Considerações sobre energia solar fotovoltaica: O que você precisa saber antes de investir?

Considerações sobre energia solar fotovoltaica: O que você precisa saber antes de investir?

A energia solar fotovoltaica vem ganhando cada vez mais espaço nas residências brasileiras. Não é mais raro passarmos por casas que exibem orgulhosamente seus painéis solares ao longo de seus telhados. Graças aos avanços da tecnologia e novos subsídios, está ficando cada vez mais em conta instalar essa tecnologia. No entanto, existem algumas considerações sobre energia solar que você deve fazer para investir.

Quer saber quais são as questões mais relevantes que você deve considerar quando decidir usar energia solar em sua residência? Confira no texto a seguir:

Posição do telhado

Seu telhado recebe luz do sol livremente entre 9 da manhã e 3 da tarde? Ele fica livre de sombras e penumbras nesse horário? Quanto mais os raios solares incidirem sobre os painéis, mais eletricidade seus painéis serão capazes de gerar. O posicionamento da placa para o norte também colabora, pois para leste ou oeste eles se tornam 8% menos eficientes e para o sul 15% menos. Períodos de pouca luz reduzem a eficácia do sistema, é importante observar isso na hora de optar pela energia solar.

Além disto a questão estética da casa também é levada em consideração, de forma a integrar as placas fotovoltaicas de forma harmoniosa em seu telhado.

Resistência do telhado

As placas fotovoltaicas são bem leves, mais do que as de aquecimento solar. No entanto, ainda assim é necessário fazer um estudo e verificar a viabilidade e resistência de seu telhado para para suportar a estrutura.

Se for o caso, você precisará investir para reforçar a região antes de fazer a instalação. Se seu telhado possuir telhas frágeis ou antigas, é bom também já comprar algumas de reserva por garantia. Se esse for o plano também, você precisará colocar racks ou estantes próprias para os painéis (porém não é obrigatório), pois eles precisam de alguma angulação para receber melhor os raios solares.

Seu orçamento e suas necessidades

É preciso ter atenção ao seu orçamento e saber ao certo se você tem condições de fazer esse investimento. Também é necessário compreender os termos e condições, bem como estipular o tipo e o tamanho que se adequa ao seu consumo e ao de sua família.

A legislação atual permite que uma pessoa ou empresa que tenha duas ou mais contas em seu nome, uma para sua casa de campo e outra para o apartamento por exemplo, possa realizar uma única instalação e economizar energia para as duas residências. Dessa forma sua economia vai ser ainda maior.

Garantias

Como esse não é um investimento baixo nem de curto prazo, as garantias precisam ser claramente exigidas. Empresas do ramo costumam oferecer décadas não só de pleno funcionamento do produto, mas também de assistência técnica. Algumas chegam a 25 anos. Analise isso na hora de decidir.

Responsabilidade ambiental e economia

Falamos aqui de muitos termos técnicos que são essenciais, mas existe algo que também precisa ser levado em conta: ser ambientalmente responsável e gerar economia para suas contas no final do mês. Se isso é importante para você, claro que precisa ser colocado na balança na hora de decidir.

Outras considerações sobre energia solar

Agora que você já sabe do mais relevante, compartilhe conosco suas impressoes. Quais outros fatores podem ser relevantes na hora de considerar a instalação de um sistema solar? Deixe abaixo nos comentários!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.