A busca por novas fontes de energia é um assunto que tem ganhado mais e mais força nos últimos anos. Para essa demanda, há uma oferta variada de fontes alternativas. Uma delas, por exemplo, é a energia heliotérmica, que entenderemos melhor a seguir.
A crise hídrica que assola o país anda preocupando os brasileiros, que começam a sentir o desconforto de não terem água em casa para necessidades básicas.
Os baixos níveis dos reservatórios não apenas geram falta d’água nas torneiras, como também trazem o aumento das contas da energia elétrica. Isso acontece porque os reservatórios não tem mais o mesmo potencial de propiciar a produção de energia elétrica. Como resultado, a bandeira vermelha aparece nas contas de energia, que apresentam valores assustadores no final do mês.
Além disso tudo, o atual cenário de crise econômica que enfrenta o país vem aterrorizar ainda mais a população, que anda às voltas procurando soluções eficientes e econômicas a qualquer custo.
Dessa forma, já deu para perceber que a busca por fontes alternativas de energia deixou de ser uma tendência para se tornar, praticamente, uma obrigação.
É aí que se encaixa a energia heliotérmica, pois é uma fonte de energia alternativa, limpa e econômica. Deseja entender um pouco melhor sobre essa de fonte de energia alternativa? Confira o nosso post de hoje.
O que é mesmo energia heliotérmica?
Energia heliotérmica é o nome técnico para a energia termossolar. Termossolar, por sua vez, remete à ideia de sol e temperatura, certo? Certíssimo! Esse é exatamente o diferencial dessa tecnologia em relação aos sistemas mais conhecidos de energia solar, onde a luz do sol é captada através de painéis fotovoltaicos.
Na energia heliotérmica o processo de geração de energia elétrica é indireto, pois o que aproveita-se não só a energia solar propriamente dita, mas sim o calor do sol.
Os raios solares são captados por meio de espelhos, que concentram calor em um ponto (receptor). Nesse ponto um fluido térmico é aquecido e, posteriormente, aquece água armazenada que evapora, movimenta turbinas e aciona um gerador para geração de energia elétrica.
Parece complicado, mas é um processo simples de transformação de energia mecânica em energia elétrica, comumente aplicado em usinas termoeléricas.
Benefícios desse tipo de energia
A principal vantagem do uso da energia heliotérmica é, sem dúvida, a responsabilidade ambiental. Esse é um tipo de energia limpa e renovável que não gera, durante seu processo, emissão de gases poluentes para a atmosfera.
Há quem aponte os custos iniciais de implantação do sistema heliotérmico como uma desvantagem, mas até esse aspecto pode ser superado, afinal o prazo médio para retorno do valor investido é relativamente curto se comparado a outras alternativas: 2 ou 3 anos.
Expectativas de uso no futuro
Infelizmente, o Brasil ainda não está inserido na lista dos países que mais aproveitam a energia solar. Mas as expectativas são as melhores possíveis.
Apesar de não existir geração de energia heliotérmica em larga escala, o país conta com áreas, principalmente no nordeste brasileiro, com características propícias a instalação de usinas de geração de energia heliotérmica: elevados índices de irradiação solar, baixos índices pluviométricos e baixa presença de nuvens.
Tudo isso mostra que o potencial energético do Brasil é excelente para aproveitamento de energia solar. Seja a geração de energia pelo sistema fotovoltaico ou termossolar, a utilização de energia solar é, de fato, uma medida sustentável.
Contudo, apesar de o Brasil ter tido um forte avanço na questão da implementação da energia solar como uma fonte alternativa de energia, essa área ainda tem muito a evoluir.
O importante mesmo é estar atento à adoção de atitudes sustentáveis, conhecendo sempre diferentes tecnologias para aproveitar a energia solar. Só assim poderemos dar a nossa contribuição para a construção de cidades mais sustentáveis.
E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre energia heliotérmica e os impactos do uso desse tipo de energia renovável? Deixe um comentário no nosso post. Até a próxima!
Imagem: Energia Heliotérmica. Fonte: https://bit.ly/1kWo9X9
Muito triste assistir a toda essa crise energetica em um pais com ‘enorme’ potencial solar!… Nosso modelo politico-economico e’ o que tem de mais atrasado no panorama mundial , e vem prejudicando de forma drastica nosso desenvolvimento (no papel e’ uma coisa, mas quando tentamos levar para a pratica, sem uma propinazinha, a coisa nao acontece). Um absurdo nao termos politicas inteligentes, eficientes e eficazes para aproveitamento de fontes limpas. Uma pena!
Eu queria saber se esse tipo de energia heliotermica está disponível para operar em residências, como as placas fotovoltaicas!
Leonardo, a energia heliotérmica hoje só se mostra viável para grandes centrais. Existem projetos experimentais de microusinas do tipo apenas.