Energia solar como investimento: prós e contras

Energia solar como investimento: prós e contras

Investir em energia solar é uma tendência mundial, com aspectos muito vantajosos em países tropicais, especialmente no Brasil.

Nosso país é uma das maiores potências do mundo no quesito geração de energia solar, com números que demonstram índices impressionantes de insolação em todo território nacional.

A exploração, disseminação e popularização da energia fotovoltaica vêm crescendo de forma expressiva, movimentando a economia e gerando interesse tanto de quem quer economizar, quanto de quem quer lucrar investindo em energia limpa.

Conheça os prós e contras da energia solar como investimento e avalie se esta é uma boa opção para aplicar o seu dinheiro.

Energia solar como investimento

Os sistemas de energia fotovoltaica podem ser considerados um investimento de baixo risco, pois a previsão da quantidade de energia a ser gerada pode ser feita com bastante precisão, a partir da análise histórica das condições climáticas e índices pluviométricos da região, juntamente com as informações da previsão do tempo.oje em dia, a energia solar já oferece rentabilidade superior à poupança (4,73% a.a.), ao Tesouro Selic (5,22% a.a.) e ao CDB (5,73% a.a.).

Prós

Além da vantagem financeira, de gerar economia a partir da redução do valor da conta de energia, a energia fotovoltaica oferece uma série de benefícios para os proprietários dos sistemas de energia solar e seus usuários.

Investimento com retorno rápido

Um sistema fotovoltaico, de qualidade, tem boa durabilidade, alcançando quase três décadas de vida útil, enquanto o tempo de retorno do investimento em energia solar pode ser de apenas cinco anos. Ou seja, é possível usufruir dos benefícios do sistema fotovoltaico por um longo período de tempo depois de ele já estar pago.

Garantia de sempre ter energia

Diante da recente crise hídrica, que impactou negativamente todo o sistema de fornecimento de energia hidrelétrica no país e influenciou a economia, com consequências desastrosas para o bolso dos consumidores, a energia solar é uma boa saída.

A grande vantagem em se ter o controle da geração da sua própria energia é não ficar vulnerável a possíveis períodos de racionamento, taxação extra e aumento das tarifas de energia, por exemplo.

Preservação do meio ambiente

A energia solar é totalmente renovável e não poluente, pois não emite gases nocivos à Camada de Ozônio, como o Dióxido de Carbono, nem gera resíduos para o planeta, como ocorre com os combustíveis fósseis. É uma opção inteligente para projetos arquitetônicos sustentáveis e para pessoas e empresas preocupadas com a preservação do meio ambiente.

Considerada uma fonte limpa, a energia fotovoltaica também não gera impactos sobre o meio ambiente e o entorno de onde está localizado.Ela dispensa grandes obras de engenharia e intervenções para instalação, que poderiam afetar a fauna e a flora, além da vida nas comunidades locais.

Desocupação de áreas, construção de barragens e transposições de rios são alguns dos impactos negativos mais comuns nas regiões onde são construídas grandes usinas hidrelétricas. Nada isso acontece onde é implantada a energia solar.

Contras

A energia solar também inclui alguns aspectos que merecem atenção, além das suas vantagens. Por isso, ao analisar o custo-benefício dessa fonte de energia aplicada ao uso doméstico, comercial e industrial é comum que determinados pontos levantem questionamentos e gerem certa insegurança.

Investimento alto

Embora o avanço tecnológico neste segmento esteja tornando os sistemas de energia fotovoltaicos cada vez mais baratos, para poder se beneficiar da redução de custos com energia elétrica e economizar dinheiro por muitos anos, é preciso fazer um investimento inicial.

No entanto, atualmente já existem linhas de crédito e outros incentivos públicos e privados para essa finalidade, e a perspectiva é de que, com o crescimento exponencial do setor, o custo de instalação de um sistema fotovoltaico continue a diminuir vertiginosamente.

O retorno do valor gasto com aquisição e instalação do sistema fotovoltaico costuma ocorrer rapidamente, a partir de cinco anos do investimento. Ou seja, optar por um sistema de energia solar é um investimento que “se paga” em pouco tempo e ainda rende economia por muitos anos depois disso, por cerca de duas décadas.

Instalação e manutenção

Apesar do sistema de energia solar precisar ser instalado no local de sua utilização, por medida de segurança, por uma equipe profissional especializada, essa instalação é simples e rápida.

É verdade que um sistema fotovoltaico exige manutenção periódica para preservar seu bom funcionamento e garantir sua durabilidade, no entanto essa manutenção é simples e barata.

Pode ser feita pelo próprio usuário, a cada seis meses e consiste em limpar os painéis solares, dependendo apenas de água e uma esponja limpa.

A energia solar está revolucionando todo o setor energético no Brasil, abrindo novas possibilidades de desenvolvimento sustentável para o país, com geração de empregos e potencial de movimentar positivamente a economia. Uma tendência como essa só pode ser uma boa oportunidade de investimento.

E você? Gostou desse artigo sobre os prós e contras da energia solar como investimento? Assine a nossa newsletter e fique sabendo em primeira mão quais são as novidades e oportunidades que estão surgindo no mercado de energia fotovoltaica no Brasil e no mundo!

Natália Müller
Natália Müller

Analista de Marketing

4 Respostas a “Energia solar como investimento: prós e contras”

  1. Avatar DELMIRO disse:

    Bacana, quero montar uma micro usina para fins comerciais, o que eu faço?

    1. Oi Delmiro, entra em contato com a gente para conversarmos um pouco mais a respeito. Estamos a espera do seu contato. O nosso número é (31) 4042-3055

  2. Avatar Olivio Chervinski disse:

    Tenho interesse de investir em energia solar, benefício para mim a para natureza, busco informações sobre viabilidade Custo /benefício. Gostaria até de gerar mais do que consumir obtendo algum retorno mas acho que isso ainda não é permitido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.