Saiba como implementar energia solar para grandes empresas

Saiba como implementar energia solar para grandes empresas

A energia solar para grandes empresas é atualmente uma alternativa sustentável para empresas que querem economizar em energia, aumentar a lucratividade e ao mesmo tempo alinhar a organização às principais tendências ecológicas e acessíveis do mercado de energia elétrica.   

Quer entender como implementar a utilização de energia solar em sua empresa? Mostraremos neste texto qual a sua definição, como funciona sua implementação e quais as vantagens e desvantagens para grandes empresas. Confira! 

O que é a energia solar para grandes empresas?

A energia solar é uma alternativa sustentável e renovável que funciona à base de luz solar. Captada por painéis solares, a luz do sol é transformada em corrente elétrica e pode ser utilizada não somente por casas e pequenas empresas, mas para sustentar também grandes organizações que demandam o uso de muita eletricidade. 

Como funciona a implementação da energia solar para grandes empresas?

A energia solar para grandes empresas é normalmente implementada por meio da tecnologia fotovoltaica. Essa é produzida por meio da conversão da luz solar em eletricidade. Os principais componentes desse modelo de instalação são os seguintes:

  • Painéis solares – dispositivos utilizados para absorver a incidência  da luz do sol e transforma-lá em energia elétrica CC (corrente contínua). Os painéis fotovoltaicos são desenvolvidos por células de Silício (Si), componentes químicos que permitam essa conversão;
  • Estruturas de suporte – são os apoios que sustentam e permitem a fixação dos painéis solares nos telhados, lajes ou solo. Cada estrutura vai variar de acordo com o tipo de lugar onde vamos instalar;
  • Inversor solar – os inversores recebem  a energia solar desenvolvida pelos painéis e convertem a energia CC (corrente contínua) em CA (corrente alternada);
  • String Control Boxes – equipamentos de proteção que isolam o sistema fotovoltaico, impedindo assim piores situações  no caso de acidentes;
  • Cabeamento CC – cabos utilizados para interligar os módulos fotovoltaicos à entrada dos inversores.Esse cabeamento apresenta uma camada maior de proteção porque ele pode ser instalado ao tempo e sofrer um impacto maior de sol.
  • Cabeamento CA – cabos utilizados para interligar a saída do inversores até o ponto de conexão à distribuidora. Esse cabeamento é fundamental para fazer a distribuição da energia gerada à rede da concessionária.

Aqui na SolarVolt nós realizados a implementação do sistema de energia solar para grandes empresas da seguinte forma:

  • Levantamento de dados – nessa etapa, é analisado o consumo de energia dos últimos 12 meses da empresa, de acordo com o registro de kWh/mês registrado em conta de energia . 
  • Dimensionamento da usina e dos equipamentos  – após o processo de levantamento de dados, o tamanho da usina e os materiais que devem ser utilizados são passados ao cliente junto à proposta.
  • Homologação – etapa importante para aprovação da usina perante a distribuidora.
  • Projeto – parte importante de cálculos, planejamento e  desenvolvimento que antecede a instalação.
  • Instalação – todo processo de aplicação do projeto da usina, visando a melhor instalação e distribuição da energia solar;
  • Monitoramento – acompanhamento da geração de energia para garantir o melhor retorno do investimento. 

Quais as vantagens da energia solar para grandes empresas?

Após explicarmos o que é a energia solar e como ela funciona, com certeza você deve ter percebido que há inúmeras vantagens em implementar essa tecnologia em sua empresa. Veja a seguir detalhadamente quais são esses benefícios:

Redução de custos

Apesar de o investimento inicial precisar ser alto para a implementação da energia solar, as despesas com contas de energia elétrica diminuem drasticamente ou até mesmo são zeradas. Além disso, o “feedback” (retorno) desse dinheiro aplicado é cerca de 5 a 6 anos. Isso é uma boa vantagem, uma vez que os equipamentos fotovoltaicos têm vida útil de 25 anos.

Proteção energética

No Brasil, a média histórica de aumentos é de 9,6%a.a. no preço da tarifa, esse valor está acima da inflação. Ao utilizar a energia solar, você não somente estará isento desses valores, mas não corre o risco de ser refém da queda de energias ou outros problemas que estão relacionados ao fornecimento de energia convencional.   

Sustentabilidade

Há muito tempo a sociedade percebeu que o uso de recursos não renováveis, não somente são maléficos, como também não cabem em uma agenda sustentável e preocupada com a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. 

Por isso, a sustentabilidade é uma das maiores vantagens no uso da energia solar. Isso acontece porque a luz solar, quando convertida em energia elétrica, além de não consumir recursos que não poderão ser repostos, também não produz nenhum tipo de resíduos que futuramente prejudicarão a natureza. 

Marketing verde

Por fim, o mercado não é mais adepto de empresas que querem lucrar ao máximo sem pensar no meio ambiente e na sociedade. Por isso, ao investir em energia solar o valor dos produtos e/ou serviços da sua organização não estarão somente atrelados à sua qualidade, também à sustentabilidade essencial na atualidade. 

Quer conhecer outros benefícios da implementação da energia solar para grandes empresas? Veja o texto Energia solar industrial: conheça as vantagens de apostar nessa tecnologia

Ao longo deste texto explicamos o que é a energia solar para grandes empresas. Dissemos que essa fonte de energia é ideal para organizações que não somente querem economizar, mas estão atentas com a sustentabilidade e alinhadas à preocupação dos clientes em adquirir produtos e/ou serviços atrelados a novas formas de usar os recursos renováveis. 

Quer conhecer ainda mais sobre a energia solar? Entre em contato para tirar suas dúvidas! 

Revisado por

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.