Uma das maiores construtoras residenciais do Brasil, MRV Engenharia abre as portas em sua sede de Belo Horizonte para receber a SolarVolt em uma ação de esclarecimento sobre a energia fotovoltaica em condomínios. A expectativa é de que até 2020 todos os novos projetos já venham com o sistema instalado.
Ainda este ano mais de 17 mil famílias serão beneficiadas com a implantação do sistema de energia solar em empreendimentos da MRV. Para o morador, isso significa uma conta de energia mais baixa e um condomínio mais barato!
Seguindo as tendências de um futuro sustentável e incentivando sua popularização, a construtora convidou a SolarVolt para marcar presença e explicar um pouco mais sobre o funcionamento e regulamentação da energia fotovoltaica em condomínios.
Entendendo a energia fotovoltaica em condomínios
Projetado para compensar cerca de 80% da energia consumida pelos condomínios, o sistema consiste em painéis solares instalados no telhado dos edifícios que por sua vez estarão conectados à inversores que realizam a conversão da energia solar em energia elétrica. Essa energia será então utilizada nas áreas comuns do condomínio.
Por permanecer conectado à rede elétrica tudo funciona normalmente, mesmo durante a noite ou em dias nublados. Ao mesmo tempo, toda energia excedente que é gerada ao longo do dia é transmitido para a rede de distribuição da concessionária de energia local. Ao final de todo mês, a energia extra gerada pelo sistema entra como saldo e é abatida da despesa de luz mensal, podendo cobrir toda a conta do condomínio. Além de contribuir para o meio ambiente, o sistema é uma excelente forma de economia para os moradores.
Leia mais: Estacionamento com energia solar: veja essa inovação
Compreendendo a legislação
Esse sistema de compensação de energia foi criado a partir da Resolução 482 Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em abril de 2012, regulamentando assim essa modalidade de geração de energia junto à concessionárias de energia nacionais.
Para saber com maiores detalhes da Resolução vigente, clique aqui!
Inovando de maneira econômica e sustentável
O stand da SolarVolt recebeu equipes dos setores de projetos, arquitetura e marketing da MRV. Gabriel Guimarães, um dos diretores da empresa, reconhece o valor da iniciativa. “A MRV percebeu que é uma conta simples: se incluído dentro do financiamento imobiliário, o investimento para cada unidade fotovoltaica faz com que a parcela do financiamento saia mais barato que o novo morador pagar a conta de energia.”
Veja fotos
A MRV inova ao implantar o sistema de energia fotovoltaica pela primeira vez em um condomínio Minha Casa Minha Vida. Se você curtiu essa ideia não deixe de compartilhar o artigo nas redes sociais!
Que pena que acabei de adquirir um apartamento da MRV e o nosso não tem a fotovoltaica, poderiam colocar nos apartamentos já feitos. Iriam ajudar muito a todos os condôminos e a natureza.
Parabéns, galera!! Show de bola!
Obrigado pelo apoio Lucas!