Como instalar energia solar em sua residência

Como instalar energia solar em sua residência

Produzir sua própria energia e não depender exclusivamente de um sistema de rede elétrica já é uma realidade para muitas pessoas e você pode ser uma delas! A tecnologia necessária para isso vem diminuindo de preço e o governo brasileiro ainda concede uma série de benefícios para quem utiliza fontes renováveis de energia. Saiba através desse artigo como instalar energia solar residencial.

Como instalar energia solar residencial

Se esses você buscava incentivo para colocar a energia solar em sua casa, siga em frente. Este é o artigo ideal para você que deseja saber tudo sobre a instalação!

O retorno financeiro vem em cada vez menos tempo e a instalação não é complicada. Quer saber qual é o melhor caminho a seguir para instalar energia solar em sua residência?

Escolhendo uma boa empresa

Muitas pessoas pensam em fazer o estudo e instalar por conta própria, mas o fato é que nada se compara a ter uma empresa experiente do mercado ao seu lado. Projetos como este requerem conhecimentos específicos e existem companhias de engenharia prontas para atender às suas necessidades.

Fazendo o estudo de viabilidade

O segundo passo será executado pela empresa escolhida. Os especialistas avaliarão sua residência e suas características para verificar a viabilidade de se instalar um sistema de energia solar. Será feita uma análise quanto à demanda do local, visando a melhor opção técnica e econômica para implantação da tecnologia. Também será avaliado a topologia, o nível de tensão da rede e sua confiabilidade, buscando a melhor seleção dos equipamentos a serem utilizados.

Um ponto importante é que seu telhado precisa estar apto, e a sua fiação deve ser capaz de comportar o sistema, entre outros fatores. No entanto, dificilmente haverá algum problema que não poderá ser resolvido pelos engenheiros e profissionais capacitados que estarão realizando o estudo. Os custos serão orçados para se fazer o projeto adequado, não há com o que se preocupar.

Realizando a instalação

Após o estudo de viabilidade, começa a parte da instalação que não são apenas a aplicação dos painéis, mas também envolve instalação de um inversor (que fará a conversão da energia dos painéis em 110V ou 220V) e a montagem de uma estrutura para fixar os painéis e proteções elétricas apropriadas.

Como você pode perceber, é indispensável que o projeto e a instalação sejam feitas por uma equipe especializada, pois é isso que vai garantir a segurança das pessoas na residência, a funcionalidade dos painéis e também a durabilidade. Os fabricantes oferecem garantias de até 25 anos quando tudo é instalado da maneira adequada. Quanto ao custo do sistema, ele varia de acordo o tamanho da residência, seu consumo e as características do local de instalação.

Cuidando da manutenção

A manutenção é muito importante para o seu sistema de energia solar e o custo é muito baixo. Muitas empresas oferecem garantia de manutenção por alguns anos realizando visitas anuais para verificar o equipamento. No entanto, quando o cliente não cuida dos painéis agendando as visitas, muitas empresas reduzem esse tempo de garantia.

Existem também algumas atitudes que você deve fazer por conta própria: de seis em seis meses é necessário fazer a limpeza das placas fotovoltaicas para manter sua capacidade de captação. Eles precisam ficar livres de todo tipo de sujeira, como excrementos de pássaros, poeira, folhas ou similares, elementos que podem reduzir a capacidade de absorver os raios solares.

Sempre que executar a limpeza, você pode aproveitar para checar o sistema, observar se existe algo quebrado ou em condições ruins. Em caso positivo, contate a empresa. Toda essa manutenção não leva muito tempo e garante um melhor funcionamento de seus painéis por mais tempo.

Concluindo

Como você pode ver, produzir sua própria energia é mais simples do que você pensa. Com a empresa certa e as atitudes preventivas adequadas, você pode ser ecologicamente correto e ainda economizar um bom dinheiro.

Se deseja verificar qual a viabilidade de um projeto para sua residência sem compromisso, faça a solicitação de um orçamento através do formulário abaixo!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


6 Respostas a “Como instalar energia solar em sua residência”

  1. felipe bueno disse:

    GOSTARIA DE SABER SE E NECESSARIO TER REDE ELETRICA PRA COLOCAR AS PLACAS SOLARES, POIS ONDE VOU CONTRUIR E MUITO DIFICIL COLOCAR REDE E NUM MORRO.

    1. Márcia Lima disse:

      Boa tarde Felipe, tudo bem?
      Para entendermos melhor o seu caso, seria melhor que você entrasse em contato com um de nossos consultores, assim poderemos esclarecer melhor suas dúvidas e resolver sua situação.
      Entre em contato pelo número (31) 4042-3055.

  2. FABIO disse:

    O QUE PRECISO SABER A RESPEITO DE UMA DETERMINADA RESIDENCIA QUE NÃO POSSUE ENERGIA ELÉTRICA PRA MUDAR PARA O MOTOVOLTATICO OU SOLAR

    1. Márcia Lima disse:

      Boa tarde Fábio, tudo bem?
      Neste caso, a solução para o seu caso seria o sistema off grid. Dê uma olha nesse post https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/sistema-fotovoltaico-isolado-ou-conectado/ em nosso blog que explica mais sobre a modalidade.
      Em caso de mais dúvidas, entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo.

  3. serafim vaz disse:

    Gostaria de saber se é possível montar um sistema fotovoltaico com cerca de 100 painéis para injetar na rede numa propriedade rural e se existe algum tipo de ajuda para estes projetos.

    1. Oi Serafim! É possível sim. Existem vários incentivos públicos e privados, como linhas de financiamento. Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores através do email [email protected]. Um abraço!

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.