Energia solar fotovoltaica ou renda fixa?

Energia solar fotovoltaica ou renda fixa?

Com a diversidade de investimentos disponíveis no mercado, a dúvida entre investir em energia solar ou renda fixa é cada vez mais comum.

O investimento em energia fotovoltaica e em renda fixa têm similaridades, do ponto de vista de segurança, considerando o risco de mercado.  No entanto, cada uma das duas opções tem as suas particularidades.

Enquanto na Renda Fixa a remuneração é previamente definida no momento da aplicação e, portanto, é limitada, no investimento em um sistema de energia solar há um tempo estimado de retorno e um rendimento variável perene, de acordo com a economia na conta de energia.

Conheça algumas características importantes dessas duas opções de investimento e descubra qual é a melhor para você.

Investimento em Energia Fotovoltaica

A energia solar já oferece rentabilidade superior a outros investimentos, como a Poupança (4,73% a.a.), o CDB (5,73% a.a.) e o Tesouro Selic (5,22% a.a.). Porém, ao optar entre o investimento em energia fotovoltaica ou renda fixa, é interessante observar aspectos que vão além do critério financeiro.

Mais do que dinheiro

Em primeiro lugar, investir em energia solar ou renda fixa vai além do critério da rentabilidade. É uma escolha que conjuga dinheiro, visão de futuro e preservação do meio ambiente, já que ela é uma energia 100% limpa e renovável.

Além disso, o investimento em energia fotovoltaica gera empregos diante da tendência mundial de aproveitamento do enorme potencial de geração de energia solar em todo o território nacional.

Retorno do investimento

É claro que quem investe seu dinheiro espera ter retorno financeiro. Nesse sentido, o tempo de retorno do valor investido em um sistema de energia solar varia entre cinco e sete anos. Um projeto bem feito, com materiais de qualidade e instalação adequada tem durabilidade média de 25 anos.

Assim, após a recuperação do investimento inicial, um sistema de energia fotovoltaica oferece, aproximadamente, duas décadas de pura economia na conta de energia, podendo reduzir o custo com energia elétrica consumida para fins de iluminação, aquecimento e refrigeração, a zero.

Valorização do imóvel

O investimento em energia fotovoltaica oferece um ganho secundário ao investidor, de  valorização de até 6% do imóvel no qual o sistema é instalado.

Baixo Risco

O investimento em energia solar está entre as opções de baixo risco, por características bem particulares do funcionamento do sistema de geração de energia fotovoltaica.

É possível prever o potencial gerador de energia de cada sistema, de acordo com o histórico do clima e dos índices de irradiação da região de instalação. Assim, dá pra calcular a quantidade de energia que vai ser produzida e estimar com bastante precisão quanto isso vai representar de economia na conta. Não tem risco de “surpresas”.

Investimento em Renda Fixa

Na renda fixa, assim como em qualquer investimento vulnerável à volatilidade do mercado, de acordo com as questões políticas e econômicas do país, apesar de ser considerado um investimento de baixo risco, na Renda Fixa sempre existe o perigo da perda total ou parcial do capital investido.

Atualmente, os investimentos em renda fixa considerados mais “seguros” são a Poupança e o Tesouro Direto.  Conheça outros investimentos em Renda Fixa populares no Brasil:

  • Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC);
  • Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA);
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI);
  • Certificados de Depósito Bancário (CDB);
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letras de Câmbio (LC);
  • Letra Financeira (LF);
  • Debênture.

Possibilidade de liquidez

A maioria dos investimentos em Renda Fixa tem liquidez no vencimento, ou seja, não permitem o resgate antecipado e quando o fazem retêm parte ou toda a rentabilidade do período.

Existem alguns tipos de investimento com liquidez diária, nos quais é possível resgatar o valor aplicado a qualquer momento sem prejuízo, mas com altas alíquotas de Imposto de Renda sobre a rentabilidade.

Boa previsibilidade

A rentabilidade previamente fixada dos Fundos de Investimento de Renda Fixa oferece previsibilidade para um planejamento financeiro de longo prazo, um cenário bem visto por investidores com perfil mais conservador.

O investimento em energia solar fotovoltaica também traz excelente previsibilidade, uma vez que o sistema torna a sua conta de energia uma despesa com valor fixo (o valor mínimo praticado pelas concessionárias). Além disso, grande parte dos orçamentos já trazem o tempo esperado de payback do valor investido, ou seja, você fecha o negócio sabendo exatamente quando o seu investimento se pagará.

Investimento mínimo

Alguns investimentos, como CRI e LF, exigem altos valores de aportes iniciais mínimos, normalmente, acima de R$ 100 mil. Essa entrada alta pode inviabilizar a diversificação de investimentos, por falta de recursos financeiros.

Nas linhas de financiamento disponíveis para sistemas de geração solar, é possível financiar o valor total, não sendo necessário um investimento mínimo inicial.

Custos adicionais

Respeitando as especificidades de cada operação, os investimentos em Renda Fixa podem estar sujeitos à tributação do Imposto de Renda, taxas de custódia da bolsa, taxa de administração, taxa de performance, taxa de entrada e saída e IOF.

As alíquotas de imposto de renda praticadas sobre a rentabilidade dos fundos de investimento de curto prazo variam entre 20 e 22,5%, dependo do tempo de permanência da aplicação.

Já, para os fundos de investimento de longo prazo, as alíquotas do IR variam entre 15 e 22,5%, dependendo do período durante o qual o valor ficar aplicado.

Verifique qual é o caso da modalidade de investimento escolhida.

Energia Solar ou Renda Fixa?

A energia fotovoltaica vem tomando espaço na sociedade, na construção civil e no mercado financeiro, então, é natural que surjam dúvidas sobre investir em energia solar ou  renda fixa, que é um tipo de investimento mais tradicional.

Em um mundo com cenário político e econômico imprevisível, a energia fotovoltaica é uma tendência que, certamente, vai transformar o modus operandi da economia mundial. E você? Está preparado para colocar o seu dinheiro no lugar certo? 

Gostou desse artigo sobre os aspectos importantes a considerar antes de optar entre o investimento em energia solar ou renda fixa? Está buscando alternativas de investimento? Saiba mais sobre os prós e contras da energia solar como investimento entrando em contato conosco! 

 

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Uma Resposta a “Energia solar fotovoltaica ou renda fixa?”

  1. Filipe Lemos disse:

    Sempre pensei nisso como uma das vantagens cruciais da energia solar. Muito bom seu post, parabéns!

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.