Conheça as Fontes de Energia Alternativa Renováveis

Conheça as Fontes de Energia Alternativa Renováveis

O consumo de energia só cresce mundialmente. Porém, a mudança de paradigma a respeito de sustentabilidade mostrou que fontes renováveis de energia são fundamentais, tanto para assegurar o abastecimento atual quanto o futuro. No Brasil, o uso de fontes renováveis de energia cresce a cada ano. Veja no artigo que preparamos para você os prós e contras das fontes de energia renováveis.

O que são fontes de energia alternativa renováveis?

As fontes de energia renováveis são aquelas que podem ser utilizadas ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento. Em geral, essas fontes são aplicadas de forma complementar a outros sistemas energéticos ou como alternativas para problemas de geração. Quando o país enfrenta períodos de seca, por exemplo, as hidrelétricas sofrem uma queda na produção de energia, e para complementar esse déficit são acionadas usinas eólicas, solares e sistemas movidos a gás natural e carvão.

As fontes de energia renováveis mais comuns hoje são: solar, eólica, biomassa, geotérmica, hidrelétrica e de marés. Os biocombustíveis e células de hidrogênio podem também ser considerados derivados de recursos renováveis, embora não sejam propriamente uma fonte renovável. Veja a seguir quais os prós e contras das principais fontes de energia alternativa renováveis mais usados no Brasil hoje. A biomassa também pode sofrer questionamentos sobre o seu aspecto sustentável, mas podemos argumentar que o CO2 emitido na combustão é compensado no momento do plantio ou replantio da fonte (eucalipto, cana, etc.).

No Brasil, a energia gerada pelo sol e pelo vento tem ganhado cada vez mais incentivos, seja na forma de linhas de financiamento ou em políticas públicas. Assim, essas duas fontes se caracterizam como as mais viáveis e interessantes para os brasileiros no momento.

Saiba mais sobre cada fonte de energia renovável, seus prós e contras, a seguir:

1. Hidrelétrica

As hidrelétricas usam a energia oriunda da cinética de águas, principalmente por gravidade, para gerar eletricidade. O potencial hidráulico, que é o quanto de energia pode ser gerada por certo rio ou corpo d’água, se expressa na capacidade de acionamento de turbinas, que são as efetivas geradoras de eletricidade. Aproximadamente 60,7% da potência instalada no Brasil é de hidrelétricas.

hidreletrica-energia-renovavel

2. Biomassa

É toda e qualquer matéria orgânica não-fóssil que, uma vez queimada, gera energia térmica que pode ser transformada em eletricidade. É considerada renovável porque pode ser oriunda de cultivos, como no caso do eucalipto ou da cana-de-açúcar, ou dos restos de cultura ou criação, como biomassa de cana e milho ou metano produzido por efluentes de locais de criação de suínos, inclusive carcaças de animais mortos.

Podem ser sólidos (madeira, carvão vegetal, restos orgânicos vegetais e animais), líquidos (biodiesel, etanol, etc.) ou gasosos como o biogás e o gás metano coletado em aterros sanitários. Estima-se que 8,77% da eletricidade no Brasil seja originada da biomassa.

3. Energia Solar

A conversão de radiação solar em eletricidade utilizável nas casas e empreendimentos é a base da energia solar fotovoltaica. Por ser uma fonte virtualmente inesgotável e quase inteiramente limpa, seu uso tem sido estimulado no Brasil especialmente na forma de Geração Distribuída (GD) por meio de mini ou micro usinas. O uso de Geração Distribuída por mini e micro usinas fotovoltaicas cresce a cada ano o país, e o Brasil deverá estar entre os Top 20 em energia solar no mundo em 2018.

Atualmente, diversos setores produtivos vêm investindo em energia solar fotovoltaica, especialmente empresas. Com a diminuição dos preços dos materiais, cada vez mais famílias também estão optando por garantir sua segurança energética com o uso de mini e micro usinas de Geração Distribuída.

4. Energia Eólica

A energia proveniente dos ventos ocasiona o movimento de turbinas a partir da captação da energia cinética. Essa é uma das fontes de energia alternativa que mais cresce em utilização no Brasil, especialmente em regiões litorâneas e no Nordeste, onde a incidência de vento é maior e mais constante. A energia eólica vem sendo estimulada, tal como a solar, a ser implantada na forma de mini ou micro usinas de Geração Distribuída.

Portanto, as fontes de energia alternativa renováveis são uma tendência de mercado no Brasil e no mundo. Atualmente, a matriz de eletricidade do país é principalmente hidrelétrica. Porém, em função dos inúmeros questionamentos a respeito dos impactos causados por essa fonte, alternativas renováveis vêm sendo estimuladas.

Em especial, os sistemas de mini e micro usina de Geração Distribuída têm ganhado destaque. As principais, neste caso, são as solar e a eólica. Ainda que sejam fontes mais eficientes, todas têm prós e contras. A decisão por uma ou outra deve ser pautada numa análise cuidadosa de benefício-custo envolvido.

Quer conhecer como a energia solar fotovoltaica pode ajudar você, mas não faz idéia de por onde começar? Baixe nosso Guia de Energia Solar Fotovoltaica para Iniciantes e conheça os principais aspectos que envolvem esse sistema incrível! Agradecemos sua confiança.

Natália Müller
Natália Müller

Analista de Marketing

Uma Resposta a “Conheça as Fontes de Energia Alternativa Renováveis”

  1. Avatar Laura Vinaud disse:

    O ideal seria investir sim em usinas de energia renovável, e a longo prazo, estabelecê-las como nossas fontes de energia principal, utilizando as de fonte não-renovável apenas nos períodos em que a energia renovável não consegue ser produzida de maneira suficiente!
    O extenso estudo de impacto ambiental é bem interessante e devia ser apenas menos burocrático e demorado, e o seria, caso os órgãos ambientais conseguissem expandir seu número de funcionários, unidades e investir em tecnologia para processamento. No caso das hidrelétricas, as alternativas locacionais por bacia deveriam ser estudadas de forma multidisciplinar, apontando os pontos mais interessantes para sua construção e formas de compensação da utilização da área.
    Parabéns pelo site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.