Descubra as vantagens da energia solar em época de crise energética

Descubra as vantagens da energia solar em época de crise energética

Os problemas que a falta de chuva trouxe para o país foram amplamente divulgados e discutidos ao longo do último ano, não é verdade? O baixo volume de água nos rios que abastecem os reservatórios não só culminou em uma crise hídrica como afetou a produção de energia elétrica, deixando o país refém das incertezas climáticas. Os custos com a energia elétrica subiram e a conta de luz está cada dia mais cara, o que afeta tanto o cidadão comum quanto o setor empresarial.
Nesse cenário, tornou-se urgente investir em fontes diversificadas e adotar novas tecnologias para minimizar as consequências negativas dessa situação. E as placas de captação de luz solar para geração de energia são um ótimo exemplo disso! É energia renovável, vinda de fonte limpa, com pouco impacto ambiental, sem emissão de poluentes e que vem se tornando comercialmente bem mais viável.
Quer conhecer as vantagens da energia solar e ficar a par de algumas iniciativas que já existem para combater a crise energética com a adoção desse tipo de tecnologia? Então acompanhe nosso post de hoje:

Clima bastante favorável

As condições climáticas de um país tropical contribuem — e muito! — para a produção de energia solar, afinal, há sol o ano inteiro, condição que deve ser considerada na escolha das fontes alternativas de geração de energia elétrica. O ideal é que o potencial do país seja explorado, tanto para fugir da crise energética como para diversificar a fonte, diminuindo, assim, os altos custos do uso da energia.
Até mesmo o governo tem apostado na tecnologia de energia fotovoltaica, pois sabe que precisa evitar situações emergenciais de compra de reservas e, em vez disso, direcionar investimentos em mecanismos tecnológicos para desenvolver uma produção própria de energia renovável.

Iniciativas já existentes

As vantagens da energia solar vêm sendo cada vez mais conhecidas. Já há, por exemplo, um projeto que prevê a instalação de placas solares em flutuadores que se encontram acima dos reservatórios de água da hidrelétrica de Balbina, no Amazonas. Esse é um projeto pioneiro no Brasil, mas que já foi testado em pelo menos 4 outros países, mostrando-se bastante eficientes.
O objetivo é gerar uma quantidade de energia equivalente à produção obtida por uma usina grande. As vantagens dessa montagem estão em usar a rede elétrica existente para atender a hidrelétrica, suas subestações e linhas de transmissão. O custo da instalação de painéis como esses é consideravelmente menor que o custo das hidrelétricas em si, além de ser um projeto de energia renovável com um processo de implantação mais rápido, até mesmo pela questão das licenças ambientais.

Mudanças super benéficas

Algumas inovações tecnológicas surgidas contribuíram baratear a estrutura e permitiram que fossem observadas com mais atenção as vantagens da energia solar, fazendo essa alternativa se tornar mais competitiva. No final de 2014 ocorreu o primeiro leilão de energia solar para reserva, com o objetivo de aumentar a garantia física do sistema. O evento marcou a entrada da fonte solar no planejamento energético do país. Consta que ainda existirão mais dois leilões para aquisição de reserva de fonte solar, um em agosto e outro em novembro deste ano.
Ao que tudo indica, a energia solar vem se tornando comercialmente mais viável. Pelo mundo todo há indicações de que o investimento nessa fonte de energia é extremamente vantajoso. Entre os benefícios estão a não liberação de resíduos ou gases poluentes durante a produção ou o consumo de energia, o fato de ser uma fonte renovável, ter um impacto ambiental significativamente inferior ao de outras fontes e, também, ser bem mais segura.
A utilização de fontes de energia renovável é uma medida inteligente a ser adotada pelo governo, mas também por indivíduos e empresas. As vantagens da energia solar estão consolidadas, há perspectivas de mais desenvolvimento no sentido de popularização da fonte e o contexto de crise energética impulsiona ainda mais a exploração dessa alternativa.

Quer conhecer mais sobre a energia solar e entender como a diversificação da matriz energética traz benefícios para todos? Continue acompanhando nossos posts e comente sempre que tiver dúvidas ou sugestões!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.