Energia solar industrial: conheça as vantagens de apostar nessa tecnologia

Energia solar industrial: conheça as vantagens de apostar nessa tecnologia

Ao pensar em energia solar, muitas vezes a imagem que nos ocorre é a de um telhado residencial com placas fotovoltaicas. No entanto, a energia solar industrial vem ganhando espaço em diversos setores, como automobilístico, tecnológico, varejo, entre outros.

A energia solar para uso industrial apresenta inúmeros benefícios que vão de economia financeira à responsabilidade social e ambiental. Neste artigo, vamos destrinchar todas as vantagens da geração de energia solar em escala industrial e explicar por que você deveria investir nessa tendência!

Abordaremos os seguintes tópicos:

  • Energia solar industrial: o que é?
  • Quais são as vantagens da energia solar para uso industrial?
  • Quem já investe em energia solar industrial?
  • Como funciona a energia solar para indústria?

Siga conosco e boa leitura!

Energia solar industrial: o que é?

A energia solar industrial é uma das formas de aproveitamento da radiação do Sol para gerar eletricidade. Nesse tipo de geração, é obtida a chamada energia solar fotovoltaica. Ela leva esse nome porque a corrente elétrica se forma a partir da incidência dos raios solares nos módulos fotovoltaicos, que movimentam os elétrons presentes no material semicondutor.

O processo de geração de energia solar industrial é semelhante ao de residências e estabelecimentos comerciais, com os quais já estamos habituados. O que muda, nesse caso, é a escala, já que indústrias precisam abastecer um número maior de equipamentos. Mais à frente, explicaremos detalhadamente como funciona a energia solar para a indústria.

Quais são as vantagens da energia solar para uso industrial?

Investir em energia solar para uso industrial pode trazer diversas vantagens para seu negócio. Confira abaixo alguns dos benefícios a curto e longo prazo da geração de energia fotovoltaica na indústria.

Economia

Uma das maiores vantagens de investir em energia solar industrial é a economia. Companhias do setor automobilístico como a Toyota e a Nissan, por exemplo, projetam uma economia de 400 mil até 4 milhões de dólares americanos com a instalação de sistemas fotovoltaicos em suas fábricas.

Isso acontece porque, ao gerar a própria energia, a conta de luz da fábrica diminuirá drasticamente. Em alguns casos, a redução chega a 98%, graças ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Sistema de compensação

O sistema de compensação da ANEEL permite que a energia solar produzida para uso industrial que não for consumida seja injetada no sistema da distribuidora de energia local e convertida em créditos. Esse extra é descontado da conta de energia, podendo diminuir consideravelmente o seu valor. 

Não deixe, porém, de ficar atento a todas as regras, que incluem prazo de 60 meses para utilização dos créditos, limitações da potência instalada de microgeração ou minigeração distribuída.

Incentivos fiscais

Além de economizar na conta de luz e, assim, reduzir custos operacionais, a instalação de um sistema de energia solar industrial pode ajudar seu negócio a receber incentivos do governo. 

Desde 2015, o Brasil conta com o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), programa do governo federal que busca estimular e ampliar a geração distribuída com fontes renováveis em diversas pontas, entre elas a indústria.

Em função do convênio 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), os estados brasileiros também estão autorizados a conceder isenção do ICMS para sistemas de geração distribuída. Atualmente, 24 estados aderiram ao convênio. Ademais, PIS e COFINS já são isentos em todo o território nacional.

IPTU Verde

Para completar a lista de incentivos fiscais para a instalação de um sistema de energia solar industrial, alguns municípios implementaram o IPTU Verde. Esse benefício consiste no desconto no valor do IPTU de contribuintes que se preocupam com a sustentabilidade em diversas frentes, como o tratamento de resíduos, a utilização de materiais recicláveis e, claro, a geração de eletricidade por meio de fontes renováveis, como a energia solar.

Durabilidade

O custo de aquisição de um kit de energia solar ainda pode ser considerado relativamente alto por algumas pessoas. No entanto, a longa vida útil e a pouca necessidade de manutenção dos equipamentos o tornam extremamente vantajoso.

Os painéis solares, protagonistas do sistema fotovoltaico, têm vida útil média de 25 anos, com pouquíssima perda de potência. Em geral, é garantida potência de 90% até o 10º ano de funcionamento e 80% em 25 anos. 

Considerando todos os equipamentos necessários, o seu sistema de energia solar industrial pode ter uma duração entre 30 e 40 anos com praticamente nenhuma perda em eficiência! 

Manutenção

A manutenção do sistema fotovoltaico consiste, basicamente, na limpeza dos painéis solares. E essa tarefa não poderia ser mais simples: é só utilizar água em temperatura ambiente e sabão neutro. Mas não deixe de verificar as orientações do fabricante.

