Como a Energia Solar ajuda a reduzir o custo fixo da sua fábrica de laticínios

Como a Energia Solar ajuda a reduzir o custo fixo da sua fábrica de laticínios

Estar à frente de uma fábrica de laticínios é um grande desafio: muito trabalho, concorrência acirrada, clientes exigentes e a preocupação constante em manter o negócio rentável com entregas de alta qualidade. Assim, qualquer economia é significativa e deve ser considerada com atenção. 

Neste artigo, vamos entender como reduzir a conta de luz a partir do uso de energia solar. 

Essa é uma escolha que vem crescendo a cada ano. Em todo o Brasil, empresários têm entendido que a energia solar é uma aliada no crescimento da fábrica de laticínios, ajudando a reduzir custos e otimizar processos. 

Veja abaixo o que iremos abordar nesse texto:

  • Por que escolher a energia solar na fazenda de laticínios?
  • Como reduzir a conta de luz com energia solar?
  • Energia solar: principais vantagens
  • Como financiar a energia solar na fábrica

Acompanhe a leitura e descubra uma nova possibilidade para o seu negócio. Vamos lá?

Por que escolher a energia solar na fazenda de laticínios?

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, que utiliza a radiação do sol para produção de energia. 

O processo ocorre a partir de módulos solares, feitos de células de silício ou outros materiais semicondutores. Eles captam a radiação e transformam em energia elétrica, corrente contínua (CC), que vai ser transformada em corrente alternada (CA) pelo inversor, uma parte essencial do kit de energia solar.  

Caso seja feita a opção pelos sistemas on-grid ou grid-tie, a estrutura fica ligada à rede local de energia. Assim, em dias sem sol, se houver queda na produção de energia solar, a rede abastece o imóvel. Em contrapartida, quando há excedente de energia solar produzida, ele é injetado na rede, gerando créditos para o cliente. 

O mais importante aqui é entender que a energia solar é um sistema consolidado e bastante eficiente. E a fábrica de laticínios tem uma série de características que fazem dela uma estrutura muito adequada para a adoção desse tipo de energia. 

Para começar, temos uma grande demanda diária por energia elétrica. Esse é, sem dúvidas, um dos principais gastos de uma fábrica. São dezenas de equipamentos, de refrigeração, aquecimento, mistura, bombeamento de fluidos, limpeza, e muitos outros.

A maior parte desse maquinário opera com motores elétricos, que demandam grande consumo de energia, e seu bom funcionamento está diretamente ligado à produtividade da fábrica. Não dá para correr o risco de falhas nesse processo, não é mesmo?

É aí que entramos no aspecto da previsibilidade. Uma fábrica de laticínios lida com insumos e produtos perecíveis e extremamente sensíveis. Tudo deve estar conservado adequadamente nas câmaras de resfriamento, e uma pane no sistema pode gerar grandes prejuízos. Assim, um sistema sólido, confiável e estável é um grande aliado. 

Por fim, o espaço físico da fábrica é mais que adequado para a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica. Para operar com sua máxima capacidade, a instalação dos painéis deve ser feita em locais com grande incidência de luz, longe de estruturas que gerem sombra. A fábrica conta com espaços amplos, como os telhados dos galpões, ou mesmo estacionamentos, onde a instalação pode ocorrer de forma adequada e assertiva.

Viu só como a dupla fábrica de laticínios e energia solar é uma ótima pedida?

Como reduzir a conta de luz com energia solar?

Agora que você já compreendeu o funcionamento da energia solar, vamos detalhar um aspecto de grande importância: como essa escolha diminui os gastos com conta de luz e porque isso é tão importante para o seu negócio. 

A energia elétrica é uma das contas mais caras pagas pelos brasileiros ao final de cada mês. Isso vale tanto para indústrias quanto para residências, condomínios, e mesmo o agronegócio. O consumidor paga em impostos uma média de 50% do valor da fatura. Não por acaso, a inadimplência tem crescido consideravelmente e passou de 3% para 12% nos últimos meses.

Ainda, a energia elétrica apresenta uma média altíssima de aumento: cerca de 9.6%a.a no preço da tarifa, o que chega a ser maior que a inflação. E os usuários estão sempre sujeitos às variações de tarifa, bandeiradas diferentes (verde, amarela e vermelha) que são aplicadas levando em consideração a situação dos reservatórios hídricos do país, o que faz com que seja um fator totalmente imprevisível. 

A adoção da energia solar significa uma economia altíssima: o seu preço pode reduzir mais de 90%.Já imaginou, ao final do mês, desembolsar  apenas esse valor mínimo em relação ao  que a sua empresa costuma pagar em energia? E, claro, o recurso economizado pode ser investido no próprio negócio. 

A energia solar significa, então, economia imediata, previsibilidade de custos e proteção contra a inflação energética, além de um retorno rápido sobre o investimento. É a combinação perfeita, não é? Só tem a ganhar o empresário que sabe como reduzir a conta de luz e ainda adotar práticas mais responsáveis e eficientes para o seu negócio. 

