Os selos e certificados de qualidade de energia sustentável

Os selos e certificados de qualidade de energia sustentável

Além da crise dos recursos naturais que tem se agravado a cada dia, sabemos que nosso país passa por um momento de recessão. Isso faz com que as buscas por métodos mais sustentáveis em todos os ramos cresçam consideravelmente.

Ainda assim, todo cuidado é pouco na hora de escolher por projetos sustentáveis. E é justamente para dar mais segurança nessa decisão que existem os selos e certificados de qualidade.

O objetivo é diminuir os impactos negativos causados pelos mais variados tipos de negócio na natureza. Grosso modo, eles garantem aos diversos públicos das empresas que os métodos e procedimentos utilizados estão de acordo com as exigências internacionais de sustentabilidade.

O reúso de materiais, a preferência por fontes renováveis de energia e o monitoramento da destinação dos resíduos gerados pela produção são alguns dos pontos analisados para obter essas certificações.

Então, se você está em busca de uma forma de energia sustentável, vale a pena conferir este post. Falaremos um pouco sobre os selos e certificados de energia sustentável, e o que precisa ser feito para adquiri-los. Confira!

As principais certificações ambientais

As certificações podem variar de acordo com o ramo de cada empresa, bem como os aspectos analisados nas auditorias. E, vale lembrar: para escolher uma, dentre tantas, é preciso ficar de olho também na respectiva reputação da certificação.

Entre as principais, estão:

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design);
  • FSC (Forest Stewardship Council);
  • ISO 14001;
  • Rainforest Alliance Certified;
  • ECOCERT;
  • IBD (Instituto Biodinâmico);
  • Processo AQUA — HQE;
  • BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method);
  • Certificado DGNB;
  • Selo Casa Azul da Caixa;
  • Qualiverde.

Elas se aplicam às mais diversas áreas, desde tipos de produtos florestais e qualidade da gestão ambiental até energia solar.

No caso das voltadas para a energia solar, as certificações oferecidas pelo Instituto Acende, a certificação da Abragel e o Selo Procel Edificações são umas das mais renomadas. Veremos um pouco mais sobre elas agora.

Selo Energia Sustentável — Instituto Acende Brasil

O Selo de Energia Sustentável foi desenvolvido pelo Instituto Acende Brasil, com o objetivo de reconhecer empreendimentos e consumidores livres que estão empenhados em ações de sustentabilidade energética.

Ele avalia o desempenho socioambiental de empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Assim, os compromissos do selo Energia Sustentável têm três níveis de desempenho, que reconhecem o estágio em que o empreendimento se encontra e incentivam as empresas a buscar estágios superiores.

Como obter o selo

No caso de empresas — privadas, estatais e de economia mista — que desenvolvam atividades de geração, transmissão e distribuição de energia de todos os portes, fontes de energia, fases de implantação ou regiões do país, é necessário seguir 5 passos:

  1. conhecer os compromissos do Selo Energia Sustentável: são 11 compromissos distribuídos em 4 tópicos diferentes, que vão desde redução e controle de impactos ambientais, conservação da biodiversidade e recursos naturais até a transparência e o diálogo. É necessário que se apresente evidências de que os compromissos estão sendo cumpridos e, por isso, se ganha pontos de acordo com o que está sendo feito e para ser certificado é necessário, pelo menos, 18 pontos;
  2. preencher a ficha cadastral: essa ficha é disponibilizada no site do Instituto;
  3. efetuar o pagamento dos serviços de certificação: os valores variam de acordo com a quantidade de empreendimentos que a empresa deseja certificar, e podem variar de 10 a 20 mil reais;
  4. enviar a documentação necessária para o processo de certificação: os documentos são as evidências dos compromissos assumidos pela empresa;
  5. assinar o Termo de Compromisso: depois de assinado o termo e comprovado os compromissos assumidos por meio de uma empresa verificadora, o Instituto emitirá o Certificado de Adesão para as empresas que atendem os compromissos e, assim, essas estarão aptas a usarem o Selo de Energia Sustentável.

