Energia Solar 

Você está interessado em conhecer ou instalar um sistema de energia solar? No blog de hoje você vai conhecer tudo sobre a energia solar: como surgiu, seus principais benefícios e as possibilidade de você participar dessa tendência mundial investindo nesse setor, além de conhecer também outras formas de geração de energia sustentável. 

Se você procura economizar com energia elétrica, saiba que o custo de instalação de um sistema solar diminuiu substancialmente e as tendências são de que sistemas de produção de energia solar se popularizem cada vez mais. Lembre-se: A energia solar é uma forma de economizar ou até mesmo chegar perto de zerar as suas despesas com energia elétrica.

A seguir faremos um breve histórico do desenvolvimento da energia solar e uma definição do que é energia solar na nossa sociedade abordando suas principais características e as possibilidades de investimento.

Origem da Energia Solar

A história da energia solar iniciou-se no ano de 1954 por Russell Shoemaker Ohl. Russel foi o precursor da primeira placa de silício e também foi o primeiro a patentear o sistema fotovoltaico. Posteriormente Calvin Fuller, um químico norte-americano, desenvolveu o processo de dopagem do silício.  Fuller dividiu a sua descoberta com o físico Gerald Pearson, que melhorou o experimento. Pearson descobriu que a amostra exibia um comportamento fotovoltaico e compartilhou a descoberta com Daryl Chapin. A primeira célula solar apresentada para a comunidade científica e anunciada para a imprensa foi em uma reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington, no dia 25 de Abril de 1954.

No Brasil a primeira usina solar foi instalada em agosto de 2011 no município de Tauá, no sertão do Ceará. A usina possui 340 km e 4.680 painéis fotovoltaicos, tendo como capacidade inicial a geração de 1 megawatt, quantidade considerada um marco para a época.

O que é Energia Solar?

A energia solar  é uma energia sustentável e renovável. Ela funciona por meio da luz solar e, além de ser transformada em eletricidade (processo chamado de efeito fotovoltaico), pode ser aproveitada em outros processos como a energia heliotérmica e o aquecimento solar

Diferentemente das fontes convencionais, ela não depende de fontes de energia poluentes e, por isso, é uma alternativa muito mais econômica e adequada às necessidades atuais da sociedade. 

As principais formas de geração de energia solar são: a energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia solar heliotérmica.

Principais características da energia solar

Como dito anteriormente, a energia solar é uma das principais apostas para geração de energia sustentável e acessível. Sendo assim, podemos destacar como algumas das suas principais características:

  • gera economia de até 99% das despesas com eletricidade;
  • sua fonte de energia (a luz solar) é gratuita;
  • é renovável, sustentável e alternativa às fontes convencionais que poluem o meio ambiente;
  • tem baixa necessidade de manutenção e durabilidade de mais de 20 anos; 

Quem pode investir em energia solar?

Seja para fornecer energia para sua casa ou para sua empresa, o investimento em energia solar sempre será benéfico. Por isso, se você optar por investir nessa fonte de energia, você irá agregar valor ao seu empreendimento.

Investir em energia fotovoltaica não somente garante a economia da sua empresa, ela também agrega valor de mercado ao seu produto. Isso acontece porque não é apenas a produção de bons produtos e serviços que são valorizados pelos clientes, também o compromisso da empresa com o meio ambiente e com a preservação dos recursos não renováveis é posto como um diferencial. 

Desse modo, investir em marketing verde após a implementação dessa fonte de energia, com certeza fará com que os clientes e o mercado vejam a sua marca com bons olhos. Assim é possível enxergar o valor do seu serviço/produto associado também a preocupação com a sustentabilidade. Implementar a energia solar, não somente fará você e sua empresa economizar, mas também ganhar créditos 

Muito já foi dito em relação à economia das despesas com eletricidade da empresa. Porém, além de reduzir as taxas elétricas, o excedente de energia pode tornar-se crédito para sua e pode ser aproveitado em até cinco anos pela empresa. 

Quer saber mais motivos para investir na energia solar? Veja nosso texto 7 razões para investir em energia solar agora

Quais as principais tecnologias da energia solar?

Já falamos em nosso blog que a energia solar quando transformada em eletricidade é chamada de fotovoltaica. Veja a seguir mais detalhes sobre essa e outras duas tecnologias ligadas a conversão de luz solar em energia:

Energia Solar Fotovoltaica

Convertida diretamente em energia elétrica, a tecnologia fotovoltaica é a modalidade mais usada de energia solar. Seu sistema é composto por:

  • painéis solares;
  • sistema de fixação das placas solares;
  • cabeamentos;
  • conectores;
  • inversor solar.

