Avião movido a energia solar promete volta ao mundo

Avião movido a energia solar promete volta ao mundo

Voar sempre foi um sonho que povoou a mente de diversas gerações. Para isso, o homem, ao longo dos anos, desenvolveu técnicas e equipamentos que tornaram esse sonho uma realidade. O que ninguém poderia imaginar é que surgiria um avião movido a energia solar prometendo dar a volta ao mundo!

Hoje em dia, voar se tornou uma atividade quase tão corriqueira quanto andar de carro. Milhões de pessoas se deslocam diariamente utilizando esse meio de transporte. Para se ter uma ideia, no ano de 2014, só no Terminal de São Paulo, foram realizados mais de 740 mil voos.

Mesmo com essa facilidade e naturalidade em andar de avião, até Santos Dumont se espantaria com a mais nova invenção que alia o doce sonho de voar às mais modernas tendências de geração de energia: o avião movido a energia solar. Acredite, esse avião existe! E mais: ele promete dar a volta ao mundo.

Quer saber um pouco mais sobre a história do avião movido a energia solar e como ele se propõe a realizar a façanha de dar a volta ao mundo? Pois, então, não deixe de conferir o nosso post de hoje.

Avião movido a energia solar: como ele é feito?

Criado para dar a volta ao mundo utilizando energia do sol, o avião Solar Impulse tem o intuito de passar a mensagem que é possível fazer uso de tecnologia limpa para alcançar objetivos surpreendentes como, por exemplo, dar a volta ao mundo.

Com um aerodinâmica peculiar, o avião é extremamente leve: pesa um pouco mais que um veículo de passeio. Projetado com o propósito de realizar suas viagens sem uso de qualquer tipo de combustível adicional, o avião alimenta-se apenas por energia oriunda do sol, que é captada a partir das mais de 17.000 células solares espalhadas em toda sua extensão. Posteriormente, a energia é armazenada em baterias de lítio, que alimentam até quatro motores elétricos.

A meta de dar a volta ao mundo 

Na verdade, o projeto de um avião movido a energia solar iniciou-se em 2003, ao passo que, após diversas fases de estudos, projeto e teste do protótipo, surgiu o avião Solar Impulse.

Projetada pelo engenheiro suiço Bertrand Piccard, a construção da aeronave demandou um investimento de mais de 70 milhões de euros. O objetivo era basicamente promover e conscientizar a população acerca do uso de energias sustentáveis, principalmente a energia solar.

O voo inaugural ocorreu em 200, e alguns recordes mundiais para voos de longa distância foram alcançados por esta aeronave, inclusive um voo no ano de 2013, que cruzou os Estados Unidos.

Logo após, foi criado o modelo Solar Impulse 2. A meta de divulgar as energias renováveis foi mantida, mas esse modelo tem um propósito ainda mais ousado: a meta de dar a volta ao mundo.

Quem está, atualmente, a frente dessa missão, são os pilotos André Borschberg e Bertrand Piccard, que já alcançaram mais de 94 horas de voo.

Um avião movido a energia solar é mesmo seguro?

Vários estudos indicam que o avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo. Mas e um avião movido a energia solar, será que é seguro mesmo? Ainda mais, um avião movido a energia solar que se propõe a dar a volta ao mundo. Tem como dar certo?

Essas perguntas também passaram, primeiramente, pela cabeça da equipe técnica que trabalhou e desenvolveu a tecnologia para esse tipo de avião. Por isso, trabalharam a fim de obter como resultado um avião é seguro e que consegue se manter em voo mesmo nos períodos em que não há sol. Isso é possível pois a carga armazenada nas baterias são capazes de fornecer a energia para os quatro motores elétricos que impulsionam o avião.

De qualquer forma, dar a volta ao mundo é uma aventura inspiradora. Mas embarcar nessa empreitada utilizando uma fonte de energia renovável, considerando novas tecnologias para aproveitamento da energia solar, traz um charme à mais a essa experiência.

E você, teria coragem de se lançar nessa aventura de dar a volta ao mundo em um avião movido a energia solar? Compartilhe conosco a sua experiência deixando um comentário em nosso post e até a próxima!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Uma Resposta a “Avião movido a energia solar promete volta ao mundo”

  1. Fernando Leite Alvim disse:

    Sem dúvida nehuma.
    Eu gostaria muito de ser um dos pilotos que controlam uma aeronave auto sustentável.
    Ainda por cima, usando uma energia limpa, patrocinada pelo sol.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.