Dicionário: tudo sobre energia solar

Dicionário: tudo sobre energia solar

A carga tributária do Brasil deixa a conta de energia elétrica proporcionalmente mais cara do que em outros países. Entretanto, desde 17 de abril de 2012, a Resolução Normativa ANEEL 482/2012 possibilitou ao consumidor brasileiro gerar sua própria energia, captada diretamente da luz solar.

Pensando em você, consumidor, diretor administrativo ou ainda proprietário de pequena empresa preocupado com sua conta de energia, elaboramos aqui um guia rápido com tudo sobre energia solar: um dicionário simples que mostra os principais conceitos que vão lhe dar base para o entendimento do assunto. Confira!

Dicionário de energia solar

ABNT NBR 5410: norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas sobre instalações elétricas de baixa tensão, incluindo fotovoltaicas.

Arranjo fotovoltaico: conjunto de placas solares, interligados em uma mesma estrutura. Também é chamado de “array”.

Autossuficiência energética: capacidade de produzir a própria energia.

Autoconsumo remoto: modalidade de utilização de crédito na qual o consumidor pode abater o consumo de unidades situadas em diferentes locais, desde que tenha o mesmo titular.

BOS: do Inglês Balance of System, significa Equilíbrio do Sistema. Representa o conjunto de componentes, como cabos, fios, proteções, antenas, chicotes elétricos e estruturas, exceto módulos e inversores solares.

Bateria estacionária: bateria que armazena quantidade constante de corrente por um longo período de tempo, também é chamada de bateria solar.

Bandeira tarifária: escala utilizada pelo Governo para informar a cobrança de energia elétrica para os consumidores, considerando o custo para geração de energia elétrica no período. Existem três fases: Bandeira verde, quando há condições favoráveis para a geração de energia e não há acréscimo na tarifa; Bandeira Amarela, quando as condições são menos favoráveis para geração de energia elétrica e há acréscimo na tarifa a cada 100 Quilowatt-hora (KWH); Bandeira Vermelha 1 e 2, que significa condições mais custosas para geração e há um acréscimo ainda maior na tarifa por 100 Quilowatt-hora (KWH).

BIPV: do Inglês Building Integrated PhotoVoltaics, significa Sistemas Fotovoltaicos Integrados. É a técnica que incorpora células fotovoltaicas em projetos da construção civil e arquitetura.

Célula fotovoltaica: dispositivo elétrico capaz de converter a energia da luz do Sol em eletricidade, também é chamado de célula solar ou célula de energia solar. Item que compõe o módulo solar.

Célula solar: ver célula fotovoltaica.

Célula solar orgânica: também são chamadas de filmes fotovoltaicos orgânicos, ou OPV do Inglês Organic PhotoVoltaics, são películas finas e flexíveis que produzem eletricidade a partir de luz solar, via processo fotovoltaico.

Concessionária: empresa que atua na transmissão, geração e distribuição de energia elétrica. Cada região é atendida por uma empresa diferente, por exemplo:

SP AES Eletropaulo, CPFL, EDP, Elektro;

RJ Enel, Energisa, Light, Ceres;

MG Cemig, DME, Energisa;

DF CEB;

SC Celesc;

GO Celg;

RS CEEE;

PR Copel.

Controlador de carga: item que faz parte do bloco de condicionamento de potência de um

sistema fotovoltaico off grid. Serve para controlar a voltagem no processo de carga e descarga das baterias, evitando sobrecargas ou descargas excessivas.

Crédito de energia solar: é o resultado de uma geração de energia elétrica superior à demanda da unidade consumidora, que injeta o excedente na rede da distribuidora via micro ou mini geração distribuída. A distribuidora irá fazer um cálculo para compensar a energia injetada e a energia consumida. O crédito é o valor a ser abatido da conta de energia.

Célula de energia solar: ou célula fotovoltaica. É um dispositivo destinado a converter a energia do sol (energia na forma de luz) em energia elétrica.

Concessionária: empresa que fornece energia elétrica. Em Minas Gerais a que fornece para a maioria das cidade é a CEMIG.

 

Energia limpa: tipo de energia que não gera resíduos, nem gases poluentes, durante seu processo de produção e consumo.

Energia renovável: energia proveniente de fontes naturais capazes de se regenerar.