Quanto à versão do consumidor livre, os passos são os mesmos, porém, o Selo será fornecido em relação à quantidade de energia sustentável utilizada pela empresa — e não de compromissos como na versão de empreendimentos.

Para isso, é necessária a comprovação de que a empresa compra energia no mercado livre de empreendimentos certificados. O valor a ser pago para custear o processo de certificação é de 9 mil reais.

Selo e Certificado de Energia Renovável — ABRAGEL

O Programa de Certificação de Energia Sustentável objetiva impulsionar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis, e com alto desempenho sustentável. O programa tem duas certificações, que estão inter-relacionadas e trazem benefícios aos geradores de energia e aos consumidores voluntários de energia renovável.

O Selo atesta que a empresa utiliza energia renovável efetivamente, ou incentiva o seu uso na fabricação de seus produtos e na prestação de serviço. Já o Certificado de Energia Renovável é um comprovante ao seu detentor do uso de 1MWh de energia renovável certificada.

Como conseguir o Selo e o Certificado

O interessado no Programa de Certificação e Selo de Energia Renovável deve comprovar que possui, em perfeita ordem, os documentos e práticas exigidas para a Certificação. E conforme requisitos estabelecidos na Norma Técnica vigente sobre o tipo de energia a ser certificado: eólica, hídrica, biomassa e solar.

Os valores para a obtenção do Selo e do Certificado estão ligados à adesão ao programa, contratação da auditoria e à compra dos Certificados de Energia Sustentável — no caso dos Selos de Energia Renovável — e podem chegar a 25 mil reais na implementação e 5 mil em renovação.

Mais informações podem ser encontradas no site do Selo de Energia Renovável.

Selo Procel Edificações

O Selo Procel Edificações é de adesão voluntária e visa reconhecer as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética, motivando o mercado consumidor à aquisição de imóveis mais sustentáveis.

Como obter o Selo

Para obter este Selo, é recomendado que a edificação seja feita de forma eficiente. Ele pode ser emitido na etapa de projeto e fica válido até a finalização da obra, podendo ser outorgado na etapa da edificação construída.

Cada tipo de edificação tem suas próprias requisitos, assim, os critérios estabelecidos pelo Procel para o uso do Selo Procel Edificações variam. Essas normas são encontradas nos Critérios para a Concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações, disponibilizados no site da Procel.

O Selo Solar

Este é um documento criado em 2012 pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que conta com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

A certificação é emitida para empresas, residências ou instituições públicas e privadas, que aproveitam pelo menos 3.850.000 exajoules (EJ) solares por ano.

Liberada pelo sol na forma de radiação, essa energia pode ser captada, convertida, distribuída e utilizada como fonte de eletricidade. E a carga pode ser comprada no mercado livre, ou gerada em pequenas estações de energia fotovoltaica.

A aquisição do Selo

Para adquirir a certificação, a residência ou a empresa passa por uma verificação feita de acordo com um consumo mínimo anual. É preciso estar dentro dos padrões da ANEEL, de acordo com a Resolução Normativa 414 de 2010, ou, no caso de edificações, consumir pelo menos 50% de energia solar.

Mas esses são apenas alguns dos requisitos. As auditorias são sempre feitas por profissionais especializados e, em muitos casos, as empresas contratam serviços de consultoria para fazer um levantamento das melhorias necessárias antes de se submeterem a uma verificação externa.

De fato, o grande desafio na ampliação das técnicas de energia solar no Brasil ainda é seu relativamente alto investimento inicial. Porém, quanto maior for o número de usuários, menor vão ficar os custos de aquisição e instalação.

Então, junte-se a esse grupo e ajude a superar esse entrave o mais cedo possível! E, agora que você já sabe quase tudo sobre os selos e as certificações de qualidade de energia sustentável, que tal saber como funciona o sistema de energia solar?

Se quiser, já peça um orçamento sem compromisso com a gente! Passamos pra você uma simulação gratuita do projeto solar fotovoltaico da sua casa ou empresa. Assim, você planeja com calma a instalação, vê quanto vai economizar por mês na conta de energia e o tempo de retorno sob o investimento. Basta preencher o formulário abaixo para entrarmos em contato com você.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.