Energia Solar Térmica

Essa fonte gera energia térmica ou elétrica para uso na empresa. Sua instalação e equipamentos são diferentes da energia fotovoltaica.  

Energia Solar Heliotérmica 

A energia heliotérmica utiliza o calor da energia solar para gerar a energia elétrica. Diferentemente da fotovoltaica, ela usa concentradores, como espelhos, para concentrar a energia em um ponto específico e assim transformar a energia. Saiba mais sobre essa tecnologia em nosso texto Energia heliotérmica: o que você precisa saber! 

Como funciona a Energia Solar?

Existem diferentes tecnologias que fazem com que a luz solar seja convertida em energia para sua empresa. Por isso, entender como essa fonte funciona antes de a adquirir é primordial. Veja a seguir como opera a energia solar fotovoltaica, tecnologia mais utilizada:

Funcionamento da energia solar fotovoltaica 

Veja abaixo as três formas de funcionamento de energia solar fotovoltaica:

  • Sistema conectado à rede (on-grid) – que atua com a inserção da energia diretamente na rede;
  • Sistema isolado ou autônomo (off-grid) – funciona por meio de baterias e armazenamento de eletricidade;
  • Sistema híbrido – mescla o on-grid e o off- grid em um só sistema.

Para produção de energia fotovoltaica, é preciso a instalação de painéis solares, estes devem ser sempre colocados por profissionais qualificados e, posteriormente, conectados ao Inversor Solar. Esse equipamento converterá a energia solar dos painéis de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Essa será então utilizada em computadores, máquinas e quaisquer outros em que a eletricidade é necessária. 

Quer entender mais sobre o funcionamento dessa fonte de energia? Leia o texto Entenda como funcionam os painéis solares.

Usina Solar

Usinas solares são sistemas fotovoltaicos de grande porte que são projetados para a produção e comercialização de energia elétrica. Toda a produção de energia se dá através de painéis fotovoltaicos, convertendo a energia do sol em energia elétrica.

Em sua maioria, as usinas são construídas em locais planos. As placas podem ser fixas ou podem ter um sistema de acompanhamento do movimento do sol, chamado de tracker, garantindo o maior aproveitamento da energia solar durante o dia.

O funcionamento mais comum para as plantas solares é, em suma, de um conjunto de espelhos móveis que, dispostos em um terreno plano em regiões ensolaradas e de pouca nebulosidade, apontam para um mesmo ponto — onde a luz refletida aquece água canalizada, produzindo, em seguida, vapor responsável por movimentar uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica. Como resultado, a eletricidade produzida é transmitida por distribuidoras de energia, até que, por fim, chegue às nossas casas.

Fazenda Solar

A Fazenda Solar não é necessariamente construída em propriedades rurais, ao contrário do que possa parecer. Na realidade, trata-se de uma Usina Solar Fotovoltaica de grande porte, instalada em uma região com condições ideais para a geração de energia solar fotovoltaica. A Usina Solar é conectada à rede de energia, e passa a gerar energia elétrica que pode ser aproveitada por vários consumidores.

As fazendas solares são planejadas para serem instaladas em um local de grande insolação para otimizar a eficiência, geralmente em grandes áreas rurais. Nessas áreas são instaladas milhares de placas solares fotovoltaicas, que serão partes integrantes de uma grande Usina de energia solar fotovoltaica, com potência suficiente para fornecer energia elétrica para várias unidades consumidoras. A energia elétrica gerada na Fazenda Solar será transmitida para a rede pública de distribuição, que irá registrar a energia fornecida e transformá-la em créditos.

Enfatizamos que as fazendas solares ganham destaque por fazerem uso de tecnologias de ponta e por deixarem 100% limpo o sistema elétrico de comunidades inteiras. Isso torna esta modalidade de geração de energia algo altamente sustentável, que traz muitos benefícios para nosso planeta.

Quer investir em fazendas solares? Acesse nosso guia do investidor.

Energia solar para empresas

A energia solar para grandes empresas é atualmente uma alternativa sustentável para empresas que querem economizar em energia, aumentar a lucratividade e ao mesmo tempo alinhar a organização às principais tendências ecológicas e acessíveis do mercado de energia elétrica.