Energia solar: energia obtida através da conversão da luz solar em eletricidade, por efeito fotovoltaico.

Energia fotovoltaica: ver energia solar.

Fotovoltaico: Que desenvolve força eletromotriz pela ação da luz. Efeito de conversão da luz em eletricidade.

Filme fotovoltaico orgânico: ver célula solar orgânica.

Geração centralizada: geração de energia elétrica por grandes fontes geradoras, como usinas solares de grande porte.

Geração distribuída: sistemas de geração de energia fotovoltaica conectados à rede de distribuição de energia elétrica. Também são chamados de on-grid ou Grid-Tie.

Geração isolada: sistemas de geração de energia fotovoltaica que não são conectados à rede elétrica da concessionária. Também são chamados de off-grid.

Geração compartilhada: modalidade de geração de energia que possibilita diversos interessados se juntarem em um único consórcio ou cooperativa para redução das faturas dos membros do grupo.

 

Grid-Tie: ver geração distribuída.

HSP: Horas de Sol Pico são os horários identificados no Atlas Brasileiro de Energia Solar como maior índice de quilowatts hora (kWh) por m² durante o dia.

Inversor solar ou conversor de energia solar: equipamento destinado a converter a energia elétrica produzida pelos painéis solares de corrente contínua para corrente alternada.

Kit de energia solar: equipamentos necessários para montagem de um sistema fotovoltaico residencial. Contém painéis solares, inversor solar, estrutura de fixação, cabeamento e conectores.

kW: quilowatt, unidade de potência.

kWh: unidade de energia elétrica. É a grandeza cujo consumo é cobrado nas contas de energia elétrica.

MW: megawatt, unidade de potência.

Manutenção preditiva: observação e análise do sistema solar fotovoltaico para manter o seu desempenho máximo. Consiste em inspeção visual periódica no painel solar e acompanhamento frequentemente dos índices de desempenho do sistema.

Manutenção corretiva: correção de defeitos e reparos de danos no sistema de energia solar.

Material elétrico: fios, cabos, disjuntor, interruptor, adaptador, extensão, tomada, eletrodutos, transformador e soquete.

Medidor bidirecional: aparelho que mede a quantidade de energia que é injetada na rede e consumida pela unidade geradora.

Medidor de energia: relógio que registra o consumo de energia elétrica, situado dentro do padrão de energia, mas com a capacidade de registrar a energia que é vendida ou emprestada à concessionária.

 

Microgeração: pequena central geradora de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 100 kW, que utiliza fontes renováveis de energia, como a energia solar.

Minigeração: pequena central geradora de energia elétrica com potência instalada superior a 100 kW e menor ou igual a 1 MW, que utiliza fontes renováveis de energia, como a energia solar.

Módulo Solar: ver célula fotovoltaica.

Off-grid: ver geração isolada.

On-grid: ver geração distribuída.

OPV: do Inglês Organic PhotoVoltaics. Ver célula solar orgânica.

Painel fotovoltaico: estrutura composta de células fotovoltaicas. Também é chamado de painel, placa ou módulo solar ou fotovoltaico.

Painel solar: ver painel fotovoltaico.

Placa fotovoltaica: ver painel fotovoltaico.

Placa solar: ver painel fotovoltaico.

Potência demandada: soma de toda potência necessária para o pleno uso dos equipamentos que, em determinado período de tempo, o consumidor esteja utilizando.

Potência instalada: soma da potência máxima dos módulos em um sistema. É comumente expressa em kWp.

Quadro geral de distribuição: equipamento elétrico que recebe a energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e as distribui em um ou mais circuitos, também é chamado de caixa de fusíveis ou quadro de luz.

Radiação solar: é a luz solar, energia emitida pelo Sol, sob a forma de radiação eletromagnética.

Rede de distribuição: rede destinada a distribuir energia elétrica da concessionária, formada de postes e cabos elétricos espalhados nos campos e cidades.

Resolução Normativa 482: Ato administrativo normativo da ANEEL que estabelece normas e procedimentos para micro e minigeração de energia elétrica.

Sistema de aquecimento solar: sistema que usa energia térmica através da radiação solar, também é chamado de sistema térmico solar.

