Energia Solar no Brasil: conheça os estados que produzem mais

Energia Solar no Brasil: conheça os estados que produzem mais

O Brasil alcançou, recentemente, a marca de 9 GWp de capacidade instalada para geração de energia solar, segundo boletim divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). No final de 2020, a energia gerada, de fato, chegava a cerca de 3 GWp, o que representa 1,7% do total de toda a energia produzida no país. A energia solar no Brasil é uma fonte renovável em expansão, com grande potencial para os próximos anos. 

Mesmo representando uma parcela ainda bem pequena da matriz energética brasileira, a energia solar é uma das que apresenta maior crescimento e deve  seguir nesse rumo pelos próximos anos — ou décadas. Afinal, o Brasil é o país com a maior incidência solar do mundo. 

Neste texto, você vai conferir: 

  • Energia solar no Brasil: qual o ranking dos maiores produtores? 
  • Qual é a importância das usinas solares
  • Quais as vantagens da produção de energia solar nos parques solares?

Confira um pouco mais sobre esse assunto!

Energia solar no Brasil: qual  o ranking dos maiores produtores?

O estado de Minas Gerais é o maior produtor de energia solar do país, com uma capacidade de geração instalada que passa a 1 GWp, de acordo com levantamento feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

No primeiro trimestre de 2021, o ranking dos maiores estados geradores por potência instalada estava assim: 

  1. Minas Gerais: 1 GWp 
  2. São Paulo: 742 MWp
  3. Rio Grande do Sul: 728 MWp 
  4. Mato Grosso: 444 MWp
  5. Paraná: 341 MWp

Se, quando você ouve falar em energia solar fotovoltaica, a primeira imagem que vem à sua cabeça são a dos painéis instalados nos telhados das casas, esqueça. Embora os consumidores residenciais sejam responsáveis pela geração de boa parte da energia solar nos estados, os grandes empreendimentos têm tomado conta desse cenário nos últimos anos. 

As usinas solares, que também podem ser chamadas de parques solares ou centrais fotovoltaicas, são sistemas de grande porte que fornecem eletricidade a partir da energia solar, principalmente, para distribuição, seja para indústrias, empresas ou consumidores finais. 

Esse tipo de projeto está se tornando cada vez mais atrativo no país e até mesmo empresas de outros países têm sido atraídas tanto pelo potencial de geração de energia solar no Brasil como pelo grande mercado consumidor.

Conheça as 4 maiores usinas solares do país

Nos últimos cinco anos, o Brasil viveu uma explosão de usinas solares instaladas, principalmente em estados das regiões Sudeste e Nordeste que oferecem boas condições climáticas para a instalação dos painéis solares. 

Esses grandes parques solares têm alavancado o potencial de geração de energia solar do país e atraído investimentos de empresas de outros países, sejam da Europa, Canadá ou China. 

Confira abaixo as maiores usinas solares do país: 

1. Usina Solar de São Gonçalo (Piauí)

Localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí, esta é a maior usina solar do Brasil e de toda a América Latina. Pertencente ao grupo italiano Enel, ela entrou em operação no início de 2020 com capacidade de geração de 475 MWp. 

No entanto, o grupo investiu na ampliação da operação do empreendimento em mais de 133 MWp, totalizando 608 MWp. Até o fim de 2021, está prevista uma nova expansão, quando a Usina Solar de São Gonçalo deve atingir uma capacidade de 864 MW. 

Ao final de toda essa expansão, somente este empreendimento será responsável por neutralizar a emissão de mais de 800 mil toneladas de CO2 no planeta. Quando a usina estiver concluída em todo o seu tamanho previsto, o Piauí deve entrar no ranking dos maiores produtores de energia solar. 

Usina Solar de São Gonçalo - Piauí
Imagem: Usina de energia fotovoltaica no Piauí – Enel Green Power

2. Usina Solar de Pirapora (Minas Gerais)

O complexo solar, instalado em uma área de 800 hectares que fica na cidade de Pirapora, no Norte de Minas Gerais, era o maior da América Latina em 2017, quando entrou em operação. Acabou perdendo o primeiro lugar no ranking para a instalação da Usina Solar de São Gonçalo, no Piauí. 

Em Pirapora, estão instalados 1 milhão de painéis solares, responsáveis pela geração de 321 MWp, uma capacidade para fornecer energia elétrica para cerca de 400 mil residências durante um ano inteiro. 

Uma curiosidade é que os painéis são móveis, ou seja, oscilam conforme a movimentação da Terra em relação ao Sol ao longo do dia, para aproveitar a incidência solar ao máximo. Esse sistema é alimentado pela própria energia solar gerada pelos painéis.  

Usina Solar de Pirapora - Minas Gerais
Usina de energia solar fica em Pirapora, em Minas Gerais. — Foto: Carl de Souza/AFP

3. Usina Solar Nova Olinda (Piauí)

A Usina Solar Nova Olinda fica na cidade de Ribeira do Piauí, que fica no interior do estado de mesmo nome, na região Nordeste do Brasil. Com mais de 600 hectares de área, essa usina solar tem capacidade de geração de 292 MWp de energia a partir da captação da luz solar.  Ao todo, são 930 mil painéis solares fotovoltaicos instalados no local. 

