É possível aumentar o sistema fotovoltaico depois de instalado?

É possível aumentar o sistema fotovoltaico depois de instalado?

O sistema de energia solar, de captação e conversão em energia elétrica para consumo doméstico ou empresarial, apresenta uma estrutura modular. Seus componentes básicos são: painéis solares fotovoltaicos, controladores de carga (sistema isolado), inversor e baterias (sistema isolado).

Essa constituição modular permite adaptar o sistema à sua demanda, no caso de ampliação. Havendo condições locais de suporte e instalação, você poderá incorporar novos módulos ao sistema existente.

O sistema e suas características

Os painéis solares fotovoltaicos são responsáveis pela captação da energia solar e sua transformação em energia elétrica. Versáteis, de fácil instalação e bastante duráveis, são eles que garantem a característica modular do sistema.

Os controladores de carga funcionam como válvulas que regulam a carga elétrica que seguirá para as baterias. Evitam, sobretudo, as sobrecargas que poderiam reduzir a vida útil das baterias.

O inversor tem a função de converter os 12 volts da energia elétrica da bateria, que está na forma de corrente contínua (CC), em 110 ou 220 volts de corrente alternada (CA) que alimenta o imóvel.

As baterias constituem os reservatórios da energia elétrica produzida.

Os sistemas que estiverem conectados à rede elétrica não fazem uso de baterias e de controladores de cargas. Esses componentes são necessários apenas nos sistemas isolados.

O processo de instalação do sistema de energia solar

A instalação do sistema de energia solar em sua casa ou sua empresa segue um processo que pode ser resumido em cinco passos:

  • Pré-dimensionamento;
  • Design;
  • Instalação;
  • Conexão;
  • Monitoramento.

A fase de pré-dimensionamento identifica as demandas existentes no local e o potencial de geração em função da área disponível para instalação. Com base nesses dados, você definirá quanto pretende gerar de energia elétrica (e economizar de maneira sustentável). É a personalização da instalação.

A partir desse dimensionamento, define-se o design que será adequado à área disponível, consolidando o projeto. e, finalmente, efetiva-se a instalação propriamente dita.

Com a consolidação da conexão, após vistoria da concessionária de energia elétrica de sua região, o sistema é ativado e você já pode fazer uso dele.

O monitoramento, por meio de aplicativo exclusivo, permite acompanhar o rendimento e a eficiência do sistema.

Redimensionamento do sistema instalado

Por ser modular, você poderá aumentar ou diminuir o seu sistema, conforme queira adequar-se ao seu consumo. Isso significa aumentar ou diminuir a energia gerada.

Existem usinas solares geradoras de energia por todo o mundo que promovem incrementos periódicos no seu dimensionamento em razão das demandas de energia.

No entanto, você deverá considerar quatro importantes variáveis quando desejar a ampliação do seu sistema:

  • O incremento desejado;
  • O tamanho do painel utilizado;
  • A capacidade do inversor;
  • O espaço disponível.

A primeira variável coloca a questão a ser resolvida: quanto você pretende ampliar? As demais, avaliarão o sistema instalado e dimensionarão quanto poderá ser ampliado.

Atendidas as necessidades para a ampliação pretendida, seguem-se, como na instalação inicial, as fases de dimensionamento, design e instalação da ampliação.

Desse modo, ampliando o seu sistema de energia solar, maior quantidade de energia solar será convertida em energia elétrica de modo sustentável e maior será sua economia com esse insumo.

Gostou do nosso post? Não deixe de acompanhar o nosso Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


2 Respostas a “É possível aumentar o sistema fotovoltaico depois de instalado?”

  1. ivo disse:

    ola me chamo Ivo,quero fazer essa pergunta. tenho que fazer tudo de novo caso eu queira ampliar meu sistema de energia solar tipo: homologar na concessionaria novamente e fazer um novo projeto ?

    1. Olá, Ivo! Quando se trata de uma expansão não é necessário, via de regra, seguir todo o processo de envio de documentação e homologação. Porém, caso seja necessária a troca ou acréscimo de inversor solar, aí será necessário seguir todo o processo normal. Para maiores informações, entre em contato com a gente pelo telefone!

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.