Você já ouviu falar de economia circular?

Você já ouviu falar de economia circular?

Provavelmente você já ouviu falar de economia circular, mas você sabe o que é e como funciona? Esse é um sistema que engloba a sustentabilidade, reciclagem,  otimização de recursos e logística reversa.

A economia circular é um conceito que une o desenvolvimento econômico e o uso de recursos naturais, trazendo ideias de práticas sustentáveis, como por exemplo, a reciclagem de matérias primas. Sendo assim, ele é  um ciclo contínuo focado na preservação, dissociando o consumo de recursos finitos. Onde há a substituição de materiais não renováveis por bens recicláveis e resíduos gerados pela sociedade é mantido o mínimo possível. Podendo, estar relacionada com a economia verde.

Qual é objetivo? 

É interessante economicamente, pensar sobre esse conceito porque pode ser um caminho de construção de novos modelos de negócios podendo fazer com que os recursos sejam utilizados no seu tempo máximo. Além disso, a ideia de economia circular gera um futuro com impactos ambientais positivos, visando a reutilização dos bens, e para isso, se baseia nos seguintes pontos:

  • reutilização;
  • reciclagem de materiais;
  • redução;
  • recuperação;
  • combinação entre ecossistemas naturais e reabsorção.

Redução de custos e geração de valor

A redução de custo está diretamente ligada a: Um melhor aproveitamento de materiais, redução de desperdício, melhoria e efetividade nos sistemas de produção e produtos.   

Já a geração de valor é significativa, empresas com visão ao longo prazo sobre inovação tendem a ter maior desempenho econômico, uma vez que, colocar em prática auxiliará na aceleração do processo biológico que aconteceria com esses materiais, evitando assim  uma degradação do meio ambiente. Além disso, torna-se economicamente viável pois a reutilização dos materiais será mais barata para a indústria.

Além da diferenciação no mercado, a economia circular traz novos acessos a mercados e nichos podendo assim alcançar uma maior interação e retenção de clientes. Um desses nichos que podem e serão alcançados será os investidores, muitos empreendedores já procuram empresas socialmente responsáveis para estar associado. 

Veja as vantagens, novidades e novas tecnologias da energia solar industrial!

Já sabemos que seria rentável promover ações para a utilização desse sistema, então vamos entender o que tange essa economia. 

Os três pilares 

A Energia circular se baseia em 3 pilares principais: 

  1. Preservar o capital natural e os recursos, controlando os estoques finitos e equilibrando, assim, os recursos renováveis. 
  2. Aumento da circulação de produtos e materiais no máximo da utilidade de tempo através de projetos estrategicamente pensados na remanufatura, sendo assim, otimizando a produção de recursos. 
  3. Incentivar a eficácia do sistema, analisando todos os possíveis erros e problemas, reduzindo danos aos produtos e serviços. 

Podemos notar que esses princípios têm como fundamento priorizar e melhorar ferramentas e metodologias de trabalho das indústrias, diminuindo os resíduos, utilizando energias renováveis, focando num trabalho mais sustentável. Não há perdas de materiais, já que os mesmos podem ser reutilizados em um novo sistema.    

Os eixos de ação 

Por ser um fato que a economia circular é uma nova tecnologia, para que um país alcance esse nível de desenvolvimento, é necessário que um incentivo inicial das grandes empresas com governo, assim sendo, as propostas que estão sendo feitas são:  A transição do planejamento econômico convencional das nações industriais para um modelo mais baseado em recursos naturais. 

Na Europa é comum que empresas já tenham aderido a esse novo sistema industrial, em março de 2020 foi criado um plano de ação da Economia circular onde o parlamento Europeu pediu regras de reciclagem mais firmes, e solicitou uma meta de em relação a redução do consumo de material até 2030. 

A partir disso, podemos ressaltar um case da Bundless, que já utiliza a economia circular ao seu favor. A empresa Holandesa, aposta em aluguel de eletrodomésticos duráveis, neste modelo não é necessário comprar, podendo alugar desde máquinas de lavar roupas até cafeteiras, não sendo necessário realizar manutenções caso a máquina estrague. Toda a manutenção e instalação é feita pela própria empresa, quando o produto realmente fica inutilizável, eles buscam a reciclagem ou remanufatura.  A empresa foca em trazer praticidade para seus clientes e ao mesmo tempo é atenta à sustentabilidade, criando um valor e aproximação com seu público. 

Qual a diferença entre economia circular e linear? 

Entender qual a diferença entre os dois sistemas é essencial para entender a necessidade de melhorar ecologicamente. 

Ao decorrer do texto falamos sobre o que é a economia circular e como podemos utilizá-la, agora vamos entender o que é a economia linear. 

Desde a revolução industrial, a produção de lixos foi crescendo deliberadamente, acompanhando o consumo em massa. A economia linear, que é a que vivemos hoje, tem como lógica, criar aterros e lixões e fazer o descarte de materiais no solo ou nos mares, porém isso tem um impacto ecológico gigantesco, uma vez que estamos consumindo e produzindo mais que necessitamos, criando uma poluição e diminuição da qualidade de vida humana. Esse modelo depende de usos de recursos finitos, podendo haver esgotamento das matérias primas. 

Podemos notar que esse sistema não planeja o destino dos produtos, já a circular foca em estender a vida útil dos materiais já existentes. 

Devemos listar os principais benefícios de colocar em prática as propostas do modelo circular:

  • Criar formas, eficaz, de consumo e descartes de produtos;
  • Utilizar tecnologias para inovar os processos de geração de valor econômico;
  • Pensar e ações mais sustentáveis e seguras a longo prazo;
  • redução do uso de recursos naturais;
  • Gerar qualidade de vida ambiental.

Ao longo do texto explicamos o que é a economia circular, como ela pode auxiliar no meio ambiente a partir de agora, qual a diferença desse sistema para a linear e demos pontos importantes para que a reutilização dos recursos seja implementada. 
Gostou desse tema? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.