Energia solar: principais vantagens

A lista de vantagens da energia solar é extensa e muito sólida. Basta uma análise atenta dos possíveis benefícios gerados com essa escolha para perceber que é uma opção muito vantajosa para a fábrica de laticínios. Vamos analisar ponto a ponto os principais.

Economia 

Mais de 90% da economia na conta de luz é, por si só, uma vantagem suficiente para estimular a adoção da energia solar, correto? É impossível não levar o aspecto financeiro em consideração quando estamos tratando de negócios, já que cada escolha e cada decisão tem impacto enorme nos resultados alcançados.  

Produzir a própria energia é gerar economia desde o primeiro dia. E, ainda, é preciso lembrar: em caso de produção de excedente de energia, ela volta para a rede local, sendo convertida em créditos para o cliente.

Infraestrutura

Adotar o sistema de energia solar fotovoltaica significa aproveitar o espaço físico da fábrica de laticínios para gerar a própria energia, sem grande interferência na estrutura prévia já construída e instalada. 

Importante dizer que a instalação dos painéis solares precisa considerar vários   aspectos:  o ângulo de incidência dos raios solares (determinado pela posição do espaço no globo terrestre), a direção do nascimento do sol e a ausência de sombras no local. 

O bom funcionamento do sistema depende inteiramente do posicionamento adequado dos painéis, e, então, uma estrutura com amplos telhados como a fábrica de laticínios facilita o estudo e o desenvolvimento do projeto. 

Instalação modular

Os módulos solares são instalados levando em consideração a possibilidade de ampliação do sistema, sem perda do investimento anterior. Assim, à medida que o seu negócio for crescendo, a geração de energia cresce com ele, de um jeito descomplicado e intuitivo. 

Sustentabilidade

Nos dias de hoje, é impossível para uma empresa não se posicionar no mercado, demonstrando preocupação e respeito com o meio em que se insere.

A sustentabilidade não é mais uma escolha, é um fator indispensável para construção de valor de uma marca. Clientes, investidores e até órgãos governamentais acompanham com atenção as decisões de uma empresa e seus impactos no ambiente.

É um tema tão importante que envolveu os países membros da Organização das Nações Unidas em um objetivo comum. Juntos, definiram uma agenda para 2030, com metas claras que permitam o desenvolvimento sem esgotar os recursos naturais. E aqui, a energia solar tem um papel fundamental!

Imagem: br.freepik.com

Desvantagens da energia solar

Para entender por completo a dinâmica de funcionamento da energia solar, vantagens e desvantagens, precisamos levar em consideração dois aspectos que podem ser entendidos como desvantagens, apesar do seu baixo impacto na prática. 

Imprevisibilidade 

Como qualquer outra fonte de energia renovável, que depende de recursos naturais para o seu funcionamento, a energia solar está sujeita a um certo grau de imprevisibilidade. Afinal, para que haja geração da energia, é necessária a incidência de radiação solar. Se essa ficar prejudicada de alguma forma, o sistema não conseguirá realizar os processos necessários.

Contudo, estamos no Brasil, muito próximos à linha do Equador. Isso significa alta incidência de luz solar, em todas as regiões, durante todos os períodos do ano. Em casos raros de muitos dias sem sol, os créditos gerados pela produção excedente entram em cena e resolvem a questão. 

Investimento inicial

A instalação do kit de energia solar fotovoltaica demanda estudo prévio, planejamento, elaboração de um projeto específico, aquisição de materiais de qualidade e prestação de serviço de uma empresa capacitada e experiente. 

Tudo isso, claro, gera a necessidade de um investimento inicial, cujo valor varia de  acordo com as especificidades de cada imóvel. O empresário deve se preparar para realizar essa retirada do caixa ou efetivar um financiamento, com a tranquilidade de que o retorno sobre o investimento (ROI) se dará com brevidade. 

br.freepik.com

Como financiar a energia solar na fábrica?

E então? Entendeu como reduzir a conta de luz? Mais que uma escolha, podemos dizer que a adoção do sistema solar fotovoltaico é um investimento com retorno garantido. 

Para a instalação do kit completo de energia solar, será necessário um investimento inicial e a contratação de uma empresa capacitada, experiente e, de preferência, com vários projetos instalados. 

Caso a sua empresa não tenha disponibilidade imediata de recursos, saiba que é possível financiar o projeto. 

Há outras formas de financiar o seu projeto de energia solar, que você pode descobrir no nosso artigo: 

Aqui, vale reforçar: a escolha do fornecedor é um passo fundamental para o sucesso do processo. Pesquise, avalie, converse e opte por uma empresa que tenha experiência comprovada na instalação de sistemas fotovoltaicos. 

Já conhece a SolarVolt? Somos uma equipe capacitada, que pode analisar a sua demanda, desenvolver o projeto perfeito e indicar as necessidades específicas, o melhor posicionamento dos painéis e os melhores equipamentos do mercado . 

Temos quase 10 anos de experiência, já instalamos e homologamos mais de 1500 projetos em todo o Brasil e ainda contamos com uma assessoria financeira para analisar a viabilidade e auxiliar na busca pelas melhores linhas de financiamento. Vem com a SolarVolt: solicite um orçamento e prepare-se para uma revolução.

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.