de desperdícios tais como uso de luz natural, manutenção de equipamentos e instalação de sensores de movimento. Porém, a melhor saída é o investimento em painéis solares fotovoltaicos, que irão cortar seu problema pela raiz.

E aí? Quer ficar por dentro das novidades em energia que ajudam a diminuir os custos dos seus negócios? Assine nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente em seu e-mail!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.