Energia alternativa: nova tomada portátil funciona com energia solar!

Energia alternativa: nova tomada portátil funciona com energia solar!

Com o avanço da tecnologia, são várias as novidades que chegam a todo tempo ao mercado, apresentando tanto inovação técnica quanto praticidade voltada para as mais diversas atividades cotidianas. Então, por que não juntar tecnologia e sustentabilidade em uma coisa só? Essa foi a ideia de dois coreanos ao criarem um novo dispositivo, ideal para quem está sempre à procura de uma tomada para plugar algum aparelho eletrônico. Conheça agora a tomada portátil que funciona a partir de energia alternativa!

Conhecendo melhor o aparelho

Desenvolvida pelos jovens coreanos Kyuho Song e Boa Oh, a Window Socket, ou simplesmente tomada portátil, como é chamada por aqui, trata-se de uma revolução no mercado, especialmente para quem está ligado nas fontes alternativas de energia.

O aparelho cabe na palma da mão e possui um formato circular. Em um dos lados está o plug presente em tomadas convencionais, com dois orifícios. Já no outro, é onde a mágica acontece.

Constituído por uma superfície aderente, o lado oposto possui, internamente, uma placa parecida com aquelas presentes em painéis solares compostos por células fotovoltaicas (que absorvem luz solar). Em outras palavras, essa placa interna transforma a energia solar em elétrica e carrega a bateria do dispositivo de cinco a oito horas, podendo ser usada posteriormente para ligar qualquer outro aparelho.

Sua superfície aderente foi projetada justamente para ser colocada em regiões envidraçadas, como janelas de prédios, carros ou até mesmo de aviões, ideais para aqueles que não têm onde carregar o seu celular e precisam urgentemente de uma recarga.

Energia alternativa e a sustentabilidade

Por usar a energia solar, ou seja, uma fonte alternativa e inesgotável de energia, a tomada portátil é considerada 100% limpa. Isso é ideal para aqueles que procuram uma forma de substituir as matrizes energéticas usadas atualmente, responsáveis por prejudicar o nosso meio ambiente, por aquelas que são ecologicamente corretas e sustentáveis.

Afinal, esse aparelho substitui a energia elétrica que é, em grande parte, proveniente de hidrelétricas, por aquela que tem origem puramente solar.

Efeitos percebidos na economia

Além de não agredir ao meio ambiente por ser totalmente limpa, a nova tomada portátil traz alguns efeitos benéficos à economia. Afinal, se apenas uma simples tomada movida a energia solar já é o suficiente para economizar na conta de energia elétrica, imagine se todo um sistema elétrico de uma residência for adaptado para tomadas como essa?

Certamente, haverá uma grande redução de gastos a partir de eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos, haja vista que todos serão abastecidos puramente por energia solar.

Outros dispositivos ecologicamente corretos

A tomada portátil é apenas um exemplo de aparelho ecologicamente correto que fora desenvolvido. Entre outros dispositivos que seguem o mesmo caminho, pode-se destacar a bateria solar móvel e a bateria movida a energia eólica.

A bateria solar móvel consiste em uma bateria acoplada a uma superfície que recebe a luz solar e a transforma em energia elétrica para pronto uso. Seu funcionamento é parecido com o da tomada portátil, mas sua utilidade está mais voltada para gadgets móveis (smartphones e tablets), assim como a bateria movida a energia eólica, composta por uma espécie de catavento que recebe a energia proveniente do vento e a transforma na hora em energia elétrica.

São várias as opções criativas disponíveis no mercado que prometem juntar sustentabilidade e inovação tecnológica. A tomada portátil à base de energia solar é apenas mais um exemplo, sendo um grande passo para aqueles que procuram uma fonte de energia alternativa somada à praticidade das grandes invenções modernas.

Confira também o nosso artigo sobre 7 iniciativas para trabalhar em uma empresa sustentável!


SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.