Talvez você já tenha ouvido falar a frase: é importante estudarmos a história para evitarmos problemas no futuro. Isto tende a acontecer, em muitas nuances, mas não é o caso da crise hídrica pela qual o Brasil passou e continua passando.
O tema possui um espaço de destaque em noticiários, mostrando a preocupação que ele causa, mesmo que muitos ainda não tiveram a oportunidade de compreender o assunto com clareza, algo que irá mudar após a leitura deste texto que preparamos para você.
A crise hídrica nada mais é que o resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios, enquanto estes deveriam estar em níveis normais para atender as necessidades da população.
A falta ou a insuficiência de água para a realização das atividades humanas é o principal ponto, que caracteriza uma crise hídrica. E essas atividades vão muito além daquelas que realizamos no dia a dia, como tomar banho ou lavar as calçadas.
Isso tudo diz respeito à indústria e ao agronegócio, que configuram os principais modelos de negócios de nosso país, mostrando a gravidade da situação, que já deveria ter sido solucionada há muito tempo.
A crise hídrica no Brasil
Em nosso país, a falta de água é um problema há tempos, mesmo sendo uma região tão beneficiada com tantos recursos naturais. A região nordeste sempre foi muito afetada pelo problema, desde tempos remotos.
Ver tantas secas em cidades nordestinas, mostradas sem pudor, exibindo a situação precária em que muitas pessoas viviam e animais que morriam devido à crise hídrica pareceu se tornar algo normal para o imaginário do brasileiro. A situação ficou ainda mais grave a partir do ano de 2014.
No ano mencionado, a região Sudeste, que é destaque no Brasil quando o assunto é economia, foi a principal afetada e fez com que as pessoas percebessem que a crise hídrica não atingia apenas cidades em situações mais precárias, mas também grandes centros, causando medo em grande parte das pessoas.
A atual crise hídrica pela qual passamos é considerada a pior da história, que já nos surpreendeu negativamente. Sendo assim, é de extrema importância dedicarmos tempo para estudar sobre o tema, conhecendo suas causas e consequências, para conseguir lidar com esta devastadora situação.

As principais causas da crise hídrica no Brasil
O Brasil apresenta quase um quinto das reservas hídricas do mundo. Por que um país tão beneficiado pela natureza ainda sofre com uma crise hídrica, que piora a cada ano?
Infelizmente, a falta de água já é uma realidade em várias regiões do país e estudos indicam o quanto isto poderá se agravar, tomando cada vez mais cidades e tornando o problema ainda mais amplo e com maiores dificuldades para encontrar a solução.
Um ponto importante a se frisar é que a água não é igualmente distribuída no território brasileiro. Um país com tantas diferenças sociais, não surpreende quando o assunto é crise hídrica.
A região norte concentra a maior parte das reservas hídricas do país, mas acaba sendo uma região com a menor densidade demográfica, enquanto o sudeste e nordeste, concentra a maior parte da população e atividades industriais e por lá existem poucas reservas.
Como a distribuição é feita de maneira desigual, algumas regiões acabam sendo mais afetadas que outras e precisam lidar com o problema em proporções muito maiores.
Dentre as principais causas para a falta de água no Brasil, podemos destacar:
O aumento do consumo de água
O consumo de água ainda é maior do que essa capacidade, mesmo que este recurso tenha grande capacidade de renovação. Isso ocorre porque houve um considerável crescimento populacional em nosso país, obrigando indústrias e agricultores a trabalharem com maior fervor, para suprir as necessidades das pessoas.
De acordo com as informações fornecidas pela Agência Nacional de Águas (ANA), de cada cem litros de água consumidos, 72 são usados na irrigação agrícola, mostrando o quanto este setor depende da água e acaba sendo diretamente afetado por conta da crise hídrica.
Ainda ocorre muito desperdício de água no Brasil
Outro ponto de grande destaque quando o assunto é a crise hídrica que vivemos está diretamente relacionada aos hábitos dos brasileiros, que ainda desperdiçam muito deste bem natural precioso.
Mesmo com tantos incentivos tentando reverter a situação, mostrando os riscos que vivemos, muitos ainda deixam as torneiras abertas por muito tempo, banhos prolongados e não se preocupam com possíveis vazamentos.
É importante se conscientizar o quanto antes, pois parte da solução deste problema está em nossas mãos e precisamos agir o mais rápido possível, para não sofrermos danos maiores.
A diminuição do nível de chuvas
Você sabe uma das coisas que mais interferem na diminuição dos níveis de chuvas em nosso país? O desmatamento, que é outro problema com o qual precisamos lidar.
É por conta dos desmatamentos que surge um fenômeno dinâmico, conhecido como “rios voadores”, sendo que este leva umidade a várias regiões da América do Sul.
As consequências da crise hídrica no Brasil
Entre as consequências da crise hídrica que nosso país passa há tanto tempo e que geram tanta preocupação, destacam-se:
- Ocorre a redução da oferta de alimentos, fazendo com que fiquem mais caros e escassos, aumentando as chances de grandes índices de fome;
- 62% da energia do Brasil é gerada em usinas hidrelétricas. Assim, a falta de água também compromete o fornecimento de energia elétrica, fazendo com que os temidos “apagões” se tornem mais frequentes.
- Diminuição da oferta de água para a população, problema que, em longo prazo, pode ser fatal para muitos.
- Impactos negativos na economia do país.
Como podemos solucionar o problema da crise hídrica após tantos anos deste problema?

Para enfrentar a escassez de água, algumas atitudes devem ser adotadas. Sabemos que o problema existe há muitos anos, mas para nos beneficiar, muitas tecnologias estão surgindo para lidar com a situação.
Mas nenhum problema se resolve sozinho, e com a crise hídrica não é diferente. É preciso que existam ações que envolvem o nível governamental, comunitário e individual.
Vamos conhecer algumas delas?
- Precisamos utilizar a água de maneira racional. Não é tão difícil, basta desenvolver novos hábitos no dia a dia e convencer as pessoas próximas a você a fazerem o mesmo.
- Podemos fazer o reuso da água em muitas situações, evitando desperdiçar, como reutilizar a água da chuva.
- Devemos conservar as bacias hídricas, nascentes de água e rios, não levando poluentes a estes ambientes, que tornam a água imprópria para uso.
- Precisa-se trabalhar com técnicas de irrigação mais eficientes, que façam com que a água utilizada renda mais e seja melhor aproveitada.
- Deve-se focar no tratamento de água que já foi contaminada, para conseguir aproveitá-la da melhor maneira.
Espero que você tenha compreendido a importância de conhecer este tema e saiba como ajudar a solucioná-lo. É com uma união de forças que a crise hídrica fará parte somente do passado de nosso país.
Agora, você pode conferir os demais conteúdos que postamos por aqui, que vão além da crise hídrica que nosso país enfrenta e nos dizer o que achou deste texto ali abaixo, na parte dos comentários.
Revisado por: