Energia solar: 5 grandes construções sustentáveis para se inspirar

Energia solar: 5 grandes construções sustentáveis para se inspirar

Há alguns anos, a preocupação com a sustentabilidade chamou a atenção dos grandes empreendimentos. O esforço mundial para a consolidação do uso de energia solar se mostra na construção de inúmeras usinas de geração de energia a partir do sol.

Energia solar como referência

Além das usinas, muitos prédios passaram a adotar a sustentabilidade como referência nos seus projetos. Criou-se, então, um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.

Entenda agora como ele funciona e conheça também 5 grandes construções sustentáveis para se inspirar!

Padrão de sustentabilidade

Conhecido como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), esse sistema opera em todo o mundo, com 143 países participantes. Funciona como um padrão mundial de sustentabilidade das construções, avaliando 7 dimensões:

  • Espaço sustentável;
  • Eficiência do uso de água;
  • Materiais e recursos;
  • Energia e atmosfera;
  • Qualidade ambiental interna;
  • Créditos de prioridade regional;
  • Inovação e processos;

Desse modo, prédios autossuficientes e condomínios verdes, além dos processos de construção e da posterior operação, são avaliados pela amplitude de sua sustentabilidade. O segmento vem crescendo em todo o mundo, sem precedentes.

Bank of America Tower, One Bryant Park – Nova Iorque, EUA

Este foi o primeiro edifício em todo o mundo a receber a certificação ambiental LEED Platinum.

Considerado uma das arquiteturas mais eficientes do mundo, foi construído, em sua maior parte, com materiais reciclados e provenientes de fontes renováveis.

Os interiores foram todos projetados para aproveitamento máximo da luz solar na iluminação e na obtenção de energia.

India Tower – Mumbai, Índia

Considerado um dos 10 edifícios mais sustentáveis do planeta. O prédio, cujo estilo é conhecido como “desalinhado”, possui 301 metros de torre.

Seu projeto arquitetônico considerou, em especial, a reutilização da água da chuva, a proteção solar, uma excelente iluminação ao longo de todo o dia e a ventilação natural. Adota, além disso, algumas áreas com vistas ao desenvolvimento de tecnologias verdes, além de produção de materiais ecológicos.

BMW Welt – Munique, Alemanha

É um prédio de arquitetura surpreendente e que também está entre os edifícios mais sustentáveis do mundo.

Trata-se de uma edificação multifuncional que visa passar para o público a imagem da empresa, voltada para inovação, tecnologia e progresso.

O sistema de energia solar fotovoltaico instalado no prédio permite gerar mais de 800 kW.

Também utiliza uma rede de painéis de aço para captação e transferência de calor, operando no condicionamento do ar interior do prédio.

Burj Al-Taqa – Dubai, Emirados Árabes

Este prédio é de uma exuberância impressionante!

Trata-se de uma edificação grandiosa e autossustentável, abastecida por energia solar e eólica. Possui uma área de 32 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos e uma turbina eólica de 60 m de altura, instalada no topo do prédio.

Situada à beira-mar, a construção se utiliza de água do mar para seus processos de refrigeração interna. O prédio possui ainda um brise (quebra-sol) giratório, capaz de acompanhar o movimento do sol.

Crystal Island – Moscou, Rússia

A chamada Ilha de Cristal faz jus ao nome: é uma verdadeira ilha às margens do Rio Moscou, em formato de vulcão, com mais de 450 m de altura, integrada a um parque coberto de árvores.

O projeto possui uma escala sem precedentes no mundo, com uma área de 2,5 milhões de metros quadrados. Trata-se de uma verdadeira cidade autossuficiente, contando com residências, escritórios e centros culturais.

Por meio de painéis solares e turbinas eólicas, o prédio produz toda a eletricidade de que necessita, além do calor, que é manejado pela própria estrutura.

Continue lendo

Gostou do artigo? Com certeza você vai gostar deste outro sobre a matriz ecológica como opção política e ambiental!


SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.