Equipamentos fotovoltaicos estão com os preços cada dia mais atrativos e, no médio e longo prazos, o impacto da instalação dos sistemas sobre o balancete final de pequenos e médios empreendimentos revelam-se bastante significativos, com redução de 50% a 95% nas contas de luz.

Em um país com as características do Brasil, o uso de energia solar é vantajoso em todo território. Além de tudo isso, você pode fazer do uso sustentável da energia uma ferramenta de marketing poderosa para conquistar o seu cliente, fortalecendo a sua imagem!

Energia solar para hospitais

Os hospitais solares são aqueles que utilizam o sol como principal fonte na matriz energética — no caso, a energia solar. Esse uso pode ser tanto o térmico quanto o fotovoltaico, ou uma complementação entre os dois. 

Alguns hospitais utilizam as placas solares como complemento no abastecimento da energia elétrica, enquanto outros podem produzir 100% da energia utilizada e arcar apenas com as taxas administrativas da concessionária responsável pela região em que estão situados, possibilitando uma economia de mais 90% na conta de luz.

Principais Vantagens:

  • Sustentabilidade
  • Reducao de custos
  • Incentivos fiscais
  • Facilidade de aquisição
  • Segurança Energética
  • Alto aproveitamento

Energia Solar para Indústria

A energia solar industrial é uma das formas de aproveitamento da radiação solar para gerar eletricidade. Nesse tipo de geração, é obtida a chamada energia solar fotovoltaica. Ela leva esse nome porque a corrente elétrica se forma a partir da incidência dos raios solares nos módulos fotovoltaicos, que movimentam os elétrons presentes no material semicondutor.

O processo de geração de energia solar industrial é semelhante ao de residências e estabelecimentos comerciais, com os quais já estamos habituados. O que muda, nesse caso, é a escala, já que indústrias precisam abastecer um número maior de equipamentos. 

Uma das maiores vantagens de investir em energia solar industrial é a economia. Companhias do setor automobilístico como a Toyota e a Nissan, por exemplo, projetam uma economia de 400 mil até 4 milhões de dólares americanos com a instalação de sistemas fotovoltaicos em suas fábricas.

Mapa da Insolação no Brasil

Todos nós consumidores devemos estar atentos ao mapa de insolação do país. Assim, é possível entender como a potência do sol pode variar dependendo do local e como usar isso ao seu favor. 

Entender os processos que levam a irradiação solar, e como o sistema fotovoltaico capta sua energia, é vital para que consumidores entendam como a irradiação incide e como a disponibilidade do recurso energético solar é transformada em eletricidade. Ademais, o conhecimento sobre o potencial do sol que afere a Terra é importante para que novas tecnologias sejam mais assertivas quando tratamos da captação de energia solar. 

Outras fontes de energia renováveis: Energia Eólica 

A energia eólica é proveniente da força dos ventos. Ela utiliza a força de massas de ar em movimento para girar as turbinas dos aerogeradores e a converter em eletricidade. Enquanto o  processo para captação de energia solar é feito pela instalação de painéis fotovoltaicos, que captam os raios do sol e os transformam em energia elétrica.  Com o auxílio do inversor solar, a energia gerada pode ser utilizada para atender casas, empresas e estabelecimentos.  

Normalmente instalada em grandes parques eólicos, localizados em regiões altas ou áreas costeiras (onshore) ou no mar (offshore), nas quais a incidência dos ventos é maior. A quantidade de energia gerada dependerá da intensidade e constância dos ventos, da altura das turbinas e da área ocupada pelas hélices, ou pás. Seu trabalho é converter a energia cinética dos ventos em força mecânica para mover as pás e então a transformar em energia elétrica. Já a energia solar fotovoltaica, como o nome sugere, vem da luz do sol. 

Vale salientar que o princípio de ambas é o mesmo, gerar energia de um recurso renovável que terá impacto mínimo ao ambiente. 

Solarvolt : Energia Solar

Fundada em 2013, a Solarvolt tem em seu portfólio mais de 1.500 projetos homologados, totalizando 60.000 kWp instalados. Entre os clientes, estão indústrias, comércios, residências e propriedades rurais que passaram a usar uma energia de baixo custo e alto valor, principalmente do ponto de vista ambiental.  

Temos uma equipe formada por profissionais qualificados e também sempre atualizados. Isso significa que oferecemos as soluções mais modernas nos nossos projetos. Além disso, a equipe está sempre informada sobre a regulamentação vigente no país. Faça contato com a SolarVolt e tenha a energia do futuro ao seu alcance!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.