Energia solar no Brasil: veja 5 estádios que contam com esse potencial

Energia solar no Brasil: veja 5 estádios que contam com esse potencial

Quando ouvimos falar em sistemas alternativos de geração de energia, somos naturalmente inclinados a pensar nas causas ambientais, já que essas fontes de energia dispensam as hidrelétricas e o uso de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo em que algumas permitem a instalação de unidades de mini e microgeração, capazes de suprir demandas localizadas ou até de serem injetadas na rede para contribuir com o sistema como um todo.
Essas possibilidades alternativas incluem ainda mais vantagens ambientais ao desafogarem os sistemas de geração e de transmissão já existentes, evitando a necessidade de ampliá-los — o que geraria grandes e dispendiosos projetos com alto potencial de impacto negativo para o meio ambiente.
E foi pensando em todo esse cenário que os idealizadores da Copa do Mundo do Brasil, realizada em 2014, incluíram nos projetos dos novos estádios construídos para o evento a perspectiva de transformá-los em verdadeiras usinas solares de geração de energia. Quer saber o que virou essa proposta? Então confira no post de hoje 5 estádios que contam com esse potencial:

Por que exatamente os estádios de futebol?

Antes de mais nada, vamos entender por que exatamente escolher os estádios de futebol para a iniciativa. Primeiramente precisamos tomar conhecimento que esses são empreendimentos que consomem muita energia durante os eventos, principalmente durante os noturnos.
Como são locais de consumo concentrado em determinado período, também criam demandas extras para o sistema público de geração e transmissão, o que torna oportuna a existência de um sistema próprio de energia, que pode ser injetada no sistema, compensando o consumo transitório provocado.
A opção pela energia solar fotovoltaica é uma consequência bastante adequada à arquitetura dos estádios. Considerando que as coberturas dessas construções têm grandes dimensões e que recebem insolação diária, formam bases naturais para a instalação das placas. Ou seja: a estrutura de um estádio tem o formato adequado para gerar energia.

Que estádios brasileiros geram energia solar?

Mineirão

Em Minas Gerais, o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, foi um dos primeiro a entrar em operação no Brasil como gerador de energia elétrica a partir de uma usina própria. A usina fotovoltaica instalada lá tem potência de 1,42MWp (megawatts-pico), que são produzidos por cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos. Toda a energia gerada ali — com capacidade para suprir cerca de 900 residências anualmente — é injetada na rede de distribuição da CEMIG para ser comercializada.

Mané Garrincha

No centro político do país, em Brasília, o Estádio Mané Garrincha conta com uma usina de 15 mil metros quadrados com capacidade de geração de energia para 60 mil residências em um ano.

Maracanã

O mais famoso estádio brasileiro e um dos principais símbolos do futebol mundial, o Maracanã, no Rio de Janeiro, também possui um sistema de geração de energia fotovoltaica instalado em sua cobertura. Os módulos ocupam cerca de 2.400 metros quadrados e abastecem uma usina com potência de 400kWp, capaz de alimentar 240 residências. Cerca de 2.500 toneladas de CO2 seriam lançadas na atmosfera para gerar a mesma quantidade de energia utilizando uma termelétrica. A energia gerada no Maracanã é comercializada pela Light, que assumiu o gerenciamento e a manutenção do sistema.

Pituaçu

Primeira capital do Brasil e cidade consagrada pelo Carnaval, pela hospitalidade do povo e por suas belezas naturais, Salvador, na Bahia, também pode ser reconhecida como a primeira cidade brasileira a possuir um estádio solar. O Pituaçu tem capacidade de geração de 400kWp.

Arena Pernambuco

Em Recife, quase 4 mil painéis instalados na cobertura da belíssima Arena Pernambuco geram 1 MWp de eletricidade, o suficiente para abastecer cerca de 6 mil habitantes.

Como é possível perceber, a energia solar no Brasil felizmente já é uma realidade que vem avançando a passos largos em todo o território nacional. Quer saber mais sobre os avanços da implementação de energia solar no Brasil? Fique de olho no nosso blog!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Uma Resposta a “Energia solar no Brasil: veja 5 estádios que contam com esse potencial”

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.