Como educar funcionários para reduzir o consumo de energia elétrica?

Como educar funcionários para reduzir o consumo de energia elétrica?

Educar funcionários a reduzir o consumo de energia é um dos principais meios de se manter a conta de energia sob controle. Por isso, separamos algumas dicas sobre como ter este mindset na sua empresa e fazer com que os colaboradores contribuam com este objetivo.

Dicas para educar funcionários e reduzir o consumo de energia

Não deixar os aparelhos em standby

Se o aparelho não estiver em uso, desligue-o. Essa é uma premissa que deve ser levada no momento de educar funcionários a reduzir o consumo de energia. Aquela luz acesa nos aparelhos enquanto estão desligados é o famoso estado stand by. Ele também consome energia.

Tire os equipamentos da tomada

Ainda temos os aparelhos que não são usados com tanta frequência. Como por exemplo, cafeteiras, chaleiras, microondas, entre outros. Quando mantemos equipamentos ligados à tomada, mesmo que não tenham uma função stand by, isso pode contribuir para o aumento do consumo de energia. Por isso, retirá-los da tomada é uma boa opção para manter a conta de energia baixa.

Espalhe avisos pela empresa

Reduzir o consumo de energia não é um hábito comum nos brasileiros. Por isso é importante orientar funcionários constantemente. Desde treinamentos, com objetivo de conscientização, até placas informativas espalhadas pela empresa, são meios de lembrar sempre da importância da redução do consumo de energia. Afinal, todos, do operacional à direção da empresa devem seguir o mesmo caminho de economia.

Aproveite a luz natural

A maior parte das empresas brasileiras opera em horários em que a luz solar está ‘disponível’. Por isso, realize ações para educar funcionários a utilizar a luz natural. Tarefa simples, que resume-se em abrir as cortinas e apagar (ou diminuir) as luzes. Enquanto houver disponibilidade de luz natural, use e abuse dela para que sua empresa, possa reduzir o consumo de energia.

Defina metas de economias

Sem um rumo é muito difícil saber se o objetivo de reduzir o consumo de energia foi atingido e confirmar se todas as ações adotadas para educar funcionários estão sendo eficientes ou se precisam de alguma alteração. Por isso, tenha sempre metas de quanto reduzir no consumo de energia.  

Treine o time

O seu time sabe quais são as ações que pode executar para reduzir o consumo de energia na empresa? Sem treinamentos bem elaborados é difícil garantir que o projeto de educar a equipe para reduzir o consumo de energia seja alcançado. Por isso, prepare um treinamento pronto. Mostre quais são os principais consumidores de energia, o seu impacto nas despesas da empresa e os benefícios da economia.

Ganhe a colaboração dos coordenadores

Ensinar é bom, mas ver os coordenadores, gerentes, diretores e CEOs fazendo as ações estipuladas para se reduzir o consumo de energia, mostra que há o engajamento de todos os níveis da empresa.  Por essa razão, para se educar os funcionários a reduzir o consumo de energia, garanta que os níveis mais altos também estejam engajados neste projeto e dando o exemplo.

Apague as luzes

Banheiros, copas e espaços que são pouco frequentados, podem estar gerando um consumo de energia desnecessário para a empresa. Por isso, lembre a todos de que espaços comuns, mas de baixa rotatividade, podem permanecer com as luzes apagadas. É uma simples ação, mas que no fim do mês contribui para a redução da conta de energia.

Aproveite a ventilação natural

Todo ambiente de trabalho tem janelas que podem e devem ser utilizadas. Certo que nem sempre haverá ventilação natural para manter o ambiente num nível agradável de conforto térmico. Mas sempre que possível, abra-as. Educar funcionários a aproveitarem o que a natureza tem oferecer é um dos principais meios de economia.

Coloque o ar condicionado no modo econômico

O ar condicionado é o inimigo número 1 quando se pensa em reduzir o consumo de energia. Seja no verão ou no inverno, a tendência é que o aparelho esteja sempre em uso.

Conscientizar a equipe de que  o conforto térmico pode ser mantido usando as funções de modo econômico de consumo de energia é uma excelente via de reduzir o consumo de energia.

Tenha um time que colabore para a manutenção preventiva

Equipamentos desgastados são um risco a segurança dos funcionários. Além de serem fonte de alto consumo de energia. Por exemplo, se um ar condicionado estiver com baixo potencial, ele demora a esfriar o ambiente, bem como consumirá muito mais energia para fazê-lo. Por isso, orientar o time a ser proativo e colaborar com a manutenção preventiva, observando e acusando os defeitos e avarias em equipamentos elétricos, permite que você antecipe uma alta no consumo e tenha os reparos feitos de maneira rápida e contínua.

Gostou? Que tal compartilhar com outros amigos e empresas!?

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Uma Resposta a “Como educar funcionários para reduzir o consumo de energia elétrica?”

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.