7 vantagens da energia solar para pequenas empresas

7 vantagens da energia solar para pequenas empresas

A energia solar para pequenas empresas está sendo vista como um meio revolucionário por abrir novas possibilidades de investimentos sustentáveis para a redução de custos e maior sustentabilidade. Esta é uma tendência que está sendo uma excelente oportunidade de investimento para Pequenas e Médias Empresas.

Redução do custo de aquisição, maior controle dos gastos com energia, retorno sobre investimento garantido e visibilidade de empresa eco-friendly, são algumas das vantagens que o sistema de energia solar oferece. Separamos as 7 principais vantagens para as pequenas empresas aderirem a esta fonte de energia alternativa. Confira

As vantagens da energia solar para pequenas empresas

Redução dos custos de aquisição

Com o aumento da demanda por fontes de energia alternativas, cada vez mais os custos de aquisição de painéis solares vem diminuindo. E nesse sentido, a energia solar para pequenas empresas é uma das melhores opções.

Por ser um investimento de longo prazo, diversas instituições financeiras possuem incentivos para o uso de energia solar por pequenas empresas através de financiamentos com condições especiais. Tudo para que haja o crescimento do setor através da maior adoção do sistema de geração solar.

Redução dos gastos com impostos

Você sabia que a energia elétrica no Brasil é considerada uma das mais caras do mundo?! Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os tributos envolvidos na energia elétrica podem chegar a 56% do valor total da conta de energia.

E, no final das contas, as pequenas empresas sofrem com as altas tarifas, já que para seu funcionamento a energia é indispensável. Por isso, a energia solar para pequenas empresas é um dos principais meios de redução de gastos. Afinal, tendo sua própria fonte energética esses custos ficam sobremaneira reduzidos nas contas de final de mês.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Para PMEs (Pequenas e Médias Empresas), ter mensurado o Retorno sobre o Investimento é essencial. O custo de aquisição de um sistema fotovoltaico pode parecer elevado em um primeiro momento. Mas quando analisado o ROI, a energia fotovoltaica representa uma economia significativa no orçamento, podendo chegar a ser seis vezes mais rentável que a poupança.

Estabilidade do fluxo de caixa

Quando falamos em energia solar para pequenas empresas, falamos em proteção e estabilidade, dois fatores essenciais para a sobrevivência e o sucesso do negócio. Com um sistema fotovoltaico, a empresa ganha proteção contra as variações das tarifas energéticas, que fazem os valores das contas de energia flutuarem bastante ao longo do ano.  Esses reajustes dependem de uma série de fatores que não podemos controlar, e podem aumentar consideravelmente o seu gasto com energia elétrica de um mês para o outro.

Com um sistema de geração própria, torna-se possível ter um fluxo de caixa estável nas empresas, uma vez que é possível prever qual será o gasto mensal com energia elétrica. Basta analisar a potência de geração do seu sistema e a média do seu consumo mensal. Se o sistema for capaz de absorver todo o consumo da unidade, você pagará apenas pelas taxas fixas da concessionária, como a tarifa de iluminação pública.

Selos e Certificações de Sustentabilidade

A sociedade atualmente vive uma mudança de mindset em que a sustentabilidade é um dos principais fatores de preocupação de uma grande parcela da população. Por este motivo, diversos selos estão sendo utilizados para indicar se uma empresa é ecologicamente sustentável ou não, além de diversas e certificações específicas para o mercado de energia solar no Brasil.

Como exemplo, é possível mencionar o Selo Solar, uma certificação dada a empresas que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar, e o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), conferido para edificações que são planejadas, construídas e operadas como edifícios verdes.

Estes selos de sustentabilidade são muito bem vistos pelos consumidores. A utilização da energia solar para pequenas empresas, pode garantir que estes selos possam ser atribuídos, gerando maior credibilidade frente ao mercado e reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Menores custos de manutenção

Após a instalação, que deve ser feita por uma equipe especializada, devem ser realizadas manutenções periódicas para preservar o bom funcionamento e a durabilidade do sistema.

E dentre os custos envolvidos na implementação de energia solar para pequenas empresas, este é um dos menores deles. A manutenção é um processo simples e barato, podendo até mesmo ser realizado por um colaborador. Basta, a cada seis meses, limpar os painéis com água e uma esponja limpa.

Gostou de saber sobre as vantagens que a energia solar pode oferecer para pequenas empresas? Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades que estão surgindo no mercado de energia solar fotovoltaica!

 

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


2 Respostas a “7 vantagens da energia solar para pequenas empresas”

  1. Avelar disse:

    Ola, gostaria de saber a data de publicação.

    1. Márcia Lima disse:

      Boa tarde Avelar, como vai?

      Este texto foi publicado em Maio de 2018. 🙂

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.