Como Os Painéis Solares São Instalados Em Cada Tipo De Cobertura?

Como Os Painéis Solares São Instalados Em Cada Tipo De Cobertura?

A instalação de painéis solares é um upgrade em qualquer tipo de construção ou empreendimento. Estamos falando de uma energia limpa, renovável e muito barata. Mas a maneira correta de como instalar o painel solar é a chave para o projeto funcionar como o esperado. 

Atualmente, é possível instalar painéis solares em praticamente todos os tipos de coberturas. O que muda são as técnicas de instalação e os cuidados que precisam ser tomados para atender as normas e não danificar a estrutura do local. 

Neste post, você vai aprender mais sobre os seguintes pontos: 

  • Energia solar: como funciona? 
  • Como é um kit de painel solar? 
  • Por que usar energia solar na construção civil? 
  • Como instalar painel solar em diferentes coberturas? 
  • É possível instalar painel solar no telhado sozinho?

Acompanhe a leitura do artigo até o fim para entender como instalar painel solar em diferentes tipos de cobertura! 

Energia solar: como funciona? 

A energia solar é uma das fontes energéticas mais abundantes presentes no planeta Terra. Trata-se do aproveitamento da radiação dos raios solares para algumas funções que, de outra maneira, demandam energia elétrica. 

Na construção civil, as duas principais maneiras de aproveitar a radiação do Sol são no aquecimento solar da água e para a geração de energia elétrica. Vamos explicar os dois tipos a seguir. 

Aquecimento solar 

O aquecimento solar é o tipo de sistema de energia solar mais popular no Brasil, sendo utilizado em muitos condomínios, edifícios e residências em todo o país. Nesse tipo de instalação, a radiação solar é usada para aquecer a água, seja de chuveiros e torneiras, ou de banheiras e piscinas. 

A captação da energia solar é realizada através de placas fototérmicas, que são instaladas no telhado, em solo ou na laje dos edifícios. A energia captada por essas placas é transmitida por meio de tubos de cobre para outros tubos, onde está a água fria. 

Lá, a água será aquecida e enviada para um reservatório chamado “boiler”. Ela fica armazenada nesse local até ser utilizada. É importante calcular qual a quantidade de água que será utilizada, uma vez que isso vai determinar o tamanho do sistema a ser instalado. 

Energia solar fotovoltaica

Já o sistema de energia solar fotovoltaica tem um funcionamento um pouco mais complexo e atende a mais necessidades. Esse tipo de sistema transforma a energia solar em energia elétrica. A partir daí, ela pode ser utilizada para alimentar qualquer tipo de motor ou equipamento elétrico ou eletrônico. 

Os painéis fotovoltaicos são formados pelas chamadas células fotovoltaicas, que são feitas de cristais de silício. A parte mais fina do painel solar tem carga negativa. Quando ela é atingida pelos raios solares, absorve fótons. Já os elétrons, são transferidos para a camada mais grossa, que tem carga positiva. 

Enquanto as células são expostas à radiação solar, essa diferença de potencial entre as duas camadas é criada. Com a associação de várias células, cria-se uma circulação de elétrons pelo circuito, o que resulta na geração de energia elétrica. 

O sistema solar fotovoltaico pode ser de três tipos:

  • Geração isolada — (ou off-grid) sistema fotovoltaico independente da rede de distribuição; 
  • Geração distribuída — (ou on-grid) sistema fotovoltaico conectado à rede de distribuição da concessionária
  • Geração centralizada — usinas solares com grande capacidade de geração.

Antes de saber como instalar painel solar em diferentes tipos de coberturas, é essencial saber quais tipos de sistemas de energia solar existem e como dimensioná-los. A seguir, vamos falar dos componentes técnicos dos sistemas.  

Como é um kit de sistema de aquecimento solar? 

O kit de instalação de um sistema de aquecimento solar é relativamente simples. Ele é composto por placas solares, encanamento de cobre e um boiler para o armazenamento da água aquecida. 

Vamos detalhar um pouco mais o sistema solar fotovoltaico, que é formado por um número maior de componentes. Veja nos próximos tópicos. 

Painéis fotovoltaicos

Também compostos de células normalmente feitas em silício, os painéis fotovoltaicos têm uma diferença relativamente às placas de aquecimento. Em vez de aproveitarem a energia térmica do sol, aproveitam a radiação, como explicamos anteriormente. Assim, estes são os componentes responsáveis pela geração efetiva de energia.  

Os painéis solares são mais frequentemente instalados no telhado, solo ou na laje dos empreendimentos, para pegarem a maior quantidade possível de luz ao longo do dia. A quantidade de painéis a serem instalados vai depender do consumo estimado de energia. 

Inversor solar

As placas fotovoltaicas transformam a radiação solar em corrente contínua (CC). Para poder ser utilizada na alimentação dos equipamentos, é necessário que essa corrente esteja em corrente alternada (CA). É o inversor solar o equipamento que faz essa transformação. 

String box

A string box é um equipamento de segurança do seu sistema fotovoltaico. Ela garante que acidentes elétricos não sejam propagados e torna o sistema de geração de energia solar totalmente seguro para estar nas proximidades das áreas habitadas. 

Estruturas de suporte

Os painéis solares são instalados sobre suportes que garantem a sua integridade ao longo dos anos. Essas estruturas são importantes para manter os painéis solares na posição certa. Além disso, são o que garante que os painéis vão resistir às intempéries. 

