Geração de energia solar: Conheça os 5 países com maior capacidade instalada

Geração de energia solar: Conheça os 5 países com maior capacidade instalada

A exploração de alternativas para a geração de energia elétrica é uma iniciativa assumida em muitas partes do mundo, tanto por governos quanto pela própria população. Com a limitação dos recursos naturais e a crescente conscientização de que é preciso adotar medidas de desenvolvimento sustentável, a energia solar vem se consolidando como uma excelente alternativa de fonte energética. Mas você por acaso sabe quais são os 5 países mais bem desenvolvidos em relação à geração de energia solar? Tente adivinhar por um minutinho e depois confira a lista que produzimos no post de hoje, aprendendo exatamente como eles se destacaram para atingir essa capacidade e o que podemos tirar de lição dessas iniciativas. Vamos lá?

Alemanha

Uma combinação de fatores explica a posição de liderança da Alemanha no que diz respeito à geração de energia renovável. Além de haver uma grande conscientização da população sobre os benefícios dessa fonte, o país ainda conta com empresas bem qualificadas nesse segmento e boas oportunidades de financiamento. Como consequência, a Alemanha é constantemente elogiada pela mídia, tendo suas iniciativas quanto à energia renovável muito valorizadas. Ao que tudo indica, a posição de líder em geração de energia solar será mantida em razão dos recentes investimentos no aumento de sua capacidade de produção. A meta do governo alemão é de que, até 2050, toda a energia do país venha de fontes renováveis.

China

Apesar de ser um grande emissor de poluentes em função do número de indústrias que abriga, a China se compromete seriamente com a geração de energia solar e tem feito muitos investimentos na área, principalmente voltados a sistemas de aquecimento de água por meio de placas instaladas em telhados. Contribui bastante nesse sentido o fato de o país ser um importante fabricante de painéis solares. Para o futuro, há planos de aumentar o uso de energia renovável por meio da constante revisão das metas do governo e da redução do uso de carvão.

Itália

Apesar de estar no terceiro lugar do nosso ranking, a Itália apresenta o maior percentual de abastecimento por energia solar. O crescimento dessa fonte energética no país tem sido tão grande que uma parte de suas usinas a gás opera com metade da sua capacidade durante o dia. O próximo passo depende de fatores administrativos e ações que contribuam para a diminuição do preço desse tipo de energia. Um dia certamente chegarão lá!

Japão

O Japão é famoso por seu potencial inovador e sua capacidade de planejamento para lidar com as limitações a que se submete. Por isso, já era de se imaginar que fosse figurar entre os mais capacitados na geração de energia solar, não é mesmo? Assim como a China, o Japão é um dos principais fabricantes de placas solares, o que torna esse um investimento óbvio para suprir sua grande demanda energética. Em apenas 3 anos, a capacidade de geração do Japão aumentou significativamente: de cerca de 3 mil megawatts de potência para aproximadamente 13 mil! E o crescimento continua a ritmo acelerado, incentivado tanto pelo governo, com o estabelecimento de metas elevadas, quanto pelo setor privado, que contribui com o propósito de tornar o país um líder mundial em energia solar. Um investimento inovador nesse sentido consiste na construção da primeira fazenda solar flutuante do mundo, na costa litorânea do país, projeto anunciado recentemente.

Estados Unidos

A capacidade de geração de energia solar dos Estados Unidos aumentou bastante em um período de 4 anos, em decorrência da queda do preço dessa tecnologia motivada por financiamentos e políticas de âmbito estatal no país. Nos próximos anos, espera-se um aumento ainda maior da capacidade instalada dos Estados Unidos, devido aos vários projetos de energia solar em andamento no país e à sua legislação favorável a essa tecnologia. Por tudo isso, as expectativas são para um aumento do setor e uma mudança na posição do ranking dos mais capacitados.

E aí, acertou algum dos seus palpites? Ficou surpreso com algum dos nomes na lista? Conte suas impressões aqui nos comentários e continue acompanhando nossos posts para ficar sempre por dentro das novidades voltadas para a geração de energia solar!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.