Energia solar em empresas: como reduzir custos do seu negócio

Energia solar em empresas: como reduzir custos do seu negócio

O uso da energia solar em empresas para a redução dos custos é cada vez mais frequente.

Equipamentos fotovoltaicos estão com os preços cada dia mais atrativos e, no médio e longo prazos, o impacto da instalação dos sistemas sobre o balancete final de pequenos e médios empreendimentos revelam-se bastante significativos, com redução de 50% a 95% nas contas de luz.

Vida útil da adaptação

A vida útil das placas é de, em média, 25 anos, o que lhe dará um grande período de usufruto da sua miniusina, e a manutenção é extremamente simples, bastando apenas uma esguichada de água com uma mangueira uma vez ao ano — se a chuva não o fizer por você!

Economia e segurança do investimento

Empresas como a Droga Raia e Drogasil, da área de farmácias, que fizeram investimentos com a instalação de painéis fotovoltaicos, preveem uma economia de R$ 850 mil em um período de doze anos, a partir de onze lojas que passaram a funcionar com o fornecimento elétrico solar.

Em média, a vantagem aparece após sete anos do investimento, quando, após ser pago automaticamente, o dinheiro gasto com o equipamento é compensado.

Logicamente, o custo do investimento dependerá do tamanho da instalação, mas basta lembrar que em setores como o de mercados e supermercados os custos com energia elétrica são o segundo maior encargo das empresas — só ficando atrás dos gastos com pessoal — para termos a dimensão dos benefícios da medida.

A microgeração de energia por meio da utilização de painéis solares tem, inclusive, ganhado espaço na engenharia e arquitetura, caso você ainda esteja em uma fase de desenvolvimento do imóvel em que atuará com a sua empresa.

Outras vantagens do uso da energia solar em empresas

Em um país com as características do Brasil, o uso de energia solar é vantajoso em todo território. Além de tudo isso, você pode fazer do uso sustentável da energia uma ferramenta de marketing poderosa para conquistar o seu cliente, fortalecendo a sua imagem!

E com as tecnologias hoje existentes é possível fazer a venda do excedente do conteúdo produzido durante o dia — se existir — para a concessionária de energia da sua região, dando créditos na sua conta de luz. A legislação e a burocracia para fazer uso dessa alternativa são cada vez menores, desde que a ANEEL editou a resolução nº 482/2012.

Dependendo da localização do seu empreendimento, caso ele fique em uma área remota, também é possível fazer a estocagem do excedente da produção do dia para o consumo noturno, por meio das baterias — o que, nos dias de hoje, é possível de ser feito por meio das mais variadas tecnologias possíveis, algumas delas sendo do tamanho de uma caixa de sapatos, outras fazendo o uso de recursos orgânicos para se evitar ainda mais agressões à natureza.

E você está esperando o que para instalar a sua miniusina fotovoltaica em sua empresa? Para saber mais sobre o uso de energia solar em empresas e outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter:


SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.