Como Reduzir o Consumo de Energia em Fazendas

Como Reduzir o Consumo de Energia em Fazendas

O consumo de energia em fazendas e propriedades rurais é um gasto que precisa ser avaliado com cautela. Afinal, ele impacta diretamente nos custos mensais de qualquer empresa ou propriedade. Por isso, separamos dicas para que se consiga reduzir este consumo de energia!

Sendo o uso de energia solar um dos principais meios, visto que essas propriedades se beneficiam pela grande disponibilidade de irradiação solar e áreas extensas que podem ser utilizadas para a implantação de um sistema de abastecimento energético, vamos falar sobre ações que, aplicadas em conjunto, podem reduzir substancialmente o gasto com energia elétrica. Confira:

Reduzindo o consumo de energia em fazendas

Educando os funcionários

Uma das formas mais simples de se reduzir o consumo de energia em fazendas é por meio da educação e conscientização.

Sabe-se que dentre os custos variáveis de qualquer empreendimento, o consumo de energia está entre os que geram maior impacto no fechamento das contas no final do mês. E este alto custo na energia pode estar atrelado ao uso desregulado de equipamentos que geram um consumo exacerbado de energia.

Dependendo do segmento da fazenda e do tipo de produção, diversos equipamentos e aparelhos podem ser aplicados no seu processo produtivo.

Por isso, educar os funcionários a utilizarem o maquinário de maneira consciente é um dos passos iniciais e principais. Conhecer cada componente, saber quais são seus gastos energéticos, e saber como utilizá-los garante que a conta de energia tenha uma redução significativa.

Aproveitamento da luz natural

Propriedades rurais são extremamente beneficiadas pela ampla irradiação solar. Por isso, o consumo de energia em fazendas pode ser minimizado quando se utiliza a luz do sol ao seu favor.

Por mais que as lâmpadas atuais sejam feitas para se ter uma maior eficiência energética, quando se tem um alto consumo durante o dia, utilizar lâmpadas durante o dia pode ser um gasto desnecessário.

Por isso, aproveitar a luz natural para iluminar as estações de trabalho durante o dia é benéfico para as propriedades rurais. Ainda mais quando se leva em consideração que normalmente tais propriedades não possuem outras edificações por perto que limitem o esse aproveitamento – uma vantagem que quase nenhuma empresa ou residência tem atualmente!

Saiba quais são seus sistemas que mais consomem energia

Toda propriedade rural possui uma gama de equipamentos que são utilizados em seu processo produtivo.

Fazendo um comparativo simples. Dentro da sua residência você deve saber que chuveiro, ar condicionado e geladeira são os maiores consumidores de energia elétrica. Assim, quais são os equipamentos que possuem alto consumo em fazendas?

Ter esta informação em mãos te permite educar os funcionários na melhor utilização dos mesmos. Além de garantir que estes estejam sendo utilizados nos momentos em que houver a real necessidade. Assim, o consumo de energia em fazendas pode se tornar mais controlável.

Geração de energia fotovoltaica

Utilizar-se da produção da energia fotovoltaica é um dos principais meios de economia de energia. A produção de energia própria permite que os produtores rurais e proprietários de fazendas não dependam tanto das concessionárias para o suprimento energético.

Em sua maioria, fazendas e propriedades rurais são dotadas de áreas amplas e descobertas que podem ser utilizadas para a implementação de um sistema painéis solares para a produção de energia elétrica. Associada ao alto nível de irradiação solar, é possível que estas propriedades produzam energia em quantidade suficiente para suprir a demanda energética.

Com isso, a conta de energia passa a ser uma despesa previsível, uma vez que o proprietário pagará apenas um custo fixo, as chamadas taxas de manutenção.

Investimento em tecnologia de ponta

Reduzir o consumo de energia em fazendas e propriedades rurais envolve fazer investimentos em modernização. Além da instalação de um sistema fotovoltaico, é necessário substituir equipamentos obsoletos, que consomem mais energia, por outros que performam de forma econômica.

Também é possível instalar sensores de presença e luzes reguláveis, que possam ser ajustadas ao longo do dia conforme a necessidade de luminosidade em ambientes com pouca luz solar. São só alguns exemplos de investimentos que podem transformar o consumo de energia em fazendas!

Você sabia?

Você sabia que existem bancos que disponibilizam linhas de financiamento para instalação de projetos sustentáveis em fazendas e propriedades rurais?

Por exemplo, o Banco do Brasil tem uma linha de financiamento especial para propriedades rurais, a Investe Agro.A linha está disponível para produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, com taxa de juros limitada a 12,75% a.a.  

O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), tem a linha Pronaf ECO para a implantação de sistemas de energias renováveis. Há também o INOVAGRO, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária.

Esses financiamentos disponíveis são excelentes formas de viabilizar a redução do consumo de energia em fazendas e propriedades rurais. Um indicativo importante é que o número de instalações solares está crescendo exponencialmente no Brasil desde 2012, o que coloca esse investimento como uma tendência crescente e na qual você deve ficar de olho.

Se você gostou de saber mais sobre como reduzir o consumo de energia em fazendas e propriedades rurais, assine a nossa newsletter e receba conteúdos relacionados!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.