Sistema de compensação de energia elétrica: sistema no qual a energia excedente é injetada pela unidade consumidora via microgeração distribuída ou minigeração distribuída na rede da distribuidora local para posterior retorno em crédito de energia solar, segundo Resolução Normativa ANEEL n. 517 /2012.

Sistema fotovoltaico integrado: ver BIPV.

Sistema modular: sistema que pode ser dimensionado conforme a necessidade do cliente, com flexibilidade para customização e expansão.

Sistema de monitoramento: sistema com o qual o  usuário pode acompanhar em tempo real a geração de energia do sistema fotovoltaico.

Sistema solar fotovoltaico off-grid: ver geração isolada.

Sistema solar fotovoltaico on-grid: ver geração distribuída.

Usina solar: estrutura composta por vários painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica em grande escala.

Unidade consumidora: edificação que utiliza energia elétrica.

Unidades de medida do sistema de energia fotovoltaico:

  • kW: (Quilowatt) unidade de potência que equivale a 1000W
  • kWh: (Quilowatt hora) unidade de potência que equivale a 1000Wh
  • Watt: (W) unidade de potência
  • Watt-hora: (Wh) unidade de energia que representa a quantidade necessária para alimentar uma carga com potência de 1 Watt durante 1 hora.
  • Watt-pico: (Wp) unidade de medida utilizada para painéis fotovoltaicos. Significa a potência em Watts gerada pelo painel quando submetido às condições padronizadas de teste em laboratório.

Tempo de retorno do investimento: do Inglês Payback. O tempo de retorno do investimento é o período compreendido desde o investimento inicial até aquele momento em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento, ou seja,  é o tempo necessário para que o investimento se pague.

Órgãos públicos e associações do Mercado Fotovoltaico no Brasil

ABGD: Associação Brasileira de Geração Distribuída

AIE: Agência Internacional de Energia.

ANEEL: Agência Nacional de Energia Elétrica. Agência reguladora oficial do Governo Federal para produção, transmissão e comercialização de energia elétrica.

Green Building Council Brasil: ONG que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil.

MME: Ministério de Minas e Energia. Órgão do Governo Federal.

Selos e Certificações do Mercado de Energia Solar no Brasil

Selo Solar: certificação concedida para empresas, instituições públicas e privadas que sejam proprietárias de edificações comerciais ou residenciais que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar.

LEED: Leadership in Energy and Environmental Design é uma certificação para edificações planejadas, construídas e operadas como green buildings ou edifícios verdes.

AQUA: certificação internacional da construção sustentável. Iniciativa exclusiva da Fundação Vanzolini no Brasil.

RGMAT: selo de identidade ambiental para desempenho ambiental dos materiais de construção, por meio da declaração ambiental de produto, baseado na avaliação do ciclo de vida. Iniciativa da Fundação Vanzolini.

PBE Edifica: Etiqueta Nacional de Conservação de Energia ou ENCE que certifica empreendimentos que atendem aos requisitos técnicos de eficiência exigidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Inciativa de parceria entre o Inmetro e a Eletrobrás/Procel Edifica.

QUALIVERDE: selo que oferece benefícios fiscais para empreendimentos que adotam práticas de sustentabilidade. Iniciativa da Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro.  

BH Sustentável: certificação de empreendimentos que incluem padrões sustentáveis para a redução do consumo hídrico e energético. Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

Provavelmente você já estava familiarizado com alguns desses termos, no entanto, no universo da energia fotovoltaica existem outras palavras que acompanham as inovações trazidas por esse sistema.

Se quiser saber mais, aproveite e peça um orçamento sem compromisso com a gente! Passamos pra você uma simulação gratuita do projeto solar fotovoltaico da sua casa ou empresa. Assim, você planeja com calma a instalação, vê quanto vai economizar por mês na conta de energia e o tempo de retorno sob o investimento. Basta preencher o formulário abaixo para entrarmos em contato com você.

Gabriel Guimarães
Gabriel Guimarães

Diretor Comercial

2 Respostas a “Dicionário: tudo sobre energia solar”

  1. Avatar Amanda disse:

    Preciso urgente de uma bateria estacionária, obrigada pelas informações!!

    1. Avatar Márcia Lima disse:

      Boa tarde Amanda, tudo bem?
      Infelizmente, não trabalhamos com a venda de equipamentos.
      Precisando de mais alguma coisa, é só falar com a gente. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.