Quais são os desafios para o mercado de energia solar para o Brasil?

Quais são os desafios para o mercado de energia solar para o Brasil?

Como já vimos aqui no nosso blog, as possibilidades e o crescimento da energia solar no Brasil crescem a cada ano. Nossa sociedade tem buscado investir em inovações que busquem melhorias para a qualidade de vida e preservação do meio ambiente. 

Hoje, vamos apresentar por aqui, os principais desafios que nós da Solarvolt observamos para o desenvolvimento da energia solar para o Brasil.

Quais são os desafios para o mercado de energia solar para o Brasil?

O mercado de energia solar se tornou uma tendência no Brasil alavancado pela crise hídrica, por apresentar um mapa solar que favorece a implantação de usinas solares e a contínua preocupação com o meio ambiente. Apesar de observarmos uma crescente procura para a instalação de usinas solares, o setor ainda enfrenta alguns desafios para estar ao alcance de todos. Confira abaixo os principais pontos observados e entenda melhor esses desafios.

Falta de conhecimento

Apesar da energia solar já fazer parte do dia a dia da população, através de reportagens, divulgação e conscientização dos benefícios do meio ambiente, muitos ainda desconhecem os verdadeiros benefícios ao adquirir uma usina solar como: economia de luz, valorização do imovel e ainda as diversas possibilidades de financiamento

Qualificação para trabalhar no setor de energia solar

Outro ponto de atenção dentre os desafios para o setor, seria a formação e qualificação de técnicos e engenheiros para a trabalharem no mercado de energia solar. De acordo com pesquisa recente realizada pela Irena (Agência Internacional de Energia Renovável), 43 mil novos empregos no setor foram criados aqui no Brasil, nos deixando na oitava posição mundial, à frente da Alemanha e do Reino Unido.

Como a demanda e procura pela aquisição de usinas solares nos últimos anos, a necessidade de mão de obra qualificada para desenvolvimento e instalação de projetos cresceu consideravelmente. Destacamos também a necessidade de formação para a área comercial que, além de apresentar boa comunicação e confiança para fechar negócios, deve conhecer as informações regulatórias, técnicas e financeiras para auxiliar na decisão do investimento do cliente.

Investimentos 

Todos sabemos dos benefícios da geração de energia solar para a sociedade e o meio ambiente. No entanto, o grande desafio é esclarecer as dúvidas em torno do que seria o investimento em energia solar.

É importante saber que ao obter um projeto de usina solar, você estará investindo e adquirindo os seguintes benefícios:

  • Valorização do Imovel: Quando se investe nessa tecnologia, consequente reconhece-se que  o valor dos equipamentos agrega na valorização deste imovel. 
  • Custo benefício: Pode reduzir até 95% do consumo de energia de luz comum, podendo ser até 100%. 
  • Sustentável: Preserva o meio ambiente, gerando energia limpa e retornável, auxiliando também nos ajustes tarifários. 
  • Sistema de compensação: Gera créditos que são descontados no valor da energia comum, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
  • Incentivos fiscais: O Brasil tem um Programa de Desenvolvimento de Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) do governo federal que incentiva a geração distribuída de energia limpa e renovável.
  • Durabilidade: As placas solares têm maior resistência a chuvas e tempestades, além disso tem durabilidade com potência de até 90% em 12 anos e 80% até 25 anos, com baixa necessidade de manutenção.

A escolha dos equipamentos certos!

Para escolher o equipamento correto, é necessário o acompanhamento de uma empresa de confiança que vai dar a melhor orientação para o seu negócio, fornecendo o melhor sistema e ferramentas. Por isso, desconfie sempre de produtos muito baratos! A melhor estratégia para descobrir se haverá eficiência do produto é calcular a potência em watts, por exemplo, o desempenho que seria ideal é de 15% para cima. 

Para a escolha do equipamento certo para utilizar devemos seguir alguns pontos importantes:

  • Eficiência do equipamento 
  • Investimento a ser feito
  • Marca do equipamento
  • Durabilidade
  • Qualidade
  • Autenticação do equipamento
  • Assistência/atendimento da empresa fornecedora

Leis e regulamentação para a implementação de usinas solares:

As leis que regulam a energia solar têm avançado de acordo com o crescimento da demanda pela aquisição de usinas solares. A  PL 5829 (projeto de lei ) foi aprovado no último ano e pretende democratizar a energia solar e também oferecer segurança jurídica para empresários que queiram investir nesse mercado. Mas o desconhecimento sobre o projeto de lei que regulamenta a energia solar ainda é grande. 

Para que você compreenda melhor, podemos destacar que a PL 5829 permitirá que haja expansão do setor no Brasil, trazendo maior credibilidade e trazendo vantagens que devem ser vistas com bons olhos. O projeto de lei garante a manutenção das regras que existiam para os investimentos já feitos e a implementação gradativa de tarifas e encargos que trazem mais sustentabilidade a todos os envolvidos, evitando que o consumidor pague sem saber pelos subsídios cruzados.

O Brasil, por se tratar de um país continental, possui o maior potencial solar do mundo, com janelas de geração fotovoltaica com períodos que ultrapassam 10 horas diárias. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, que apresentou preocupação com o tema, após análises, a previsão é que o crescimento do número de instalações de energia solar gere R $139 bilhões em novos investimentos nos próximos 30 anos, mostrando todo o seu potencial.

Agora que você já esclareceu algumas dúvidas sobre a energia solar, já deu para ver que não faltam motivos para aderir à geração de energia limpa! Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do setor!

A Solarvolt poderá te auxiliar na escolha das melhores qualificações para instalar um kit de energia solar em sua residência ou empresa. Entre em contato com um de nossos especialistas e inicie seu projeto.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.