Por que usar energia solar na construção civil? 

Hoje em dia, a construção civil é a indústria com maior consumo de energia no Brasil. O dado é do Anuário Estatístico de Energia Elétrica, publicado pelo Governo Federal. Muitos canteiros de obras ainda utilizam geradores a diesel. Além de ser uma fonte energética poluente e derivada de um recurso não renovável — o petróleo —, o diesel é caro. 

Mas, mesmo as obras que estão conectadas à rede de distribuição não conseguem se safar das contas de energia altas e das variações nas tarifas da eletricidade. Nesse contexto, a energia solar oferece uma das melhores alternativas. 

Em primeiro lugar, trata-se de uma fonte energética muito barata. Mesmo sendo considerado alto por alguns, o custo de instalação do kit de painel solar é compensado em cerca de 2 a 5 anos pela economia na conta de luz. Isso para não falar no fato que a energia solar valoriza os imóveis, que podem ser comercializados por um melhor valor de mercado. 

Depois, há a questão da sustentabilidade. A energia solar deriva de uma fonte renovável, uma vez que a luz do Sol chega ao planeta Terra de maneira constante e praticamente inesgotável. Além disso, trata-se de uma fonte limpa, pois nem a produção nem o consumo dessa energia geram resíduos para o meio ambiente. 

Assim, usar a energia solar fotovoltaica é uma forma de economizar e, ao mesmo tempo, alinhar-se à tendência mundial da sustentabilidade. As fontes alternativas de energia são o futuro, e você já pode fazer parte disso hoje mesmo. 

Como instalar painel solar em diferentes coberturas? 

Atualmente, a tecnologia dos painéis solares torna possível instalá-los em praticamente qualquer tipo de cobertura. Das tradicionais telhas de cerâmica aos telhados menos convencionais, vamos ver as características de cada tipo de instalação. 

Telha de barro

As telhas de barro são uma superfície que oferece alguns desafios de como instalar painel solar. Em primeiro lugar, porque o material é relativamente frágil, portanto, pode se quebrar durante a colocação dos painéis. 

Em segundo lugar, as estruturas precisam ficar bem fixadas aos caibros de madeira,  as telhas não promovem a firmeza necessária. Por isso, normalmente as equipes de instalação removem as telhas para fixar os parafusos estruturais, logo em seguida, realocam as telhas dos locais onde ficarão os painéis. 

Dependendo do formato das telhas, pode ser necessário encomendar ganchos de formato exclusivo para prender os painéis corretamente. Alternativamente, pode-se substituir a telha original por outra, em metal.

Telhados de concreto e ardósia

Os telhados de concreto e ardósia têm um comportamento muito semelhante ao de barro e apresentam os mesmos desafios. Por isso, também é comum ter que remover as telhas e substituí-las por outras semelhantes, mas de metal. 

Isso é feito somente na parte do telhado onde vão ficar os painéis solares. O restante do telhado pode guardar as características originais.  

Telhados planos de concreto

Muitos edifícios residenciais ou comerciais têm um telhado plano de concreto ou de borracha. Esses, na verdade, costumam ser os casos mais simples de como instalar painel solar, uma vez que o material é resistente e aceita bem as peças com as quais o sistema é instalado.

É muito comum também que os painéis não sejam fixados na estrutura. Em vez disso, pode-se construir uma estrutura de lastro, que vai garantir que todo o sistema fique na posição correta e não se danifique com as intempéries. É possível também, utilizar blocos de concretos para fixação dos módulos nessas construções.

Contudo, é preciso prestar atenção no ângulo dos painéis. Eles devem ser instalados inclinados, de forma a estarem expostos à maior quantidade de luz solar por dia. 

Telhados metálicos

Os telhados de metal são um tipo de cobertura que aceita bem os painéis solares. No caso dos telhados que tenham costura permanente, não é necessário nem fazer furos. As estruturas de suporte podem ser presas diretamente nas costuras elevadas. 

Já no caso de telhados de metal corrugados, é preciso fazer furos no telhado. Para evitar que a água da chuva passe para dentro da construção, basta impermeabilizar com selante à prova de água. 

É possível instalar painel solar no telhado sozinho? 

Seria mentira dizermos que não tem como instalar painel solar no telhado de forma autônoma. Mas ser possível é muito diferente de ser recomendado. A instalação de painéis solares deve respeitar uma série de critérios e métodos técnicos para garantir a segurança e a eficiência do sistema. 

Sem um profissional especializado para fazer a elaboração e acompanhar a instalação do seu projeto, você corre riscos que podem ir desde o mau dimensionamento do sistema até a possibilidade de ser eletrocutado. 

Por isso, o mais indicado se você quer saber como instalar painel solar é consultar uma empresa especializada, como a SolarVolt. Fundada em 2013, a empresa tem uma ampla experiência no desenvolvimento e na instalação de projetos de energia solar. 

Já instalamos 1.500 projetos em 11 estados brasileiros, totalizando 60.000 kWp. Nossos profissionais são muito bem qualificados e estão sempre atualizados. Isso garante que você vai ter acesso não só às últimas novidades do mercado, mas também estará protegido quanto à regulamentação vigente no país. Peça um orçamento e comece já a usar uma das melhores fontes energéticas do mundo!

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.