Usina Solar Nova Olinda - Piauí
Placas fotovoltaicas vão gerar energia em Ribeira do Piauí — Foto: Reprodução / TV Clube

4. Usina Solar de Ituverava (Bahia)

Quarto maior do Brasil, este parque solar fica localizado na cidade baiana de Tabocas do Brejo Velho e tem capacidade de geração de energia de 254 MWp. A estimativa é que, somente a geração energética deste local seja responsável por evitar a emissão de 318 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A construção da planta solar de Ituverava exigiu investimentos de cerca de US$ 400 milhões (Foto: Divulgação)

Quais as vantagens das usinas solares?  

1. Neutralização de gases de efeito estufa

Uma das vantagens ambientais das usinas solares é a neutralização de gases de efeito estufa. Mas como isso ocorre? Esses empreendimentos praticamente não geram impacto ambiental onde são instalados. 

Além disso, a quantidade de energia gerada e distribuída a indústria, empresas ou residências evita que esses consumidores tenham que recorrer a outras fontes de energia menos limpas, como de matriz hidrelétrica ou termelétrica, mais poluentes. 

Como vimos neste artigo, somente a Usina Solar de São Gonçalo, a maior do Brasil, consegue neutralizar 800 mil toneladas de gás carbônico que seria liberado na atmosfera de outra maneira. 

2. Baixo impacto ambiental

A construção das usinas solares, ao contrário de outras matrizes energéticas, não gera grandes impactos sociais ou ambientais. Em geral, as placas solares fotovoltaicas são instaladas em áreas vastas com alta incidência de radiação solar. A instalação dos painéis também não gera emissão de gases na atmosfera.  

3. Vida útil longa

Estima-se que as usinas solares tenham um tempo de vida útil que supera os 25 anos. Isso, aliado a um baixo custo de manutenção, que pode ser feito anual ou semestralmente, é um grande atrativo para investidores que querem bancar esse tipo de instalação. 

4. Versatilidade

Outro ponto que joga a favor das usinas solares é a sua versatilidade. São diversas as possibilidades de instalação dos painéis solares, seja de forma fixa no solo, nas estruturas de grandes construções, como no teto do estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e até em cima da água. 

No caso das estruturas flutuantes, elas ainda têm um diferencial que é ajudar a reduzir a evaporação da água e, dessa forma, ajudar a preservar os recursos hídricos

Como fazer com que seu estado suba no ranking de produção de energia solar

Neste texto, mostramos como a energia solar é um campo ainda bastante fértil, tanto para investimentos de grandes empreendimentos, como para geração de pequenos consumidores. 

Com maior incidência solar dentre todos os países do mundo, o Brasil tem estimulado grandes projetos de energia solar, como as usinas, que têm alavancado a geração desse tipo de energia nos estados. 

Como resultado desses investimentos, podemos ver estados como Minas Gerais e o Piauí como atrativos interessantes para esses empreendimentos de grande porte. A expectativa é que, nos próximos anos, projetos sejam expandidos e outros entrem no horizonte. 

Mas, além das grandes usinas solares, a energia solar gerada em pequenos condomínios, casas, estabelecimentos comerciais ou prédios públicos também são um ótimo exemplo de como pequenos projetos podem causar uma verdadeira revolução dentro de uma comunidade. 

Se você acredita que seu estado poderia estar em uma posição ainda melhor no ranking de geradores de energia solar, pode começar mudando a sua realidade. Para isso, a melhor maneira de começar é procurar uma empresa especializada, capaz de oferecer  uma consultoria completa.  

A SolarVolt é uma empresa estabelecida há cerca de uma década e é referência tanto na elaboração de projetos como na assistência ao consumidor. 

Com o objetivo de mudar a cultura energética do país e incentivar o uso de uma fonte 100% limpa e renovável, a empresa conta com um portfólio de mais de 1.500 projetos homologados, em diferentes formatos. 

Você pode ver no vídeo abaixo como a energia solar mudou a rotina de um grande posto de gasolina em Belo Horizonte: 

Mas a SolarVolt também atende outros tipos de empreendimentos, como: condomínios, fazendas, indústrias, empreendimentos da área da saúde, bares e restaurantes, entre outros. 

Antes de fazer a instalação, é preciso ter um projeto que vá de encontro às suas necessidades. Assim, além de bem instalado, o seu projeto fotovoltaico vai atender a sua demanda de consumo com eficiência e economia. 

Em nossa equipe, reunimos profissionais qualificados que têm conhecimentos técnicos, mas também estão sempre atualizados sobre as regulamentações da área no país. Dessa forma, conseguimos oferecer aos clientes as soluções mais modernas em termos tecnológicos e também do ponto de vista legal. 

Peça o seu orçamento e leve o futuro da energia para a sua casa ou o seu empreendimento agora mesmo!

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.