Sustentabilidade em alta

A energia fotovoltaica é um tipo de geração de eletricidade considerada limpa e renovável. Isso significa que sua produção gera pouco ou nenhum resíduo e que sua fonte é naturalmente reabastecida pelo meio ambiente. Dessa forma, além de não se esgotar, ela não agride o meio ambiente.

Utilizar energias renováveis e limpas é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), considerados essenciais para a manutenção da vida na Terra. Além de ajudar o planeta, investir em energia solar industrial pode contribuir para transformar sua indústria em uma Empresa ESG, agregando valor ao seu negócio.

O que é ESG?

O Environmental, Social and Governance (ESG), ou “Ambiente, Social e Governança”, em tradução livre, é um indicador utilizado para avaliar práticas empresariais associadas a esses três conceitos. Entre eles, está a adoção de energias renováveis, como a energia fotovoltaica. 

Atualmente, existem fundos de investimento específicos para empresas ESG no Brasil e no mundo. Dessa forma, obter esse e outros selos sustentáveis pode facilitar o crescimento da sua indústria.

Tendência no Brasil e no mundo

A energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial que vem ganhando grande adesão no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2020 a energia solar atraiu investimentos de R$ 13 bilhões para o país, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Investir em energia solar industrial é mirar no futuro!

Quem já investe em energia solar industrial?

Inúmeras empresas situadas no Brasil já investem em energia solar industrial. Conheça alguns dos setores que estão apostando nessa tendência para reduzir custos e alavancar suas vendas.

Bebidas

Uma fábrica de cerveja tem uma grande fatia de seus custos operacionais ocupada pela energia elétrica. São diversos procedimentos que precisam de eletricidade para sua execução, como aquecimento, resfriamento, centrifugação e envase. 

Por isso, a energia solar pode garantir muita economia nessa indústria. No Brasil, um exemplo de marca que já utiliza a energia solar industrial para sua produção é a Cerveja Sol

Cosméticos

Para balancear as despesas com o aumento da carga tributária e evitar as oscilações das bandeiras da conta de energia elétrica, empresas de cosméticos têm investido na instalação de sistemas próprios de produção de energia fotovoltaica. É o caso da mineira Bio Extratus.

Automobilístico

A interseção entre energia solar e o setor automobilístico não é novidade. Um grande expoente dessa parceria de sucesso é o carro elétrico, que vem ganhando cada vez mais espaço. 

No entanto, o setor automobilístico também investe na energia solar para uso industrial. Afinal, as etapas de montagem de automóveis incluem um alto gasto de eletricidade. A BMW é uma das marcas que apostam em painéis solares em suas fábricas no Brasil.

Como funciona a energia solar para indústria?

Conforme falamos anteriormente, não há muitas diferenças entre como funciona a energia solar para indústria e para outros tipos de estabelecimento, além da proporção. Dessa forma, para funcionar, um sistema de energia fotovoltaica industrial precisa dos mesmos componentes que qualquer outro:

Os painéis captam a radiação solar e a transformam em eletricidade de corrente contínua (CC), que não é suportada pela rede. Por isso, essa energia precisa passar por um inversor, que a converte em corrente alternada (CA), adequada ao uso pelos equipamentos industriais.

Outra questão que impacta a eficiência do sistema fotovoltaico e, portanto, seu funcionamento, é o posicionamento das placas solares. Por isso, é preciso estar atento a esse quesito na hora da instalação, como explicaremos a seguir.

Instalação da energia solar industrial

A instalação de um sistema fotovoltaico é simples e rápida, e fábricas e indústrias em geral costumam dispor de espaços extensos para colocação dos módulos, como amplos telhados ou estacionamentos. No entanto, é preciso verificar alguns pontos antes de definir o local mais apropriado, como:

Embora a instalação dos painéis fotovoltaicos seja simples, é indispensável contar com o auxílio de um profissional para a implantação correta do seu sistema de energia solar industrial. 

A Solarvolt é uma empresa 100% brasileira com quase 10 anos de experiência no mercado de renováveis. Possui uma equipe altamente capacitada, responsável pela instalação de mais de 60.000 kWp de sistemas fotovoltaicos conectados à rede em 11 estados do país.

Em nossos projetos, fazemos uma análise da sua necessidade de consumo, aliada ao estudo do terreno. Assim conseguimos propor uma solução personalizada, que vá ao encontro da sua necessidade, de forma a otimizar o investimento. 

Nossa equipe é composta por engenheiros e técnicos em constante atualização. Dessa forma, conseguimos oferecer não apenas as opções mais modernas em equipamentos e técnicas, mas também orientamos relativamente à legislação vigente no país.  

Nossos profissionais oferecem assessoria integral em todas as etapas do desenvolvimento do seu projeto, desde a análise de viabilidade econômico-financeira até a instalação e manutenção. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!  

Revisado por

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.